Previsão do Tempo e Alertas - Fevereiro 2008

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
]ToRnAdO[;59229 disse:
Sinceramente, ja nao acredito em frio... mas sim situaçoes como esta ou eventos sub-tropicais e tropicais daqui a diante...

Frio para grandes nevoes neste ano ja saiu de moda... so nas Terras Altas fora isso :huh:

Vamos ver como se comporta esta DANA com ares subtropicais, que quanto a mim o nivel de severidade ira ser muito elevado pelo menos para CENTRO-SUL e Sul do pais...

Mas ainda é cedo para falar nas possiveis sub-regioes mais atingidas pois a partir de sabado os modelos caem em vao e os radares/satelites serao a nossa principal arma de previsao e prevençao...;)

Hoje é dia 13 de Fevereiro!!!
Como é:huh: possível afirmar que os episódios de frio terminaram!!???
isto é um fórum de meteorologia ou de futurologia?
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Pois pesssoal mas parece-me que vai haver trombas de água por isso cheias relampago vão ser inevitáveis....o melhor é prevenir :D acho que devia ser aberto um tópico com tal tema das prevenções face aos vários tipos de fenomenos.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Hoje é dia 13 de Fevereiro!!!
Como é:huh: possível afirmar que os episódios de frio terminaram!!???
isto é um fórum de meteorologia ou de futurologia?

O frio pode ainda não ter terminado, mas o mês tradicionalmente mais frio já lá vai e Fevereiro já vai quase a meio....:sad:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Pois pesssoal mas parece-me que vai haver trombas de água por isso cheias relampago vão ser inevitáveis....o melhor é prevenir :D acho que devia ser aberto um tópico com tal tema das prevenções face aos vários tipos de fenomenos.

Deixamos isso ao critério dos moderadores do Fórum; por enquanto vamos acompanhando a situação neste tópico, analisando as previsões, na certeza de que ainda faltam muitas horas para o estado do tempo se tornar instável.
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Pois pesssoal mas parece-me que vai haver trombas de água por isso cheias relampago vão ser inevitáveis....o melhor é prevenir :D acho que devia ser aberto um tópico com tal tema das prevenções face aos vários tipos de fenomenos.

Pronto..
o Mario ainda estraga o evento com tantas previsões de chuva diluviana:lol:
por mim ia com calma porque o AA ainda por aqui anda e o sacana e duro de roer:angry:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Não estaremos a pôr em demasia o carro à frente dos bois?
Claro que vai chover,sobretudo a sul.Claro que até pode chover em quantidade desmedida em curtos espaços e em contados lugares.
Mas estas situações de depressões isoladas oriundas de SW são sempre as de maior dificuldade em modelar sobretudo quanto à precipitação.
A estas horas fazer já uma antevisão com certezas de fenómenos extremos,parece-me lisongeiro.
Hoje já se ouviu nos media que o território continental português está tecnicamente já em Seca .
Já se fala por aqui em chuvas toda a semana que vem.
Tomara , já que todos sentimos que começam a escassear.
Mas a amplitude da curvatura do jet não vai sofrer grandes alterações .
Continua a curvar para sul no Canadá ,Turquia ,Afganistão, China...
A curva para norte mantém-se inalterável na Europa Ocidental e não será esta depressão isolada, nem outra que tudo indica ir-se-á seguir , a quebrar este cinturão anticiclónico deste Inverno.
Vem aí chuva ,sobretudo a sul.Algo é algo, mas o que aí vem ainda está de todo, por quantificar.Pode ser que seja muita em alguns locais, mas ainda é viável que possa ser pouca em muitos locais...
Amanhã já haverá mais certezas.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Upper level cut off low near the Azores will move southward. At its eastern flank, warm and moist air mass is advected northward and a few hundred J/kg of CAPE will likely be present in this air mass between the Azores and Iberia. 0-6 km deep layer shear will likely stay below 15 m/s and additionally weak forcing suggests that severe weather is rather unlikely. Some isolated lightning may occur westerly of Portugal but the focus for thunderstorm activity will be out of our forecast area.

fonte: estofex

não adianta já andarmos a falar em trombas de agua, vamos aguardar o que interessa é que a chuvinha já ninguém nos tira agora com que intensidade logo veremos ;)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Bom dia. Depois de ver a run das 00 do ecmwf,são 4 ou 5 dias de chuva no centro e sul e depois lá vem o nosso amigo(AA):mad::mad:,todo pronto a ficar aqui alguns dias,este tem sido o padrão este ano.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Vá... para descontrair e dar umas boas risadas, nada como uma dose de cAAlmex... e um bocadinho desta estupidez que coloco de seguida e que já conhecemos como: "tesourinhos sonhadores da futurologia GFSiana"






:lol::lol::lmao:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
tantos AA no inverno não podem indiciar um Verão quente,com muito sol ? se a tendencia continuar... :eek:

Olá a todos!

Eu continuo achando que:

- Temperaturas acima da média em Janeiro e Fevereiro;
- Precipitações abaixo da média em Janeiro e Fevereiro;
- Localização anormal da "cintura" anticiclónica deste Inverno, que teima em persistir na nossa latitude concentrando-se a este, favorecendo os ventos de Sul/Sudeste com temperaturas amenas.

E tendo em conta o passado, em que são muito raras variações superiores a 1ºC de um ano para o seguinte, que o mais provável que aconteça ao longo de 2008 seja:

- Verão com precipitação acima do normal, e temperaturas amenas (abaixo da média) para contrariar a tendência iniciada em Janeiro e Fevereiro.

Duas hipóteses:

1) Esta zona anticiclonica que teima em permanecer, deslocar-se-à para norte acompanhando a inclinação da Terra (solestício de Verão).
Se tal acontecer, Portugal estará mais exposto às depressões sub-tropicais com fenómenos convectivos originando trovoadas. Haverá dias quentes alternados com dias amenos com aguaceiros de trovoada.

2) Esta zona anticiclonica que teima em permanecer, deslocar-se-à para sul.
Se tal acontecer, Portugal estará mais exposto às depressões atlânticas vindas de Noroeste. O clima será ameno em geral, com periodos de chuva fraca, alternando com dias de sol com a temperatura a subir.

Quer num caso, quer no outro, não se deverá registar mais que 1 periodo de onda de calor.

Se esta compensação ocorrer no Verão como descrevi, então teremos um Inverno chuvoso com temperaturas ligeiramente acima da média.

Se isto não suceder no Verão, então provavelmente teremos um Inverno frio e seco!

Nota:

Enfim esta é a minha teoria, não tem base científica, mas creio que quantos mais meses tivermos com temperaturas superiores a 1ºC acima da média, maior será a probabildade de ocorrerem anomalias negativas nos restantes meses do ano por forma a compensar esta tendência exagerada.

A ver vamos! :)
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Nao sei se têm reparado mas o Gfs tem apostado muitas vezes em situações de frio para o fim do mes e inicio de março... eu sei que ainda é cedo mas que eles têm insistido têm ! Vamos la ver...