1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

Prática de Naturismo/Nudismo em Portugal

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Aurélio 27 Abr 2014 às 18:24.

1. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    a verdade é que é proibido andar nu é considerado exebicionismo, por exemplo é proibido conduzuir em tronco nu, e mesmo entrar em cafes, nas zonas balneares é tolerado mas se vais na via catarina no porto se um agente te diz para vestir uma camisola tens de o fazer, sou liberar que se possa fazer topless em todas as praias e nudismo dentro das condiçoes. Já agora ei leis estupidas está o país cheio. Por exemplo eu fui motorista de pesados e um policia pode passar uma multa se tiveres barba de 3 dias ou se não gostar da tua maneira de vestir é verdade

2. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Para que serve um advogado ??

Todos nós sabemos que um determinado policia se pode apoiar em determinada lei do Código Penal ou Decreto Lei, mas todos os sabemos que por vezes um decreto lei entra em conflito com outro.
    Há quem diga que fora dos espaços destinados ao naturismo podemos ser presos multados. Mas digam-me uma coisa acham que um policia é um juiz e conhece o código penal. Estão muito enganados ....

Senão vejamos o projecto de Lei Nº23/XI o qual foi aprovado mais tarde ... cuja fonte http://www.publico.pt/sociedade/not...metros-de-locais-religiosos-e-escolas-1464237 ....

Donde destaco uma seguinte ....
    Este excerto traduz o Artigo 3 do Projecto de Lei que dizia o seguinte:
    Ou seja mesmo que não estejamos numa praia oficial, ninguém pode ser punido pelo simples acto de estar nu, dado que a pratica naturista já havia sido implementada antes da entrada em vigor da lei.

3. Paulo H

Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Jan 2008
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Aurélio, para além das regras do forum, que se pretende não ser limitado a maiores de 18, terias ainda de ter ter autorização para publicar fotos que identifiquem naturistas ou de nudistas. Nem se limita à questão de ser ou não atentado ao pudor, por exemplo o google é obrigado a mascarar imagens do street view. Trata-se de preservar a privacidade das pessoas por um lado, e por outro, de não limitar o fórum a maiores de 18.

Lembrei-me dos smiles típicos dos tópicos de neve, e lancei a graçola! :) não tenho nada contra o naturismo ou com o nudismo das praias. Até acharia piada passar 3 dias, numa aldeia naturista, seria algo esquisito, ir ao minimercado, fazer desporto nu, mas seria sem dúvida uma experiência de certa forma radical. :)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Como disse seria de uma praia naturista, portanto nesse caso seria uma imagem se uma simples praia cheia de nudistas, mas onde não se consegue sequer vislumbar nem as caras das pessoas nem partes intimas. Como tal não precisaria nem da autorização das ditas pessoas nem uma bola vermelha.
    Quanto aos maiores de 18, é melhor nem dizer nada ... tal é a hipocrisia desta sociedade ;)
    Há uma expressão que diz "Vale tudo menos arrancar olhos", eu mudo para "Vale tudo menos ver o "sexo"

5. camrov8

camrov8
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    14 Set 2008
    Local:
    Oliveira de Azeméis(278m)
    em portugal o problema são mesmo as leis, não sei porqué mas cá legisla-se sobre tudo e mais alguma coisa sem muitas das vezes se estudar se vai de encontro á lei já existencia ou contra os direitos individuais de cada um, não esqueçamos que andam a falar em taxar o açucar e afins e queriam proibir o fumo dentro do carro com onde fossem os filhos

6. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Vou só dizer uma coisa ....

Podemos viver numa democracia, mas quando atentam contra as liberdades individuais ou colectivos (estilos de vida, movimentos, ect ...) de cada um, então transformam isto numa ditadura, e para haver ditaduras não se precisa de eleições !

Odeio tabaco, alcooll (bebados sobretudo), comida fast-food e afins, mas existe direito de cada pessoa poder exercer a sua liberdade desde que a mesma não atente contra o bem estar da outra pessoa. O mundo é grande existe espaço para tudo e todos !

Tenho que ir trabalhar ;)

frederico gostou disto.
  7. jlvieira

jlvieira
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    16 Mai 2014
    Local:
    Sacavém
    Não regula a prática. Estabelece o que é o Naturismo, o que são espaços naturistas e como os estabelecer.
    Artigo 1.º
    Objecto
    1 — A presente lei define o regime da prática do naturismo e da criação de espaços de naturismo.
    2 — Entende-se por naturismo, para os efeitos da presente lei, o conjunto das práticas de vida em que é utilizado o nudismo como forma de desenvolvimento da saúde física e mental dos cidadãos, através da sua plena integração na natureza.

Ao longo da Lei 53/2010 nada me diz como eu devo, ou não, praticar o Naturismo, logo não regula a prática do Naturismo. Diz onde é permitida, mas não a proíbe fora desses espaços, nem diz que a sua prática deve ser exclusiva (ou confinada) nesses espaços.

Para cometer algum dos crimes acima mencionados nem preciso de estar nu.
    Perguntas o que faço nu na rua? Respondo que poderia fazer exatamente o mesmo que faço com roupa. Ser naturista é ser um cidadão como qualquer outro, mas que vê a roupa como um acessório necessário a certas convenções sociais e como proteção para determinadas atividades e quando as condições atmosféricas assim o exigem.

