Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

mafr

Cirrus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
14
Local
porto
Caros colegas

Este evento de neve será, lamentavelmente, mais um fiasco, pelo menos a cotas baixas e nas cidades do litoral.

Os modelos podem ter todos os condimentos para que algo aconteça, o que desde já digo que não me parece, mas no moento da verdade nada vai acontecer.

Esclareçam-me de seguinte: a temperatura aos 850 hpa corresponde a uma altitude de 1500 m ?

Julgo que sim, logo à cota zero teremos uma temperatura acrescida em +/- 10ºC.

Já tenho 34 anos e toda a minha vida me interessei por fenómenos meteorológicos, já me levantei muitas vezes de madrugada com a esperança de ver nevar, esperança sempre gorada. As vezes que vi nevar no Porto (arredores) corresponderam sempre a situações meteorológicas fiferentes das que se esperam para estes dias, ou seja para que neve em Portugal a cotas baixas temos que ter um centro de baixas pressões a este de Espanha conjugado com o alongar do anticiclone dos Açores pelo centro da Europa, fazendo assim om que haja um fluxo de ar frio e com alguma instabilidade, embora com trajecto continental, de forma a chegar até às nossas latitudes em condiçoes de precipitar alguma neve.

Este fenómeno esteve sepre associado aos grandes nevões em cotas baixas na península e em Portugal, mais propriamente. Esta situação ocorre algumas vezes todos os invernos, só que infelizmente a posição relativa do centro de baixas pressões e do anticiclone nem sempre é a mais favorável, acabando os nevões por se verificarem apenas do lado espanhol nomeadamente Astúrias, Cantábrico e mesetas.

Com entradas de ar do atlântico por mais frias que sejam à partida o grau de humidade que trazem e a presença das águas do próprio atlântico a 14 ou 15 ºc´é praticamente impossível nevar a cotas baixas, pel menos no litoral.

A situação presente, quanto a mim não provocará nada de excepcional, quanto a neve, vamos ter etalvez muita até em locais altos e do interior: Estrela, Montalegre, Montemuro, Marão etc.. É habitual situação de "Queda de neve nas terras altas do norte e centro acima dos 1000 ou 1200m".

É a nossa sina. No entanto para que não se perca a esperança na totalidade posso-vos relatar uma ocorrência no invenno de 84/85 num dia em que nada o faria prever e com uma temperatura que deveria rondar os 9/10 ºc levantou-se um vento forte e começou a saraivar violentamente, daí até começar a nevar foi um instante e assim ficou durante uma boa meia hora. Este fenómno foi algo parecido ao que ocorreu durante um jogo de futebol em Paços de Ferreira uns anos mais tarde, faltou acrescentar que quer nun caso quer no outro seriam cerca das 4 horas da tarde ou seja na hora em que teoricamente deveria fazer mais calor, a natureza tem destas coisas.

cumprimentos
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Vamos ter precipitação, que será mais ou menos intensa em função da posição do anticiclone. Se o anticiclone se colocar mais a oeste, lá para o final da semana até pudemos ter uma situação muito interessante. Se o anticiclone se aproximar ficamos sem nada.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Caros colegas

Este evento de neve será, lamentavelmente, mais um fiasco, pelo menos a cotas baixas e nas cidades do litoral.

Os modelos podem ter todos os condimentos para que algo aconteça, o que desde já digo que não me parece, mas no moento da verdade nada vai acontecer.

Esclareçam-me de seguinte: a temperatura aos 850 hpa corresponde a uma altitude de 1500 m ?

Julgo que sim, logo à cota zero teremos uma temperatura acrescida em +/- 10ºC.

Já tenho 34 anos e toda a minha vida me interessei por fenómenos meteorológicos, já me levantei muitas vezes de madrugada com a esperança de ver nevar, esperança sempre gorada. As vezes que vi nevar no Porto (arredores) corresponderam sempre a situações meteorológicas fiferentes das que se esperam para estes dias, ou seja para que neve em Portugal a cotas baixas temos que ter um centro de baixas pressões a este de Espanha conjugado com o alongar do anticiclone dos Açores pelo centro da Europa, fazendo assim om que haja um fluxo de ar frio e com alguma instabilidade, embora com trajecto continental, de forma a chegar até às nossas latitudes em condiçoes de precipitar alguma neve.

Este fenómeno esteve sepre associado aos grandes nevões em cotas baixas na península e em Portugal, mais propriamente. Esta situação ocorre algumas vezes todos os invernos, só que infelizmente a posição relativa do centro de baixas pressões e do anticiclone nem sempre é a mais favorável, acabando os nevões por se verificarem apenas do lado espanhol nomeadamente Astúrias, Cantábrico e mesetas.

Com entradas de ar do atlântico por mais frias que sejam à partida o grau de humidade que trazem e a presença das águas do próprio atlântico a 14 ou 15 ºc´é praticamente impossível nevar a cotas baixas, pel menos no litoral.

A situação presente, quanto a mim não provocará nada de excepcional, quanto a neve, vamos ter etalvez muita até em locais altos e do interior: Estrela, Montalegre, Montemuro, Marão etc.. É habitual situação de "Queda de neve nas terras altas do norte e centro acima dos 1000 ou 1200m".

