Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
]ToRnAdO[;62533 disse:
Levante... tambem tenho tido noites agradaveis e dias amenos mas desculpa a pergunta..

Como pode estar 25ºC em olhão??? e minimas de 17Cº??

Se comparativamente aqui em V.R.S.A se á 1 da matina tinha 16.5ºC e tive uma minima registada perto das 7h da manha de 14.3ºC...

25ºC é muita fruta... Segundo o IM , FARO esta com 23.4ºC...e a max neste momento no algarve e eu com 22.8ºC...

Desculpem o off topic e desculpa as minhas questoes... mas acho demasiado elevado...:huh::huh:


Entendo, e eu fiquei tão surpreendido como tu! Apesar de a massa de ar frio ainda não ter chegado ao sul, também nao era suposto a temperatura ter subido em relação a ontem, na melhor das hipótese nao se alterava. Quanto aos valores propriamente ditos, aqui à uma estavam 18 e às 3 teve um pico de 19, mas dps baixou para os 17, que foi a minima. Não te esqueças que em situações de vento norte/nordeste, a zona de Faro e Olhão é sistematicamente a zona mais quente do algarve. Consegue bater a zona de Vila Real pelo simples facto de que tem mais terra para atravessar e está mais a sul, logo vai ganhando temperatura e tornando-se mais seco. Aí tens os ventos norte a correr o rio, não permitindo grandes picos. Comparativamente, foi exactamente o mesmo que se passou nos míticos 45º de há uns anos, em que faro foi a cidade mais quente, precisamente por estarem ventos norte. Quanto aos 25, podes ir ver no National Weather Service (NOAA) onde fazem o relatório das temperaturas. De facto
é estranho (ou não), mas com ventos de terra é tudo muito local. É a minha opiniao :)
 


]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Entendo, e eu fiquei tão surpreendido como tu! Apesar de a massa de ar frio ainda não ter chegado ao sul, também nao era suposto a temperatura ter subido em relação a ontem, na melhor das hipótese nao se alterava. Quanto aos valores propriamente ditos, aqui à uma estavam 18 e às 3 teve um pico de 19, mas dps baixou para os 17, que foi a minima. Não te esqueças que em situações de vento norte/nordeste, a zona de Faro e Olhão é sistematicamente a zona mais quente do algarve. Consegue bater a zona de Vila Real pelo simples facto de que tem mais terra para atravessar e está mais a sul, logo vai ganhando temperatura e tornando-se mais seco. Aí tens os ventos norte a correr o rio, não permitindo grandes picos. Comparativamente, foi exactamente o mesmo que se passou nos míticos 45º de há uns anos, em que faro foi a cidade mais quente, precisamente por estarem ventos norte. Quanto aos 25, podes ir ver no National Weather Service (NOAA) onde fazem o relatório das temperaturas. De facto
é estranho (ou não), mas com ventos de terra é tudo muito local. É a minha opiniao :)

Sim durante o inverno VRSA torna-se ligeiramente mais fresca com entrada de N/NE--> Facto esse totalmente inverso na Primavera/Verao que VRSA sem duvida a terra mais quente do pais á beira mar plantado...estar mais a sul ou mais a norte ás vezes nao é factor de arrefecimento ou aquecimento.. e tambem o facto de FARO/OLHao com o crescimento urbano se verificar o dito esfeito de estufa e clima urbano...

Como eu tenho estaçao e compreendo que as bolsas termicas formadas localmente fazem toda a diferença podendo assim so numa localidade ter varios valores de temp e sensaçao termica... tal como se passa em VRSA e em todo o mundo...

:thumbsup:
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
]ToRnAdO[;62537 disse:
Sim durante o inverno VRSA torna-se ligeiramente mais fresca com entrada de N/NE--> Facto esse totalmente inverso na Primavera/Verao que VRSA sem duvida a terra mais quente do pais á beira mar plantado...estar mais a sul ou mais a norte ás vezes nao é factor de arrefecimento ou aquecimento.. e tambem o facto de FARO/OLHao com o crescimento urbano se verificar o dito esfeito de estufa e clima urbano...

Como eu tenho estaçao e compreendo que as bolsas termicas formadas localmente fazem toda a diferença podendo assim so numa localidade ter varios valores de temp e sensaçao termica... tal como se passa em VRSA e em todo o mundo...

