Informação Importante Se chegou aqui pela primeira vez à procura de informação sobre a época de Furacões no Atlântico, consulte o tópico deste ano: Previsão de Furacões Atlântico 2008 ------------------------------------- Previsão e seguimento de Furacões no Atlântico em 2007: In PortugalDiário
Re: Epoca Furações 2007 (Atl. Norte) Com o retorno da la-niña o cenário de mais furacões é uma possibilidade mto grande... O el-niño desde o ano anterior foi fraco a moderado mas foi suficiente para termos uma temporada de furacões em 2006 bem fraquita, e já está a perder força tendo neste momento condições neutras com tendência para o se tornar la-niña. Veremos, esta altura do ano não é das mais favoráveis a previsões, pelo menos no fenómeno El-niño...
Re: Epoca Furações 2007 (Atl. Norte) Tenho a impressão também que também tem alguma coisa a ver com a intensidade da corrente do Golfo. Se a corrente estiver mais enfraquecida, menos calor transporta pelas águas do atlãntico logo há menos fonte de energia para se formar um furacão. Se reparar-mos uma grande parte dos furacões acompanha essa trajectória, inicia-se perto da zona Oeste de Cabo Verde e faz uma trajectória "boomerang" vai e volta. Talvez não seja so o El Nino ou a El Nina que influenciam a época dos furacões.
Re: Epoca Furações 2007 (Atl. Norte) Este ano devemos ser batizados outra vez com um furacão o ano passado o Gordon constipou-se nas aguas ao pé dos Açores e perdeu a força toda mas este ano deve ocorrer o inverso a epoca de 2006 foi fraca este ano deve ser mais violenta as forças tem de se equilibrar mas claro a NOAA já o ano passado tinha-se fartado de dizer que o ano de 2006 ia ser violento e afinal não se passou praticamente nada. E mais tarde ou mais cedo um furacão irá atingir Nova York e ai então toda a gente bota as mãos á cabeça e culpa o CO2 mas já se falava de um furacão atingir Nova York antes de haverem teorias malucas tal fenomeno já ocorreu no passado não custa nada voltar a reptir se tiver que ser.
Re: Epoca Furações 2007 (Atl. Norte) Todos os anos temos estas previsões e posteriores actualizações do William M. Gray e do seu colega Phil Klotzbach, ambos da Universidade de Colorado. O Gray foi o pioneiro neste tipo de previsões e estas são muito importantes para a industria seguradora americana. Esta última previsão deles aponta para uma temporada de furacões no Atlântico acima da média, mas não ao nível de 2005. Previram 17 tempestades com nome, das quais 9 serão furacões e 5 serão furacões muito intensos. A média no Atlântio é de 10-6-2. O documento completo pode ser encontrado aqui: Extended Range Forecast of Atlantic Seasonal Hurricane Activity and U.S. Landfall Strike Probability for 2007 http://hurricane.atmos.colostate.edu/Forecasts/ Outra previsão respeitada desde género é a duma empresa inglesa, a Tropical Storm Risk (TSR), que também divulgou as previsões no mesmo dia: http://tsr.mssl.ucl.ac.uk/ Os números são idênticos aos do Gray, neste caso são de 17-9-4 Mas sobre este tipo de previsões, o Jeff Masters do Wunderground escreveu um texto interessante no blogue dele, onde diz que estas previsões de Abril tem um valor quase nulo e mostra com números o porquê.
Re: Epoca Furações 2007 (Atl. Norte) O Jeff Masters apesar de dizer muitas vezes que Abril é demasiado cedo para grandes previsões, acaba no entanto de publicar a sua própria análise sobre os dados já disponíveis e que podem ser importantes no rumo da época de furacões deste ano, ou seja, básicamente fala da situação das SST's, do El Niño/La Niña e das tempestades de areia africanas. Link: Dr. Jeff Masters' WunderBlog
Re: Epoca Furacões 2007 (Atl. Norte) Pelo Mapa em cima de 2005 a 2007 o habitual roteiro dos furacões que vai desde a costa Oeste de Cabo Verde até aos Estados Unidos demonstra um aumento de temperatura de +0,5 a 2ºC o que vai energizar os furacões. No entanto parece-me que as águas mais perto da Europa continuam iguais o que vai continuar a servir de Travão a uma eventual ameaça séria. Penso eu de que...
Re: Epoca Furações 2007 (Atl. Norte) De hoje a 4 semanas começa oficialmente a temporada de 2007. A temperatura da água à superficie tem estado acima da média, e já começam a ter condições favoráveis (acima dos 26.5 C) para formação de depressões tropicais. SST - Últimas semanas SST 3 Maio Já se nota um belo corredor desde a Costa africana até ao golfo do México. Mas claro, para além da temperatura da água, faltam todas as restantes condições, wind-shear, vorticidade, baixas pressões, etc, etc. Neste momento a probalidade é nula ou baixissima, como é perfeitamente normal:
Re: Epoca Furações 2007 (Atl. Norte) As temperaturas no Golfo do México é que não estão assim com grande anomalia, a pensar dessa região também ficar com temperaturas mais elevadas por fins de Julho, Agosto...
