Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
o q achas q vai acontecer se a t no polo for abaixo da media?
eu penso que poderá fortalecer a depressao da islandia devido a uma maior diferença entre a t das massas de ar
tem logica nao?

Sim de certa forma isso poderá acontecer, mas tambem temos de ter muito em conta a NAO e o AA ;)
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
... e se em vez da especulação do Ártico mais frio que o normal, especulássemos só ,aqui neste tópico,
naquela especulação que já foi especulada pelos modelos(profissionais)?
É que sendo apenas para uma semana já me parece especulação.
Se adiantarmos semanas creio que será pura ficção.

Especulemos pois, mas só até à semana que vem:
-Segundo os nossos ilustres GFS e ECWMF ,a semana que ora começa vai continuar titubeante.
Vão continuar as diferenças litoral norte/interior centro sul, irá chover algo a norte até terça de manhã,com possível regresso lá prá frente e quando tudo indicava que assim iríamos permanecer eis que a partir de 18/19 abrir-se-á
uma porta de esperança para que haja verão em todo o lado .
A consistência e convergência dos especuladores profissionais é assinalável.
Veremos se vai haver confirmação desta tendência nas próximas especulações destes profissionais.
Não seria a 1ª vez, que a 2ª quinzena de Agosto revelar-se-ia a de excelência em todo um Verão...
Quanto às trovoadas, mas afinal o que é isso?
Dizem que por esta altura às vezes aparecem mas de tal,
eu continuo a não dar notícia...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
... e se em vez da especulação do Ártico mais frio que o normal, especulássemos só ,aqui neste tópico,
naquela especulação que já foi especulada pelos modelos(profissionais)?
É que sendo apenas para uma semana já me parece especulação.
Se adiantarmos semanas creio que será pura ficção.

Especulemos pois, mas só até à semana que vem:
-Segundo os nossos ilustres GFS e ECWMF ,a semana que ora começa vai continuar titubeante.
Vão continuar as diferenças litoral norte/interior centro sul, irá chover algo a norte até terça de manhã,com possível regresso lá prá frente e quando tudo indicava que assim iríamos permanecer eis que a partir de 18/19 abrir-se-á
uma porta de esperança para que haja verão em todo o lado .
A consistência e convergência dos especuladores profissionais é assinalável.
Veremos se vai haver confirmação desta tendência nas próximas especulações destes profissionais.
Não seria a 1ª vez, que a 2ª quinzena de Agosto revelar-se-ia a de excelência em todo um Verão...
Quanto às trovoadas, mas afinal o que é isso?
Dizem que por esta altura às vezes aparecem mas de tal,
eu continuo a não dar notícia...

eu acho q a NAO ta marada...
quando os modelos dizem q isto ou aquilo vem, isto ou aquilo acabam por ser 1 bela caca......... epa to frustrado....
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
eu acho q a NAO ta marada...
quando os modelos dizem q isto ou aquilo vem, isto ou aquilo acabam por ser 1 bela caca......... epa to frustrado....



Isto não tem só haver haver com NAO mas também como funciona ITCZ em particular no verão, e dos impulsos energéticos das monções na Asia ou na India (reparar nas imagens de vapor de agua no eumesat meteosat7 e 9 global) que vão afectar a Europa.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
eu acho q a NAO ta marada...
quando os modelos dizem q isto ou aquilo vem, isto ou aquilo acabam por ser 1 bela caca......... epa to frustrado....

Vamos manter este tópico dedicado apenas às previsões, modelos e alertas.
De preferência com informação relevante. Desabafos e frustrações há muitos outros tópicos por aí, para clima de Portugal também há e linguagem com "caca" (sic) também não é propriamente relevante para o tema em questão não achas ? ;)


Voltando ao tema,
Também noto nos últimos dias alguma incerteza nos modelos ainda dentro do prazo em que já costuma haver alguma estabilidade/confidencialidade.


Isto não tem só haver haver com NAO mas também como funciona ITCZ em particular no verão, e dos impulsos energéticos das monções na Asia ou na India (reparar nas imagens de vapor de agua no eumesat meteosat7 e 9 global) que vão afectar a Europa.

Agora que falas nisso esta manhã tinha reparado num interessante bailado de baixas pressões que o GFS das 00z tinha cá posto fora.

Uma animação curiosa com uma sequência de depressões tropicais fluindo de cabo verde para caraíbas e pequenas depressões fluindo dos Estados unidos/Canada para Portugal, tudo circundando elegantemente o AA.

a-16.gif


Se a actividade tropical é a normal para esta altura do ano, a sequência de baixas pressões a latitudes médias mais proximas de nós não é vulgar nesta altura mas também não é nenhuma raridade, a situação actual deve-se à posição e velocidade do jet, que a nós pouco nos afecta para além das nuvens e alguma chuva ou chuviscos mas aos britanicos e irlandeses já é um pouco mais chato. No sábado passado cairam 76.2mm no aeroporto de Dublin, máximo histórico do local para Agosto.

jet.jpg


De qualquer forma hoje as saídas posteriores suavizaram tudo isso, de 3 sistemas tropicais no sábado, um deles um furacão intenso, o GFS foi apagando tudo, e mesmo essa sequência de pequenas depressões já normalizou mais as coisas.

Mas isto para responder ao que disseste, obviamente que isto está tudo conectado, se o GFS passa de 3 possiveis ciclones tropicais e vai desfazendo tudo a seguir, tudo também vai mudando noutros lados. Nada que não aconteca imensas vezes nos modelos, há sempre alturas em que as coisas ficam mais confusas.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Chuvinha boa no sábado(16) em especial :D finalmente o meu pluviómetro vai funcionar quase 3 meses depois da ultima vez :D assim espero!!:rolleyes: depois volta o verão em força a partir do dia 18 e 19 e 20 puderam ser mesmo dias muito quentes!!veremos se se confirma...

Sábado dia 16 chuvinha boa :p




Dia 19 calor



Dia 20 calor

 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Chuvinha boa no sábado(16) em especial :D finalmente o meu pluviómetro vai funcionar quase 3 meses depois da ultima vez :D assim espero!!:rolleyes: depois volta o verão em força a partir do dia 18 e 19 e 20 puderam ser mesmo dias muito quentes!!veremos se se confirma...

Sábado dia 16 chuvinha boa :p




Dia 19 calor



Dia 20 calor


bate certo com o q esperava, calor so para o final do mes.
acho q n deves lançar foguetes antes da festa e essa chuva q o gfs ta a prever deve d ir quase toda á vida (eu sou um pouco pessimista.....)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Eu já me contentava com um misero 1 mm de chuva :sad: depois ainda vem os jornalistas dar a entender que não está a ser um verão seco, pois pois :lol: só a porrada :brucelee: :lmao:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
boa noite a todos ;)
amnha de manha na costa ocidental,mais propriamente santa cruz-torres vedras já estara vento moderado,ou começará o dia com vento fraco ? obrigado :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
O calor foi quase todo ao chão :lmao::lmao: o pouco que ficou parece gelatina, e claro, a chuva xau xau boa noite retiraram alguma, ainda nós queremos trovoadas, o frio lá de cima é muito (atmosfera) não deixa nada passar, a humidade é muito pouca seca as nuvens :angry: :lmao: