Previsão e Seguimento Tufões (Pacífico Oeste 2008)

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tempestade "Kalmaegi" chega à China após evacuação de 360 mil pessoas

A tempestade "Kalmaegi" atingiu terra hoje no sudeste do litoral da China, com ventos de até 90 km/h, após ter obrigado a evacuação de 360 mil pessoas e de ter deixado sete mortos na ilha de Taiwan. A agência oficial "Xinhua" confirmou hoje que o tufão atingiu terra na localidade de Changchun, no condado de Xiapu, no litoral da província sudeste de Fujian, às 18h10 (7h10 de Brasília), segundo dados da estação meteorológica provincial.
Diante de sua chegada, em Zhejiang, situada ao sul de Xangai, foram evacuadas cerca de 180 mil pessoas e ordenado o retorno à costa de 26 mil barcos pesqueiros. Em Fujian, também foram 180 mil as pessoas evacuadas (150 mil delas marinheiros e outros 30 mil trabalhadores do litoral), com o retorno de 35 mil embarcações. As autoridades marítimas, pesqueiras e de controle de inundações de Xangai, Zhejiang, e Fujian estão em alerta desde a manhã.
A tempestade está neste momento entre Fujian e Zhejiang, como mostra uma fotografia de satélite das 19h25 (8h25 de Brasília), publicada no site do Centro Nacional de Meteorologia chinês. Em Xangai, por enquanto, o céu permanece apenas parcialmente nublado, mas se esperam chuvas para as próximas horas.
Em Taiwan, o "Kalmaegi" produziu 157 inundações, e em uma delas uma aldeia inteira ficou submergida, além de ter causado cortes no fornecimento de água a 680 mil famílias e vários deslizamentos de terra, segundo esta última fonte. As perdas econômicas em Taiwan sobem para 1,8 milhão de euro (US$ 2,9 milhões) em colheitas e cerca de 630.000 euros (quase US$ 1 milhão) em pecuária, segundo dados do Conselho de Agricultura taiuanês.

Efe
 


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Lanzan alerta por llegada de tormenta tropical "Fung Wong" en este de China

Las autoridades meteorológicas de las provincias orientales chinas de Fujian y Zhejiang lanzaron hoy alertas por los fuertes vientos y lluvias previstos por la inminente llegada de la tormenta tropical "Fung Wong". La octava tormenta tropical en lo que va de año en China se formó en las aguas de Filipinas a las 14:00 horas de ayer viernes, y ganó intensidad a las 8:00 horas de hoy.
La tormenta "Fung Wong", cuyo centro se localizó a 21,8 grados de latitud norte y 127,9 grados de longitud este, se estaba desplazando en dirección oeste y causó fuertes vientos e intensas precipitaciones a su paso. Según los servicios meteorológicos de Fujian, la tormenta causará corrimientos de tierras en la provincia a última hora del lunes y en la mañana del martes.
Antes de la llegada de "Fung Wong", Fujian ha estado siendo afectada por una ola de calor, lluvias torrenciales, relámpagos y granizo ayer y también durante gran parte del día de hoy. Las autoridades de Fuijian lanzaron una alerta esta mañana de nivel azul por los fuertes vientos y lluvias que se prevé que azotarán la zona mañana. También difundió un aviso para los barcos que faenan en el estrecho de Taiwan y otras embarcaciones que se encuentren en la zona para que tomen medidas de precaución.
Por su parte, las autoridades de Zhejiang lanzaron también hoy una alerta para los barcos por la llegada de "Fung Wong" y los vendavales que traerá a su paso. También indicaron que el centro de la tormenta tropical se desplazaba hacia el oeste a una velocidad de entre 15 y 20 kilómetros por hora.
Una ola de calor ha azotado Zhejiang en los últimos días y terminó a mediodía de hoy con chubascos y tronadas acompañadas de fuertes vientos. Según lo pronósticos, los vendavales que provocará "Fung Wong" continuarán en el centro y sur de Zhejiang hasta el próximo martes.

www.chinuanet.com
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Taipé emite alerta para toda a ilha por chegada do tufão "Fung-Wong"

O Serviço Meteorológico Central de Taiwan emitiu neste domingo um alerta geral diante da proximidade do tufão "Fung-Wong", que deve atravessar a ilha de leste a oeste. O Governo da ilha tomou medidas especiais para proteger a população, uma vez que já deslocou de pessoas e construiu proteções contra as inundações e deslizamentos de terra.
O "Fung-Wong" está 250 quilômetros a sudeste da cidade taiuanesa de Hualien, no oceano Pacífico, e se movimenta em direção a Taiwan a uma velocidade de 14 km/h a 17 km/h, disse o serviço meteorológico às 18h (7h de Brasília). O tufão tem 220 quilômetros de diâmetro e ventos de até 173 km/h, acrescentou o serviço meteorológico local, que destacou que a ilha já está sob influência do fenômeno, com tempestades, fortes ventos e chuvas.
O olho do tufão chegará a Taiwan na madrugada de segunda-feira e sairá da ilha em direção à China por volta das 18h de segunda-feira, segundo as previsões locais.
Na semana passada, a passagem do tufão "Kalmaegi" pela fila, que passou pela ilha na causou 21 mortes.

