1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Prática de Naturismo/Nudismo em Portugal

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Aurélio 27 Abr 2014 às 18:24.

1. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Também acho que na década de 90 havia mais mulheres na praia em top less e mais gente a fazer naturismo fora das zonas associadas ao naturismo, parece-me que há cada vez menos mulheres em top less.

Mário Barros gostou disto.
  2. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    :D :p

3. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Lamento meu caro, mas tal como a maior parte dos portugueses que não partem um prato andas muito, muito .... desactualizado para além de não saberes ler o que eu escrevi e do que eu e o Frederico estavamos falando !
    Mários estavamos falando dos apoios de praia ...

Quanto á lei um pouco de cultura para ti :D

Cá vai disto:

Decreto Lei Nº 29/94:
    http://www.oasrn.org/upload/apoio/legislacao/pdf/naturismo%202994.pdf

http://www.osverdes.pt/pages/posts/projecto-de-lei-nordm.-818x-regime-da-pratica-de-naturismo-e-da-criacao-de-espacos-de-naturismo-3792.php

Posteriormente, foi actualizada a lei passando através do Decreto Lei Nº53/2010

http://www.pensamentos-ao-vento.pt/lei-nacional.html

4. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Um pouco de informação ajuda bastante ;)

5. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Relativamente ao Top less é verdade sim senhor, na década de 90 havia mais e isso foi porque houve uma pequena revolução cultural, com as mulheres a terem cada vez mais liberdade e a fazerem questão de o mostrar ao mesmo tempo que os bikinis eram mais atrevidos até se chegar ao fim de dental e quase a se ver as maminhas todas.
    Nos ultimos 3/4 anos, parece que isto começa a reverter um bocado, com muito menos top less, menos nudismo em jovens e a moda dos pequenos bikinis a reverter um bocado.

Mas como esta gente parece não conseguir pensar por si próprias e sim como os seus idolos pensam, e seguem a moda.

Se algum estilista bater com a cabeça, e dizer:
    " este ano a moda é andar em top less", porque a moda este ano é usar somente a parte de baixo do bikini, então as miudas feitas ovelhas fazem o que dizem...

Mas em termos de nudismo penso não ter diminuido, nos mais jovens é que tenho as minhas dúvidas, com a lavagem cerebral que levam todos os dias pelas televisões e redes sociais penso que existe menos ....

Qual será a moda daqui a 20 anos, andar-se nus nas praias ou andar-se como em 1927 ???? Vai depender com que parte da cabeça batam ...

6. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Se a polícia marítima andou na zona onde estão os naturistas em Cacela Velha a ameaçar com multas se não se vestissem então é porque deve ser proibido fora das zonas onde a prática é legal.

Foi algo inédito porque naturistas na Manta Rota já há desde os anos 80 e nunca escandalizaram ninguém.

7. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    A pratica de nudismo não é crime, porque o acto em si de estar nu não é crime, a menos que sejam cometidos actos de exibicionismo (entenda-se cariz sexual) e solicitação sexual .....

Como mais uma vez estão errados vai mais um Decreto Lei: Nº59/2007

http://www.fpn.pt/ficheiro/Nova_Lei_Penal.pdf

Portanto as pessoas que se encontrem a praticar nudismo mesmo em áreas que não destinadas para o efeito, desde que outras pessoas estejam praticando o mesmo acto, não se trata de qualquer crime, a menos que haja exibicionismo (por exemplo abordar outra pessoa erecto) ou solicitação sexual. Isso sim punivel por lei.

Portanto o que esses senhores policias fizeram na Manta Rota ou Anção, é ilegal e mostra que esses senhores desconhecem a lei. Jamais podem ser multados, ou presos por atentado ao pudor.

É sempre bom saber do que se fala ....

NINGUEM PODE SER MULTADO POR ESTAR NU !

8. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Estás a falar de coisas muito diferentes:

1 - A prática de nudismo não é obviamente crime.
    2 - O que colocaste não é o decreto lei é uma interpretação no mínimo tendenciosa de uma associação
    3 - Uma pessoa que ande nu na rua (em espaços públicos, não determinados para a prática naturista) pode efectivamente ser multada ou detida por atentado ao pudor. ( Por algum motivo o DL Nº53/2010 fala em fiscalização, uma prática totalmente livre não é fiscalizada).

Uma coisa é apoiar as práticas naturistas e criar locais adequados para o efeito, nada contra. Outra é chegarmos a um extremo. Desde que iniciaste este tópico que não sei porquê partiste para uma postura de confronto perante aquilo que é a interpretação mais moderada do fenómeno. Ninguém ainda se manifestou aqui contra a prática do naturismo... Um pouco mais de calma da tua parte também já caía bem para quem concordou aqui em discutir (até de forma salutar) o tema.

9. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Um pequeno excerto ...

ou

então retirado mesmo da fonte:
    Atendendo áquilo que está definido nos posts acima, da definição de naturismo/nudismo constata-se obviamente que o simples acto de estar nu não se enquadra no Artigo 170º, ou seja, e tal como a associação chama a atenção através da interpretação dizes tu grosseira da lei, de que o naturismo ou nudismo não pode ser considerado crime.
    A interpretação é tão grosseira que eles falam especificamente em praias e não em locais forçosamente públicos.
    A associação chama-se claramente a atenção de que ninguém pode ser multado ou ser preso pelo simples acto de estar nu. Obviamente pode ser convivada a vestir-se. A multa apenas pode surgir se a pessoa desobedecer ás autoridades, punivel pelo código penal de desobediência á autoridade !

10. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Em algum momento a associação falou em andar na rua ?

Não, meu caro o que fiz foi pegar em decretos lei, que sustentam aquilo que afirmo. Em nenhum momento ninguém falou em nadar na rua nu (a). Existiram pessoas que pegaram em decretos lei que não se enquadram daquilo que é entendido como sendo naturismo.
    ( Ver acima o decreto que sustenta o que é o naturismo )

11. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    "Portanto as pessoas que se encontrem a praticar nudismo mesmo em áreas que não destinadas para o efeito, desde que outras pessoas estejam praticando o mesmo acto, não se trata de qualquer crime"

Que eu saiba esta definição que deste inclui qualquer espaço "praia, jardim, etc.."

12. jlvieira

jlvieira
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    16 Mai 2014
    Local:
    Sacavém
    O Aurélio tem razão.
    Não é proibido andar nu em qualquer lado. Mas qualquer pessoa pode-se sentir incomodada e participar às autoridades. No caso da nudez em público é necessário que alguém apresente queixa. Só o Juiz pode determinar se houve ou não algum crime. No entanto, o atentado ao pudor foi retirado da lei por ser um conceito abstrato variável em função de muitas outras coisas:
    "Atentado ao pudor deixou de ser crime na medida em que pudor é algo de insubstancial e varia de acordo com os valores de cada um. Assim, o Decreto-Lei nº 48/95 de 15-03-1995 no seu número 72 indica que A parte especial foi igualmente objecto de importantes modificações, desde logo no plano sistemático. Assim, é de assinalar a deslocação dos crimes sexuais do capítulo relativo aos crimes contra valores e interesses da vida em sociedade para o título dos crimes contra as pessoas, onde constituem um capítulo autónomo, sob a epígrafe «Dos crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual», abandonando-se na concepção moralista («sentimentos gerais de moralidade»), em favor da liberdade e autodeterminação sexuais, bens eminentemente pessoais.
    Do Diário da República N.º 63/95 Série I, parte A de 15 de março de 1995, alteração ao Código Penal, consultado em http://dre.pt/pdfgratis/1995/03/063A00.pdf no dia 21/08/2012
    "
    In Naturismo um regresso às Origens?

A legislação que regula o Naturismo em Portugal não regula a sua prática, define o que é o Naturismo e regula onde ele pode ser praticado sem que alguém possa apresentar queixa:
    http://www.pensamentos-ao-vento.pt/lei-nacional.html

Acrescentar que:
    Se isto me permite andar nu na rua? O respeito pela opinião da grande maioria da população acerca da nudez, não.
    Dar-me-ia chatices? Sim. O mais certo era ser detido, presente a Juiz e esperar que este decidisse que eu não teria o propósito de aliciar outros à prática sexual comigo.

13. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    :thumbsup:Posso enviar uma piadinha inocente?

:semfotos:

Bom fim de semana!

Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    a moderação não permites fotos mas eu podia mostrar fotos de inumeras praias em Espanha, que rende centenas de milhões de euros por ano, a essas regiões.
    O objectivo deste tópico é dismitificar a nudez, explicar o conceito de naturismo que se encontra devidamente referido na lei, e se quero ser levado a sério e que entenda a "mensagem" não posso entrar em piadinhas. As piadinhas não existe no acto de estar nu.

15. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Exactamente o simples acto de estar nu, não pode ser considerado atentado ao pudor .....

Creio que querias dizer que a legislação que regula o Naturismo em Portugal regula a sua prática, define o que é o naturismo e regula onde pode ser praticado que alguém apresente queixa.

Se te permite andar nu na rua ? Não te permite, mas diz-me o que estás a fazer nu na rua.
    1) Estás simplesmente andando sem fixares olhares, sem fazeres insinuações, sem abordares pessoas, sem solicitares sexo, sem fazeres exibicionismo (fazeres certos movimentos ou teres uma erecção). Vão-te acusares de fazeres o quê?
    - atentado ao pudor: foi revogado o conceito;
    - exibicionismo e solicitação sexual: não fizeste nada disso;
    - naturismo fora de local autorizado: mandam-te vestires a roupa e somente isso a menos que alguém prove que estavas tentando algo;

2) Exibicionismo e solicitação sexual: crime punivel por lei com multa ou até prisão;

3) Estás a ler um jornal nu num Jardim. Naturismo fora de local autorizado, mandam-te vestir a roupa e levam-te para interrogatorio e sais em liberdade.

Nunca ouvi falar em ninguém ser preso e condenado pelo simples acto de estar nu ...

Partilhar esta Página