Re: Epoca Furações 2007 (Atl. Norte) Bem.... Ainda faltam umas semanas para Junho, as condições são muito desfavoráveis, mas parece que hoje há qualquer coisa para entreter.... Vários modelos indicam a formação duma depressão a sueste do cabo Hatteras, e devido ao seu eventual movimento S ou SE poderá eventualmente adquirir características subtropicais. Imagem satélite e a zona em questão: Trajectorias: cada modelos, sua sentença O Jeff Master diz que a probalidade de estrear a temporada com o nome de Andreia é reduzida, na ordem dos 20% Quando vi as imagens sobre isto, ainda pensei que pudessemos estar na presença de algo parecido com a tempestade tropical Ana de 2003, que também começou nesta zona e precocemente em finais de Abril, e que depois se dirigiu para Portugal.
Re: Epoca Furações 2007 (Atl. Norte) Evolução da situação desde ontem. Tal como os modelos previam, formou-se uma depressão a SE do cabo Hatteras. Para já obviamente não tem nada tem de sistema subtropical, além das águas demasiado frias (20C) e muita entrada de ar seco no sistema: Mas se nos próximos dias a depressão se deslocar para SW, vai apanhar água um pouco mais quente, sobre a zona da corrente do golfo, existindo assim a possibilidade, embora remota, de aquirir caracteristicas tropicais, evoluindo assim de um nucleo frio para um quente (Warm Core) com convecção bem mais forte. Independemente de se vir ou não a tornar numa depressão subtropical ou mesmo tropical, não deixa de ser uma tempestade interessante, que talvez leve alguma chuva à Florida, onde tem havido muita falta de água nalgumas regiões. Interessante, e poderosa, para quem anda no mar, como atestam os dados duma boia meteorológica mais proxima: Station 41001 - 150 NM East of Cape HATTERAS (7:50 am EDT) Wind Direction (WDIR): ENE ( 70 deg true ) Wind Speed (WSPD): 42.7 kts Wind Gust (GST): 52.4 kts Wave Height (WVHT): 37.1 ft (11 metros ! )
Re: Epoca Furações 2007 (Atl. Norte) As águas ainda estão um pouco frias no Atlãntico Norte, salvo lapso da minha parte o primeiro Furacão de 2006 já foi em Agosto ( Ernesto).
Re: Epoca Furações 2007 (Atl. Norte) Sim, as águas estão muito frias, Mas se repares vês que a SW da tempestade há temperaturas um pouco mais altas, devido à nossa bem conhecida corrente do golfo.Em princípio a depressão dirige-se SW. Mas é muito pouco provável que adquira características tropicais, ou seja, que ocorra uma transição para um warm core (centro quente). De qualquer forma é um sistema que é sempre muito interessante para acompanhar e compreender a sua evolução.É uma verdadeira aula de ciclogénese tropical, perceber as condições que vão permitir ou impedir que o sistema adquira características tropicais. Deixo aqui um pequeno texto em português do Metsul, a própósito de um caso brasileiro, mas que explica muito bem o que está em causa neste exemplo concreto: Mais outros textos, em inglês, sobre esta tempestade concreta: Últimas imagens Satélite:
Re: Epoca Furações 2007 (Atl. Norte) O sistema continua a sua curiosa evolução. Já se libertou daquele "braço" frontal, e apresenta já algumas características de pelo menos sistema subtropical. Já há algumas trovoadas nas nuvens em redor do centro, embora estas nuvens estam demasiado dispersas. tecnicamente uns chamam-lhe sistema hibrido, outros Baixa Oclusa. Ao longo do dia de hoje chegará a águas um pouco mais quentes, mas alguns modelos colocam-na num trajecto para oeste, e não estará tempo suficiente sobre água para se fortalecer grande coisa. Mas quem sabe... 08:15 UTC Anim até às 09:15 Vapor de água 09:46 A parte central já se livrou da injecção de ar seco que sofreu durante todo o dia de ontem, agora apresenta maior humidade.
Re: Epoca Furações 2007 (Atl. Norte) Última imagen: Do lado esquerda da imagem vêm-se vários incêndios na Florida e na Georgia, Estados que atravessam uma grande seca. Enquanto a chuva não chega, o vento tem dificultado o combate às chamas. Não deixa de ser irónico que ao contrário que se vai passar daqui a poucas semanas ou meses, esta tempestade é deseperadamente desejada por causa da chuva. Entretanto, já começou a discussão nos EUA se o NHC já não deveria ter considerado o sistema subtropical e ter-lhe dado um nome, pois a tempestade apresenta ventos e ondas não desprezáveis. A opinião de muitos é que noutra altura do ano teria nome, mas o NHC vai adiar até à última tal hipotese porque não sendo uma tempestade muito perigosa, dar-lhe um nome geraria a inevitável histeria mediática de uma tempestade tropical em princípios de Maio. Pelo sim, pelo não, já está agendado um voo de reconhecimento para amanhã de manhã. Conforme a evolução do dia de hoje e noite, será ou não feito.