G1
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tufão "Fung-Wong" leva à evacuação de mais de 500 mil na China

Mais de 500 mil pessoas foram evacuadas nas províncias chinesas de Fujian e Zhejiang diante da iminente chegada do tufão "Fung-Wong", que ganhou força após passar por Taiwan, onde deixou pelo menos um morto, informou hoje a agência oficial chinesa "Xinhua".
Em Fujian, mais de 270 mil pessoas foram evacuadas e 52.300 navios voltaram para terra diante da chegada o tufão, enquanto, em Zhejiang, até onde o "Fung-Wong" poderia chegar após passar por Fujian, as autoridades evacuaram 230.764 pessoas e cerca de 26.242 navios retornaram ao porto.
Além disso, às 16h local, 49 vôos tinham sido cancelados no Aeroporto Internacional de Fuzhou, capital de Fujian, obrigando as autoridades a oferecer alojamento e transporte aos passageiros.
Os serviços meteorológicos esperam que o tufão atinja terra na cidade de Xiamen, na província de Fujian, antes da meia-noite, com ventos de 191 km/h. As províncias de Jiangxi, no leste do país, e de Cantão, no sul, também estão em máximo alerta.
O "Fung-Wong" saiu de Taiwan após causar a morte de pelo menos uma mulher, e agora se movimenta a cerca de 15 km/h em direção oeste, em direção a Fujian, com ventos de entre 119 km/h e 155 km/h, segundo o serviço meteorológico taiuanês.

G1
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
O Tufão Sinlaku chegará a super-tufão mas ao que tudo indica o Taiwan e a China desta vez serão poupados.
Talvez o sul do Japão seja desta vez o mais fustigado.

00latest1ic4.jpg
[/URL][/IMG]

wp2008151nu4.gif
[/URL][/IMG]
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Enquanto os ocidentais seguem o IKE os orientais continuam de olhos postos no Sinlaku.
E afinal o nordeste do Taiwan está já ser afectado com este tufão com um olho enorme

t11bp6.jpg
[/URL][/IMG]

Houve alterações substanciais na rota prevista e também este Tufão estará a surpreender pela lenta progressão para Noroeste.

wp2008151xs1.gif
[/URL][/IMG]
 

Ike

Cirrus
Registo
6 Set 2008
Mensagens
66
Local
Terreiro - Tomar
Enquanto os ocidentais seguem o IKE os orientais continuam de olhos postos no Sinlaku.
E afinal o nordeste do Taiwan está já ser afectado com este tufão com um olho enorme

Engraçado como temos tendência a dar mais importância ao que se passa no Ocidente. Por questões de proximidade, por questãos ideológicas e de proximidade de culturas talvez...

O olho do Sinlaku é deveras impressionante, e parace-me um furacão compacto como inicialmente era o Ike, mas pode ser apenas pura ilusão óptica. :)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Tal como o "nosso" Ike, também o Sinlaku "deles"estará a debilitar.

wp2008152fg1.gif
[/URL][/IMG]

Anormalmente estacionário , tal como o IKE,também este furacão (tufão),
surpreendeu.Era suposto não afectar Taiwan.
Não sai de cima do nordeste da ilha há 2 dias.

00latest1nb9.jpg
[/URL][/IMG]

Também aqui, saberemos dos estragos mais lá para diante...
Também aqui, o ocorrido não terá sido normal...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Chegada do tufão "Sinlaku" à costa chinesa provoca retirada de moradores

Mais de 170.000 pessoas foram evacuadas nas províncias litorâneas chinesas de Zhejiang e Fujian (sudeste) diante da iminente chegada do tufão "Sinlaku", o pior que este ano castigará o sul do país, informou hoje a agência oficial de notícias "Xinhua".
O departamento de controle de inundações de Zhejiang advertiu que o tufão, 13º que chega à China este verão, pode causar "graves desastres geológicos" e afetar grandes cidades da região como Ningbo, Taizhou e Wenzhou, onde se estabeleceu o máximo nível de alerta.
Dezenas de milhares de navios pesqueiros das duas províncias mencionadas foram ordenados a permanecer nos portos, à espera que o tufão passe pela região, onde se espera receber chuvas torrenciais e ventos de furacão durante pelo menos dois dias.

G1
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Aquando do meu 1º post sobre este tufão disse ,com base obviamente na previsão dos modelos que, Taiwan e a China seriam desta vez poupados.
Pois que não foi assim.Não será assim.

00latest1uw8.jpg
[/URL][/IMG]

O Tufão surpreendeu pelo seu comportamento quase estacionário nas ultimas 48, 60 horas.

O sul do Japão, que há 4 dias estaria sob alerta máximo,goza agora de um anormal quente Setembro...
O que falhou nas previsões iniciais?
Não é habitual um Furacão quase 4 ,com um olho enorme,
não sair donde está,naquelas águas.
Que variáveis determinaram tal comportamento?
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
O SINLAKU ainda mexe.Com força 1 mas já com morte anunciada.