Nada em lado algum (ou quase; alguns estabelecimentos em praias indicam a proibição de estar no estabelecimento em fato de banho, outros têm um código de etiqueta relativa ao vestuário) me indica se posso, ou não, estar com ou sem roupa. Como tal poderei estar nu onde bem me apetecer. No entanto, o respeito que devo ter pelos outros, em especial para com os que consideram a nudez alheia como algo negativo, não me permite andar sem roupa em locais públicos de modo a "não chocar a sua moralidade".
    Por exemplo, a World Naked Bike Raid em Lisboa, no último ano, teve "autorização" para que os participantes fossem como entendessem. No entanto, as autoridades também disseram que se alguém apresentasse queixa, o visado, bem como a organização, seriam detidos e presentes a Juiz.

Proibir direta e explicitamente na lei a nudez em locais públicos seria discriminatório e pouco democrático. Da mesma forma que proibir estar vestido nos tais espaços regulamentados como espaços naturistas seria discriminatório e pouco democrático. No entanto, abusos (como ocorreu em Barcelona) poderão levar a leis discriminatórias.
    Acima de tudo, o bem senso deve imperar, e Naturismo é bom senso e respeito.

8. jlvieira

jlvieira
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    16 Mai 2014
    Local:
    Sacavém
    Artigo 3.º
    Liberdade de trânsito​
    1 - Nas vias a que se refere o artigo anterior é livre a circulação, com as restrições
    constantes do presente Código e legislação complementar.
    2 - As pessoas devem abster-se de atos que impeçam ou embaracem o trânsito
    ou comprometam a segurança, a visibilidade ou a comodidade dos utilizadores das
    vias, tendo em especial atenção os utilizadores vulneráveis.
    3 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 60
    a € 300.
    4 - Quem praticar atos com o intuito de impedir ou embaraçar a circulação de
    veículos a motor é sancionado com coima de € 300 a € 1500, se sanção mais grave
    não for aplicável por força de outra disposição legal.

Conduzir de saltos altos ou chinelos é mais perigoso que conduzir descalço. Nenhuma das três (saltos altos, chinelos ou descalço) é proibido.
    Conduzir em tronco nu não é proibido, a não ser que possa comprometer a segurança dos outros utentes. Uma mulher em tronco nu irá comprometer a segurança de muita gente...

O que acontece é que existem agentes que acham que conhecem a lei mas são influenciados ainda por leis antigas e revogadas, como o atentado ao pudor. Pode ser o próprio agente da autoridade a sentir-se incomodado por eu estar a conduzir em tronco nu. Posso ou não acatar a sua "ordem" para me cobrir, mas também lhe posso perguntar qual o artigo do código penal ou qual a lei que não me permite andar em tronco nu. Mas, sinceramente, dá menos trabalho e chatice vestir a camisola e depois da curva seguinte voltar a tirá-la.
    Curiosamente, os agentes da autoridade é que têm leis próprias sobre o tipo de vestimenta a usar, não o cidadão no seu geral.

9. blade

blade
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    23 Ago 2012
    Local:
    grande lisboa (Best city in the world)
    Com tanta conversa não cheguei a perceber se andar na rua nu é ou não proibido :hehe: exibir como?
    Isto ainda vai parar à organização de um evento na praia de nudistas do forum este verão :p :unsure:

10. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Em diversos países europeus é normal, no Verão, estar nos parques a apanhar sol em tronco nu, mesmo no Algarve os estrangeiros fazem isso. Isso da barba é cultural, há uns anos muita gente não conseguia emprego porque tinha tatuagens, piercings ou era homem e tinha brinco, ainda hoje é assim embora não se diga... Nem parece coisa de país pobre... tanta presunção... :lmao:

11. Mário Barros

Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    18 Nov 2006
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
  12. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Artigo incompleto, faltam praias no Algarve e tem erros. Por exemplo, a Praia Naturista do Barril e a praia do Homem Nu são duas praias distintas. A praia do Homem Nu é a zona próxima da Barra da Fuzeta, e fica a poente da Naturista do Barril.

13. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    A praia do Barril é uma praia de nudismo tolerado e a praia do Homem Nu, é a praia oficial de naturismo, e fica a cerca de 1500 metros da mesma praia do Barril cujo acesso é o mesmo ....
    Aí faltam claramente algumas praias onde se faz nudismo, e existem aí algumas que de nudismo nada tem .. nem nudismo nem pessoas, pois são simplesmente praias que ninguém conheçe (nem mesmo os nudistas). Parece também que resolveram dar nomes a zonas afastadas do centro de uma praia.

As praias que faltam aí no Algarve até são algumas onde mais de pratica nudismo ...
    - Praia do Canavial (Lagos);
    - Praia do Pinheiro (Lagos);
    - Praia do Trafal (perto de Quarteira);
    - Ilha da Armona - Fuzeta;
    - Cacelha Velha (apanha-se barco no sitio da Fábrica);

Só para citar aquelas que eu conheço, e com 100% de certeza que se faz nudismo, mas existem mais algumas zonas ou praias !

14. Pezinhos

Pezinhos
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    10 Ago 2014
    Local:
    Portugal
    Boa tarde, sim pratico nudismo há vários anos, adoro estar nu, geralmente faço sozinho porque não conheço muitos praticantes mas gostava de ter um grupo heterogêneo para estarmos sem tabus!

15. Zé Carapau

Zé Carapau
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    23 Mai 2014
    Local:
    Galamares
    Ainda há dias fui multado a sair da praia por estar a conduzir de tronco nu e chinelos, enquanto existirem leis assim, duvido que o naturismo se desenvolva em Portugal, até porque há outro grande problema associado ao naturismo, perfeitamente visível, por exemplo na praia do Meco, que são os velhos rebarbados a mirar e a tirar fotos as pessoas que se encontram nuas, curiosamente ai a policia já não que saber de nada, apenas multar o estacionamento e quem conduz de chinelos, bem enfim é o país que temos.

Partilhar esta Página