Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Pelo ecmwf (12)está a pôr a nossa amiga bertha(em extra tropical) a passar a NO da peninsula ibérica no dia 23 julho.Na minha opinião, eu não acredito pois ela já teve tantas trajectórias,que é mais uma:rolleyes:.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)


:hehe::hehe:

Ainda falta muito tempo mas a tendência está lá, se concretizar-se vai ser uma semana tórrida (última semana de Julho), tal como tinha previsto na minha previsão sazonal do Verão "atenção especial ao mês de Julho onde prevejo que ocorra uma a duas ondas de calor e que poderá ser considerado calor extremo no extremo sudeste de Portugal (na zona do Sotavento Algarvio e Baixo Alentejo).", não é bem no local mas não anda muito longe:D.

Para continuar a acompanhar a situação nos próximos dias, aqui no MeteoPT.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
:hehe::hehe:

Ainda falta muito tempo mas a tendência está lá, se concretizar-se vai ser uma semana tórrida (última semana de Julho), tal como tinha previsto na minha previsão sazonal do Verão "atenção especial ao mês de Julho onde prevejo que ocorra uma a duas ondas de calor e que poderá ser considerado calor extremo no extremo sudeste de Portugal (na zona do Sotavento Algarvio e Baixo Alentejo).", não é bem no local mas não anda muito longe:D.

Para continuar a acompanhar a situação nos próximos dias, aqui no MeteoPT.

Há pouco também reparei nesse "grande devaneio"...
Para uma temperatura média de 30ºC estariamos a falar de uma semana com temperaturas entre os 20ºC e os >40ºC. Uma semana!! Uma verdadeira vaga de calor.:hehe::hehe:

Concerteza que não será tão intenso. Digo eu...:disgust:

Para amanhã o IM lança já uma série de alertas amarelos referentes à persistência de temperaturas elevadas.

 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...E aos catorze dias do mês de Julho do ano da graça de 2008,eis que chegou
o Verão Continental, Total,Global tal como o previsto antecipadamente pelos modelos de referência.
Acabaram as diferenças de temperatura de 10º ou mais, entre a noite do Minho ou Douro Litoral e o Algarve.
A partir de agora e durante as próximas noites ,
23º à meia-noite,será possível de lés a lés .
De dia , igualmente com diferenças encurtadas,ainda assim ,
fará calor em todo o lado,mas mais, obviamente no interior centro/sul .
A actividade convectiva que roçará nas duas próximas tardes, o baixo Alentejo e sotavento Algarvio, não alterará em nada o cenário de calor colectivo, homogéneo e democrático na Ibéria.
A sua continuidade , determinará se estaremos na presença da 1ª vaga de calor do Verão/2008 ou não.
Até sábado/domingo o calor, que ir-se-á intensificar, não dará tréguas.
Os modelos para 7, 8 dias,agora andam como o algodão: não enganam.
Mas até esse horizonte.
Depois desse prazo ,lá estão eles a divergir.
Mas aqui no Meteopt, temos gente capaz de previsões sazonais.
E pelos vistos a hipotética/provável vaga de calor que se avizinha, já estaria há muito,muito tempo, prevista por sábios conhecedores do Tempo.
Oh Algarvio1980 , permita-me esta ironia.
O que constato nos modelos é que mais de 10 dias na previsão é já um grande problema , mais de 15 é uma Eternidade ,apesar do notável avanço nas duas últimas décadas.
O que é que o Algarvio1980 sabe que os modelos não sabem?
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
Alerta para hoje Terça-Feira:

alerta.jpg
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Tal como ontem o ecmwf das(12) tinha posto a nossa amiga (bertha) a passar perto de nós, hoje já vai para outras paragens,ela é uma das causas das previsões não serem totalmente fiaveis.Porque se á uma semana e meia era facil para os modelos darem tendencias,e com alguma fiabilidade nestes ultimos dias tem sido dificeis de darem uma previsão,com a bertha tão inconstante.
Eu escrevo para previsões a médio longo prazo(para lá dos 5 dias).
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
E pelos vistos a hipotética/provável vaga de calor que se avizinha, já estaria há muito,muito tempo, prevista por sábios conhecedores do Tempo.
Oh Algarvio1980 , permita-me esta ironia.
O que constato nos modelos é que mais de 10 dias na previsão é já um grande problema , mais de 15 é uma Eternidade ,apesar do notável avanço nas duas últimas décadas.
O que é que o Algarvio1980 sabe que os modelos não sabem?

Caro nimboestrato, certamente que a previsão sazonal que o nosso caro Algarvio1980 fez, é totalmente livre de compromisso e tratou-se simplesmente de um palpite acertado baseado em múltiplos factores. Digo eu que tenho uma grave alergia a previsões sazonais e que tenho até calafrios quando as vejo espalhadas em tabloides, media e até na boca do povo quase como certezas apocalíticas. Mas até eu em algumas conversas disse que pela conjuctura Maio/Junho esperava uma transição Julho/Agosto bem quente.
Isto para dizer que não sendo fonte oficial e não dando um destaque exagerado á sua previsão, o Algarvio deu uma, vá lá... OPINIÃO SAZONAL! Válida, legitima e até acertada! Faz-me mais confusão aquelas que sem validade são proferidas como verdades, em meios que deviam ser responsáveis a bem da meteorologia!

Para terminar, concordo por demais consigo quando salienta (e já não o faz pela primeira vez) que ainda estamos muito atrasados em termos de previsão emteorológica. Digo mais! Ás vezes ainda bem :) Dá um certo "frisson" a tudo isto :D

Quanto aos próximos dias todas as tendências apontam para calor... Quiçá a roçar extremos e assim sendo... acompanhamento e prevenção. E façamos o nosso melhor sem alarmismos mas sabendo avisar sempre que necessário! Porque também aqui fazemos serviço público, ou pelo menos fazemos por isso!!
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Só 3 distritos de Portugal não estão sob alerta:eek:( Aveiro;Viseu e Faro) o resto dos Distritos encontam-se sob alerta amarelo devido ao Calor:surprise:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Pelas previsões do ecmwf,poderá haver calor extremo para os próximos dias 21 e 22,para grande parte do pais, incluindo o litoral oeste.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Pelas previsões do ecmwf,poderá haver calor extremo para os próximos dias 21 e 22,para grande parte do pais, incluindo o litoral oeste.

Na realidade,esta 2ª quinzena de Julho em nada será comparável à 1ª.
A Noroeste, a sensação que fica é que finalmente apanhamos o comboio do Verão.E as prespectivas permanecem animadoras.
O GFS não é tão avassalador como o ECMWF,mas também aponta para uma subida das temperaturas depois da anunciada (pequena )trégua do próximo fim de semana.
Férias, com tempo de Verão?em Portugal Continental?
Quem puder,AGORA...
Haverá pequenas invasões de ar marítimo que mal chegarão ao interior e depressa serão substituídas pela corrente nordeste/leste dominante.
Pelo menos até 22 / 23.
Mas quiçá? Perdurará?
A quinzena continua assim, a prespectivar-se ,tal como a devido tempo foi por aqui afiançado com base nos modelos ,como uma quinzena de Verão, de lés-a-lés continental...
uma verdadeira quinzena de Verão.
Pelo menos a 1ª semana já estará mais que garantida.
A 2ª ,ainda que a esta distância , estará bem encaminhada.