00latestiv3.jpg
[/URL] [/IMG]

Não chegou a penetrar território chinês, embora a proximidade e o seu comportamento quase estacionário tenha obviamente causado muitos estragos.
Agora ,seguirá para nordeste ( sul do Japão) mas já como tempestade tropical:

wp200815wo3.gif
[/URL] [/IMG]
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Seguimento Ásia - 2008

Super-Tufão «Hagupit» (Categoria 3) a caminho do sul da china...

oseiiodeh0.jpg



«Macau, China, 23 Set (Lusa) - O tufão Hagupit, com ventos de 173 quilómetros por hora no centro da tempestade, continua a sua aproximação a Macau, onde nas últimas horas se registou um aumento da intensidade do vento e ocorreram vários aguaceiros.

O director dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau, Fong Soi Kun, disse à Lusa que ao fim da tarde (hora local), quando foi içado o sinal 8 de tempestade tropical, foram registados no território ventos médios de 80 quilómetros/hora, com uma rajada máxima de 144 quilómetros/hora na ponte Nobre de Carvalho, entre Macau e a ilha da Taipa.

Segundo Fong Soi Kun, o tufão, que se encontra a cerca de 140 quilómetros a sul de Macau, deverá aproximar-se ainda mais do território nas próximas horas, até cerca de 130 quilómetros a sul.

Fong Soi Kun acrescentou que depois da sua aproximação máxima a Macau, o Hagupit vai ainda fazer-se sentir durante algumas horas, sendo previsível que o sinal 8 seja substituído pelo 3 apenas entre as 07:00 e as 10:00 de quarta-feira (entre 00:00 e 03:00 de quarta-feira em Lisboa).

As autoridades já lançaram vários alertas de inundações nas zonas baixas da cidade, nomeadamente no Porto Interior, uma das zonas mais antigas da cidade, e da Ilha Verde, junto à fronteira terrestre com o continente chinês.

O sinal 8 suspende a actividade na cidade, já que encerra comércio, escolas, as ligações terrestres através das pontes para a ilha da Taipa, as ligações marítimas com Hong Kong e as ligações aéreas.

A escala máxima destes sinais vai até 10, activado quando o centro da tempestade passa por cima de Macau.



JCS.

Lusa/fim»


Do serviço meteorológico do Japão...

http://www.jma.go.jp/en/typh/


E da CCTV (canal nacional da china)...

http://www.cctv.com/english/20080923/103898.shtml

Grande monstro! :surprise:
 
Última edição:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Macau: Inundações na zona baixa da cidade, 11 pessoas em centro de acolhimento temporário

Pelo menos 11 pessoas tiveram de se abrigar num centro de acolhimento temporário em Macau devido a inundações provocadas pela passagem do tufão Hagupit nas imediações do território, disseram os serviços de protecção civil locais.
As inundações afectaram toda a zona do Porto Interior, na parte velha da cidade, onde as águas atingiram 1,20 metros de altura, devido à conjugação do mau tempo provocado pelo tufão com a subida da maré. Dezenas de viaturas ficaram parcialmente submersas na zona do Porto Interior e os bombeiros tiveram de intervir para combater pequenos focos de incêndio devido ao rebentamento de várias caixas de electricidade na Avenida Almeida Ribeiro, uma das principais de Macau.
A zona da Avenida Almeida Ribeiro teve mesmo de ser isolada devido à queda de vários cabos de electricidade. Para o local foram enviados bombeiros, polícias e elementos da Companhia de Electricidade de Macau, que cortaram imediatamente o fornecimento de energia. Muitos populares ficaram impedidos de ir para casa e refugiaram-se da chuva nas arcadas dos prédios.
Ramos de árvores, tapumes, andaimes e reclamos caíram um pouco por toda a cidade, mas até ao momento não foram registados feridos nem vítimas mortais. A protecção civil tem cerca de 1.400 elementos na rua, apoiados por viaturas e maquinaria. As pessoas que recorrem ao centro de acolhimento temporário de Macau durante a passagem dos tufões são normalmente residentes em zonas afectadas por inundações ou sem-abrigo.
Cerca das 02:00 de quarta-feira (19:00 de terça-feira em Lisboa), o tufão Hagupit encontrava-se a 150 quilómetros a sul-sudoeste de Macau, e deslocava-se para oeste-noroeste a uma velocidade de 25 quilómetros hora. Na última hora, registaram-se em Macau ventos médios de 102 quilómetros/hora, com as rajadas a atingirem 133 quilómetros/hora.
Segundo os Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau, o tufão está já a afastar-se do território e deverá atingir a costa chinesa cerca das 06:00 locais. O sinal de alerta número 8 que foi içado em Macau devido ao tufão deverá ser substituído pelo 3 entre as 07:00 e as 09:00 locais, o que traduz o início do regresso à normalidade. O sinal 8 suspende a actividade na cidade, já que encerra comércio, escolas, as ligações terrestres através das pontes para a ilha da Taipa, as ligações marítimas com Hong Kong e as ligações aéreas. A escala máxima destes sinais vai até 10, activado quando o centro da tempestade passa por cima de Macau.

Lusa