Previsão do Tempo e Alertas - Maio 2008

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
594
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Viva!

Comecemos este tópico com o comunicado do nosso querido IM:

Comunicado válido entre 2008-04-30 15:30:00 e 2008-05-03 23:00:00

Assunto: Previsão para o fim de semana prolongado

Neste fim de semana prolongado destaca-se para o Continente a subida da temperatura que será mais significativa na quinta e sexta-feira.

Para Quinta-feira de manhã ainda se prevê muita nebulosidade nas Regiões Norte e Centro e chuva fraca no Minho e Douro Litoral.

Na tarde de Quinta e Sexta-feira o céu estará em geral pouco nublado.

Para Sábado à tarde prevê-se o regresso da chuva às Regiões do litoral a Norte do Cabo Carvoeiro, que se estenderá, no entanto, no dia seguinte às restantes regiões do Norte e do Centro.
Para o Arquipélago da Madeira prevê-se alguma nebulosidade na Sexta e Sábado, podendo mesmo ocorrer chuva fraca nesses dias.
Para o Arquipélago dos Açores, devido a uma depressão com um sistema frontal associado, prevê-se para quinta-feira, sexta-feira e domingo períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoadas, em particular nos Grupos Central e Oriental. Para Sábado prevê-se que o céu se apresente com boas abertas em todo o arquipélago. O vento vai soprar fraco a moderado em todas as ilhas nestes dias.

Data de edição: 2008-04-30 15:10:36
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
13,487
Local
Setúbal
O calor não vão ser apenas 2/3 dias como já li noutro topico de abril...será calor a partir de sexta até miados da proxima semana:p pelo menos 6/7 dias:D:p:hehe:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
13,487
Local
Setúbal
Vamos lá ver ;) eu quero calor para que possa apimentar possiveis trovoadas :thumbsup::thumbsup: vamos rezar para que ele apareça e claro se aguente.

Como já o referiste a partir de sábado aumentam as condições para as trovoadas principalmente no Interior;)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
As chuvas que nos próximos 3, 4 dias vão visitar (alagar) os Açores vão igualmente roçar o Noroeste Continental.De hoje até domingo a fronteira entre o tempo seco e tempo algo chuvoso situar-se-á algures,entre a costa norte (minho e douro litoral) e 100 ,200 Kms a oeste em pleno Oceano.
Será dificil prever quais as bandas de nuvens com precipitações (de um modo geral fracas) que atingirão essas regiões.
O I.M. vai apontando para a possibilidade de períodos de chuva fraca até lá, mas nestas circunstâncias muitas das vezes a chuva fraca prevista dá lugar a bons e espaçosos períodos de sol como o caso desta manhã.
A previsão de precipitação do GFS para a madrugada de sábado para domingo mostra isso mesmo

10058zj3.png



a chuva , mesmo aqui ao lado,a beijar o agora bem regado Noroeste Continental.
Quanto ao resto do rectângulo Português ,tempo seco e com temperaturas a recuperarem neste Maio que entrou frescote,frio até, (vejam-se as mínimas de hoje a rondar os zero graus em muito nordeste transmontano).
A partir de segunda, tempo estável e Anticiclónico e quanto às tão desejadas trovoadas parece que por ora terão que esperar.
Há uma possibilidade de tal acontecer lá para meados/fim da próxima semana,segundo apontam alguns modelos (sobretudo o ECMWF europeu)com a aproximação de uma depressão à Península Ibérica mas tudo irá depender se essa instabilidade estendender-se-á também a niveis mais altos da atmosfera e também ,é claro, esta previsão estará ainda muito condicionada pela distância a que reporta.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Boa noite
À uma grande divergencia entre modelos a partir de do dia 7 ,no ecmwf a partir deste dia iremos ter subida da temperatura não muito acentuada e trovoadas mais ou menos dispersas até ao dia 10,no gfs as trovoadas mais confinadas no interior da peninsula, e nortada moderada no litoral. Vamos ver quem ganha nestas previsões das (12)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,501
Local
Cavaleira (Sintra)
Pelo que os modelos indicam parece que iremos ter instabilidade de norte a sul a partir de dia 9 :D:D

Lisboa



Porto



Vamos lá ver se não ocorrerá alguma chuva antes de dia 9 devido á possibilidade de grande instabilidade essencialmente no interior de país.

 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
será que vi bem..
temos poeira do deserto do Sara em Portugal?? :lol:

Não é a primeira vez que tal acontece e nem será a última.. Trata-se de pequenas concentrações de poeira na alta atmosfera.

Nos dias de ceu limpo em que tal acontece, o céu ganha uma tonalidade mais clara; um azul muito claro por vezes pode até parecer branco caso as poeiras suspensas no ar sejam em grande concentração.

Imagem de satélite no visível de hoje:
123sl0.png


Ventos favoráveis amanhã para transportar esta areia até à Península Ibérica.

rtavn3015td8.gif
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Não é a primeira vez que tal acontece e nem será a última.. Trata-se de pequenas concentrações de poeira na alta atmosfera.

Nos dias de ceu limpo em que tal acontece, o céu ganha uma tonalidade mais clara; um azul muito claro por vezes pode até parecer branco caso as poeiras suspensas no ar sejam em grande concentração

já percebi:)

aquelas manchas brancas e poeira não e??