É a nossa sina. No entanto para que não se perca a esperança na totalidade posso-vos relatar uma ocorrência no invenno de 84/85 num dia em que nada o faria prever e com uma temperatura que deveria rondar os 9/10 ºc levantou-se um vento forte e começou a saraivar violentamente, daí até começar a nevar foi um instante e assim ficou durante uma boa meia hora. Este fenómno foi algo parecido ao que ocorreu durante um jogo de futebol em Paços de Ferreira uns anos mais tarde, faltou acrescentar que quer nun caso quer no outro seriam cerca das 4 horas da tarde ou seja na hora em que teoricamente deveria fazer mais calor, a natureza tem destas coisas.

cumprimentos

Sim mafr a 850 mb corresponde a 1500 metros de altitude.

E olha que nevar no litoral que eu saiba em Portugal não é normal se começar a nevar de forma frequente durante os Invernos é porque algo está a mudar nem que neve apenas uma vez no Inverno inteiro :scared::sweat::sweat:

E eu continuo a dizer se não nevar este ano de norte a sul vou a fazer cambalhotas até Fátima.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Então para nevar a cotas baixa, isto é, aqui em paços, temos que ter a 1500 metros -10 graus?

Será isso?:eek:

Claro que não basta a temperatura estar abaixo dos 0ºC o preferivel é -1ºC -2ºC claro que quanto mais baixa melhor -10ºC estaria mais que garantido mas isso só vai ocorrer por cá daqui a uns 10 anos ;) a temperatura a nivel do solo convem que esteje abaixo dos 3ºC/4ºC.
 

rogers

Cumulus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
200
Local
Paços de Ferreira
Claro que não basta a temperatura estar abaixo dos 0ºC o preferivel é -1ºC -2ºC claro que quanto mais baixa melhor -10ºC estaria mais que garantido mas isso só vai ocorrer por cá daqui a uns 10 anos ;) a temperatura a nivel do solo convem que esteje abaixo dos 3ºC/4ºC.

Eu percebo que está tudo interligado, mas especificamente há dois processos diferentes que controlam as teperaturas a 1500 e ao nível do solo? Seria a pressão?

Os ventos?

Desculpe a ignorância! :lmao:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu percebo que está tudo interligado, mas especificamente há dois processos diferentes que controlam as teperaturas a 1500 e ao nível do solo? Seria a pressão?

Os ventos?

Desculpe a ignorância! :lmao:

Não faz mal nenhum perguantar...quanto mais informação partilhamos mais aprendemos sejam quais forem as perguntas.

Sim normalmente é a pressão e as massas de ar que permitem que as temperauras mudem...;)

-------------------------------------------
-------------------------------------------

Esta já é valente mas o que está pra frente até faz bater o dente.

 

mafr

Cirrus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
14
Local
porto
Lamento mas com entradas de ar deste quadrante, não neva a cotas baixas. Situações como esta ocorrem várias vezes vezes por ano.
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Pelas actuais runs dos modelos e respectivos ensembles, também não vejo possibilidade de queda de percipitação em forma de neve na próxima semana a não ser nos locais mais ou menos habituais e com altitudes elevadas.
Existem vários factores que têm vindo a ser indicados por vários companheiros do fórum e que segundo as runs actuais não estão de acordo com possível queda de neve a não ser em locais "mais ou menos habituais", tendo em conta o n/posicionamento geográfico, o n/clima é excelente!

As temperaturas estão de facto elevadas em altitude quer a 850 quer a 500 hPa, e, não basta termos temperaturas mais baixas o geopotencial também ele é elevado a humidade tão pouco ajuda.

Agora num futuro próximo em que a posição do anticiclone (entre outros factores) permita a que se altere a criculação "zonal" com mudança no jet, as condições podem alterar-se.

Enfim isto é apenas uma "humilde" opinião e leitura pessoal pelo que o frio continua a "aumentar" noutras posições geográficas, e de um momento para o outro as alterações podem ocorrer.

Vamos vendo as tendências e os ensembles :)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Lamento mas com entradas de ar deste quadrante, não neva a cotas baixas. Situações como esta ocorrem várias vezes vezes por ano.

Temos tido por vezes entradas de Norte onde o jet cai de latitudes muito superiores e que dão neve a 400/500 m aí na tua zona. Não tem necessariamente de sair de Nordeste na típica situação de fim de janeiro. Se achas difícil nevar no Porto imagina eu... Na minha zona só vejo neve nas fotografias. :)

De momento os modelos mostram a passagem de algumas frentes (11-14). Vai chuver mas não será grande coisa. O jet tá muito alto. Quanto à neve, só lá pró fim da semana que agora começa se pode especular alguma coisa...
 
Última edição:

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Sim, a última saída do GFS (12z) (que modelo rasca, só acerta as ondas de calor...) deita por terra qualquer possibilidade de termos neve no mínimo a cotas baixas/médias. Tira precipitação e frio de um momento para o outro, especialmente a 500 hPa. O que há uns dias atrás era um nevão assegurada, passou agora para uma nevezita normal para as terras altas e quem sabe uns flocos para as terras acima dos 700 m. Enfim, o habitual...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Boas amigos!
Alguém me pode indicar um modelo onde eu possa consultar as temperaturas a 500hPa?
Obrigado

Ferreira5 este site dá tens é de meteres os dados iguais á imagem...;)

Se tiveres mais alguma dúvida pergunta.