:thumbsup:


Sim concordo! A frequência de ventos norte em VRSA é bastante maior no verão, e são sistematicamente quentes e secos. E sim VRSA e a zona de Montegordo tem a média das máximas mais elevadas do Verão, sem dúvida, mas quanto a mim isso deve-se mais ao facto de a brisa marítima de sudoeste, padrão mais frequente na nossa costa por essa altura, ser ligeiramente mais fresca aqui, devido ao efeito de "cabo" que temos. Mas, nas raras ocasiões que faz vento norte aqui de Verão (de dia é raríssimo, soprando ocasionalmente de N/NW fim da tarde-inicio da madrugada), penso que seja 1-2º mais quente que aí, quer de dia quer de noite, porque repara, nós temos a Serra de Montefigo, perto do mar e com uma elevação consideravel para os padrões locais. O ar descendente acelera aqui na costa e vem mais quente e seco. A parte urbana quanto a mim ainda não é grande influência aqui, porque já tive na Ilha do Farol e a 500m da costa com situações de vento norte e a temperatura era exactamente a mesma que se fazia sentir em terra, ofegante e muito muito seco mesmo no meio do mar. Repito, é raro e apesar de não serem diferenças por aí além, penso que seja assim que acontece pelo q tenho vindo a verificar :thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
E pois claro! Segundo o gfs a situação do próximo fim de semana está lá com o frio a entrar no Domingo, mas... do nada surge aquele habitual monstro de altas pressões e zac! Tudo muda em poucas horas... a manter a tendência a animação do próximo fim de semana desaparecerá nas próximas runs... A não ser que tudo volte a inverter!
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
E pois claro! Segundo o gfs a situação do próximo fim de semana está lá com o frio a entrar no Domingo, mas... do nada surge aquele habitual monstro de altas pressões e zac! Tudo muda em poucas horas... a manter a tendência a animação do próximo fim de semana desaparecerá nas próximas runs... A não ser que tudo volte a inverter!

impressionante :shocking:
isto parece bruxedo... é que acontece sempre a mesma coisa.
a frente forma-se no atlantico norte, o frio avança até ao golfo da Biscaia
e depois pimpa!!! lá vem o AA mais fraco ou mais forte,
mas o suficiente para quebrar a frente.
este ano não há nada a fazer:sad:

isto parece como naqueles jogos de futebol em que podiamos estar o dia todo a tentar marcar mas a bola nunca entrava.

mas que mete raiva mete.:angry:
isto não será quase um ano histórico????
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Boas pessoal...Não tenho vindo muito por aqui pq a meteorologia ultimamente so tem dado para deprimir...mais uma vez havia qse as combinações magicas, mas estou a ver que o Inverno em Portugal está-se a tornar qse como o Euromilhoes a sair...!:sad:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
E pois claro! Segundo o gfs a situação do próximo fim de semana está lá com o frio a entrar no Domingo, mas... do nada surge aquele habitual monstro de altas pressões e zac! Tudo muda em poucas horas... a manter a tendência a animação do próximo fim de semana desaparecerá nas próximas runs... A não ser que tudo volte a inverter!

Não é nada que o pessoal aqui do meteopt não esteja já habituado:(:sad:
indice.gif


Depois do bonito sonho vem a dura realidade...
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Para não voltar a dizer que o vento que passa tem um ar de lamento, dir-vos-ei que o vento sopra com alguma força na charneca ribatejana e uiva...Quanto ao resto seja o que os Deuses quiserem...Agora quem manda é o Eolo.....:D
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas noites! :thumbsup:

Depois de ter lido os vários posts do pessoal, fui ver as previsões ao freemeteo, e de facto vai haver neve :w00t: nas terras altas no norte e centro, no dia 10! :D

Por exemplo, para as Penhas da Saúde as previsões são de alguma neve, 10 mm aproximadamente, com temperaturas a variar entre os +1,4ºC e os -2,6ºC :cold:.

Já para Bragança só existe a possibilidade de chuva fraca ou Sleet! Temperaturas positivas quase até +10,0ºC.

Mesmo assim, para os lados de Montalegre poderá nevar durante a noite e madrugada com temperaturas a rondar os +2,0ºC!