Previsão curto prazo (até 3 dias) - Dezembro 2016

meteorologist

Cirrus
Registo
6 Out 2008
Mensagens
15
Local
Aveiro
Claro, sabemos sempre de antemão que estas previsões nem sempre são específicas, servem apenas para se ter uma pequena noção do potencial da "situação"
OFF-TOPIC - Aproveito para fazer um elogio há plataforma indicada na tua signature http://climetua.fis.ua.pt/ , é bastante interessante e mais um contributo para esta Ciência em Portugal. :thumbsup:


:)
Em 10 anos de profissão já vi muita gente a olhar para modelos sem sentido crítico. Ainda bem que por cá se sabe separar as águas.:thumbsup:

Obrigado quanto ao elogio. Já agora aproveito para dizer que mantenho o site referido desde 2009, contudo, não tenho sido muito assíduo por estas bandas. Vou tentar mudar isso :thumbsup:
Peço também todo o feedback, há coisas que eu por exemplo não gosto e gostaria de mudar mas o tempo não dá para tudo e neste momento isto é feito algo em part-time. A própria configuração do modelo WRF que corro deverá mudar mas primeiro necessito de fazer testes de sensibilidade a várias coisas (parametrizações e estamos em condições para aumentar a resolução para 3km).

Tiago
 


meteorologist

Cirrus
Registo
6 Out 2008
Mensagens
15
Local
Aveiro
Aqui vai a previsão mais recente com o WRF a 5km.

Parece haver uma diminuição da intensidade em termos de precipitação (15/12/2016 - 18Z)

data_000.gif


(15/12/2016 - 19Z)

data_001.gif


data_000.gif



Até o SWEAT está interessante;

data_000.gif



Já está no range do radar;
http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.remote/index.jsp

Está mesmo a chegar, vou buscar as pipocas :D

Tiago
 

meteorologist

Cirrus
Registo
6 Out 2008
Mensagens
15
Local
Aveiro
Viva,

A previsão da NAO positiva mantem-se, algo que se pode observar em todos os membros do ensemble.
http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/precip/CWlink/pna/nao.sprd2.gif
Como consequência o AA deverá permanecer próximo da PI o que nos trará dias de céu limpo mas frescos :cold:, nada como o que apanhei no Ártico no Inverno passado :1143:... que saudades das auroras :rolleyes:

Tiago
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
O cavado/cut-off que afetará os Açores nos próximos dias traz uma incerteza interessante no que concerne à chuva no G. Ocidental.

O GFS 12z prevê este acumulado entre as 00h do dia 27 e as 12h do dia 28:

P0adN2K.gif


Entre 40 e 50 milímetros em 36 horas é um evento significativo. Já no que concerne ao probabilístico, o mesmo GFS 12z dá uma reduzida probabilidade (<30%) relativamente à ocorrência de acumulados superiores a 50 milímetros entre as 12h UTC do dia 27 e as 12h UTC do dia 28:

6Y6yU3c.gif


Indo para outros modelos, a variabilidade é superior. O ICON põe os maiores acumulados ao largo da ilha e um brutal acumulado - ainda que num curto espaço - acima de 100 mms a sul das Flores:

lyRJMU8.gif


O ICON é muito semelhante ao ARPEGE e análogo ao CMC. Mas estes são modelos mais ou menos periféricos. O UKMET rebenta com a escala modelando acumulados superiores a 150 milímetros demasiado perto do Corvo:

Yq7Q9Sk.gif


Termino com o WRF:

kCGBXJN.png


h0T5Or1l.png

(a última imagem refere-se a mms em 3h)
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Informação Especial:
Previsão Especial para a passagem de ano - Continente
Até dia 1 de Janeiro de 2017, o estado do tempo em Portugal continental vai continuar a ser condicionado por um anticiclone localizado na Europa Central.
O céu estará pouco nublado ou limpo e o vento vai soprar fraco a moderado do quadrante leste, sendo temporariamente forte nas terras altas do Centro e Sul. Prevê-se ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal, em especial nas regiões do interior.
As temperaturas não terão variações significativas. A temperatura máxima deverá variar entre 15 e 18ºC no litoral Norte e Centro e na região Sul, sendo inferior no interior Norte e Centro onde não deverá ultrapassar 14ºC. A temperatura mínima irá variar aproximadamente entre 4 e 8ºC, sendo inferior a 4ºC no interior das regiões Norte e Centro, onde poderá em alguns locais chegar a -4ºC. Haverá condições para a formação de geada.
No início do ano de 2017, devido à aproximação e passagem de um sistema frontal o céu tornar-se-á em geral muito nublado, e prevê-se ocorrência de precipitação a partir da tarde de dia 1 e em especial no dia 2, havendo possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Previsão Especial para a passagem de ano - Madeira

O estado do tempo no arquipélago da Madeira vai ser condicionado pela ação conjunta de um anticiclone, relativamente intenso localizado sobre a Europa Central e a partir de dia 31 de uma depressão à qual estará associada uma superfície frontal fria.

Entre os dias 28 e 30 a precipitação será esporádica. O vento será de sueste e gradualmente irá aumentar de intensidade, soprando com rajadas até 70 km/h no dia 30. A agitação marítima, em particular na costa sul, será de quadrante sul com 1 a 2 metros, aumentando para 2 a 3 metros a partir do dia 29.

Entre os dias 31 de Dezembro e 2 de Janeiro, ocorrerá precipitação persistente, que poderá ser por vezes forte. O vento será moderado a forte predominando de sueste, com rajadas até 80 km/h, em especial nas terras altas. A agitação marítima manter-se-á do quadrante sul na costa sul com ondas até 3 metros. Com a ocorrência de precipitação, deverá dar-se a deposição das poeiras em suspensão (?chuva de lama?) que se encontram nos níveis baixos da atmosfera e que são provenientes do continente africano.

A temperatura máxima irá variar aproximadamente entre 18 e 21ºC, e a mínima entre 14 e 16ºC. Nas terras altas as temperaturas serão significativamente inferiores, sendo que as máximas não deverão ultrapassar 10ºC e as mínimas 6ºC.

Previsão especial para a passagem de ano - Açores
No dia 29 de Dezembro, devido a uma depressão, deverá ocorrer chuva pontualmente forte durante a madrugada no Grupo Oriental com o vento a soprar muito fresco de sueste. Nos Grupos Ocidental e Central o céu manter-se-á com abertas alternando com aguaceiros e o vento soprará fraco a bonançoso do quadrante sul.
No dia 30 de Dezembro, devido a uma superfície frontal fria, prevê-se um aumento de nebulosidade apenas nas ilhas do Grupo Ocidental com períodos de chuva passando a aguaceiros durante a noite.
No dia 31 de Dezembro e 1 de Janeiro, o céu apresentar-se-á com períodos de nebulosidade e com a ocorrência de aguaceiros em todas as ilhas. O vento irá soprar bonançoso a moderado do quadrante norte.
Neste período as temperaturas mínimas deverão variar entre os 13/15ºC e as temperaturas máximas entre os 17/19ºC.
Fonte
 
Última edição: