Previsão e Seguimento Tufões (Pacífico Oeste 2008)

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
O primeiro ciclone tropical do ano desenvolveu-se no Mar do Sul da China, Pacífico Norte.

A sua intensidade actual está na categoria de grave a tempestade tropical, com a designação de STS 0801 com o nome indicado de Neoguri, assim que atingir a categoria de ciclone.

É prevista a sua intensificação nas próximas 24 horas, com uma direcção de Norte-Noroeste, quase paralelo à costa do Vietname.

O Centro de tufões do Japão encontra-se a monitorizar o fenómeno.
http://www.meteo.pt/pt/media/noticias/1_ciclone_tropical
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Tropical Storm Public Advisory

subj/tropical cyclone warning//
rmks/
1. Tropical storm 02w (neoguri) warning nr 023
01 active tropical cyclone in northwestpac
Max sustained winds based on one-minute average
---
warning position:
191200z --- near 22.6n 113.0e
movement past six hours - 045 degrees at 12 kts
position accurate to within 060 nm
position based on center located by satellite
present wind distribution:
Max sustained winds - 035 kt, gusts 045 kt
wind radii valid over open water only
dissipating as a significant tropical cyclone over land
repeat posit: 22.6n 113.0e
---
forecasts:
12 hrs, valid at:
200000z --- 24.3n 114.9e
Max sustained winds - 020 kt, gusts 030 kt
wind radii valid over open water only
dissipated as a significant tropical cyclone over land
vector to 24 hr posit: 050 deg/ 15 kts
---
24 hrs, valid at:
201200z --- 26.3n 117.5e
Max sustained winds - 020 kt, gusts 030 kt
wind radii valid over open water only
dissipated as a significant tropical cyclone over land
---
remarks:
191500z position near 23.0n 113.5e.
Tropical Storm (TS) 02w (neoguri), located approximately 65 nm
west-northwest of Hong Kong, China, has tracked northeastward at
12 knots over the past six hours. The system has moved ashore and
will continue to dissipate while passing over land during the
next 12 to 24 hours. Therefore, this is the final warning on this
the system will be closely monitored for signs of regeneration.//
Nnnn

Fonte:http://www.wunderground.com/tropical/wp200802.public.html#a_topad
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tufão RAMMASUN

No Mar das Filipinas formou-se o Tufão RAMMASUN que se dirige para norte mas segundo as previsões deverá desviar-se para noroeste antes do Japão. O maior problema será para algumas das Ilhas Ogasawara.

Rammasun-1.jpg


Rammasun2-1.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Tem uma bonita aparência:thumbsup:, o RAMMASUN
Esperemos que não cause danos, felizmente parece que a sua trajetoria vai ser sobretudo maritima.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O RAMMASUN é agora um Super Tufão, o nome dado aos sistemas tropicais nesta região quando tem intensidade equivalente a um categoria 4 forte ou um categoria 5 da escala Saffir-Simpson usado no Ocidente.

Rammasun-2.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O sistema tropical "Halong" a afectar nestas horas as Filipinas. É um tufão com uma intensidade equivalente à categoria 1 das escala de Saffir-Simpson de Furacões. Como sucede de outras vezes nesta região, há distintos nomes conforme os diversos serviços de meteorologia. Os filipinos primeiro deram o nome de "Cosme" e posteriormente o JTWC deu o nome de "Halong".


HALONG.jpg


HALONG2.jpg


path.gif
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Pois.
Agora vão começar a aparecer como as conversas, ou como as cerejas.
Por aqui e por outros lados.
Eis o Nakri de quem se falará pouco porque até à sua dissipação não ameacará Terra, mas que atingiu o já considerável estado de Tufão F2.


nakrirt4.jpg
...

nakriue4.gif


Quantos F4 ou F5 surgirão na presente época que agora se inicia?
E no Atlântico ?
Depois do louco ano ,depois de previsões falhadas nos anos seguintes,
o melhor será esperar para ver...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tempestade "Fengshen" se transforma em tufão antes de chegar às Filipinas

A tempestade tropical "Fengshen" se tornou um tufão com ventos sustentados de 130 km/h e rajadas de até 160 km/h antes de entrar nas Filipinas, o que deve acontecer ainda hoje. A Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (Pagasa) previu que o "Fengshen" tocará terra em Samar e subirá bordeando o litoral filipino em direção a Taiwan.
O tufão avança a uma velocidade de 19 km/h em direção noroeste, e já motivou sinais de alarme nas províncias de Samar, Leyte, Masbate, Sorsogon, Albay e Catanduanes. As autoridades advertiram para os riscos de inundações e deslizamentos de terra na região central do país.

Último Segundo
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Filipinas: 17 mortos e 30 mil refugiados em telhados devido ao tufão Fengshen

Pelo menos 17 pessoas morreram e mais de 30 mil refugiaram-se em telhados devido às inundações e aluimentos de terras provocados pela passagem do tufão Fengshen nas Filipinas, informaram hoje responsáveis locais.
Na província de Maguindanao (sul), dez pessoas afogaram-se e pelo menos oito estão dadas como desaparecidas na cidade de Upi, onde um rio transbordou e inundou habitações. Também no sul do país, duas pessoas morreram em aluimentos de terras e quatro outras estão dadas como desaparecidos nos arredores da cidade de Cotabato.
O tufão causou vítimas também em outras áreas das Filipinas, onde mais de 30 mil pessoas tiveram de procurar protecção em telhados, nomeadamente na província de Iloilo, no centro do país, atingida por inundações na sequência da ruptura de uma barragem. "Pelo menos 30 mil residentes da cidade de Iloilo estão abrigados em telhados devido às inundações", indicou o presidente da câmara municipal da cidade, Jed Mabilog. De acordo com as equipas de socorros, numerosas pessoas estão dadas como desaparecidos ou morreram, acrescentou o edil.
Mais de 200 mil pessoas tiveram de ser retiradas para sítios mais seguros na região de Bicol (leste), segundo a protecção civil. O tufão Fengshen dirige-se hoje para noroeste com ventos que atingem 140 quilómetros à hora. Fortes chuvas são esperadas até domingo na região de Visayas (centro) e na grande ilha de Luçon, segundo os serviço de meteorologia filipinos.

JMS

Lusa
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Filipinas: Navio afunda-se com mais de 700 pessoas

O MV Princess of Stars virou-se próximo da ilha de Sibuyan devido ao mau tempo provocado pelo tufão Fengshen e após uma falha nos motores. Fazia a habitual travessia entre Manila e a cidade de Cebu. Seguiam a bordo do navio 626 passageiros e 121 membros da tripulação. As equipas de socorro chegaram ao local apenas 24 horas após as autoridades terem perdido o contacto rádio com o Princess of Stars.
“Eles não viram ninguém. Estão a estudar a direcção das ondas para determinar para onde os sobreviventes podem ter sido levados”, disse à Reuters o porta-voz da Guarda Costeira. As equipas de socorro debatem-se com enormes ondas que fustigam o mar naquela região, o que dificulta as operações. Apenas a quilha do navio continuava esta manhã visível, fora de água.
O tufão Fengshen atingiu a costa das Filipinas no sábado. Os ventos na ordem dos 120 quilómetros provocaram enormes estragos e inundações na região.

RTP
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A história do Fengshen (PAGASA-Frank) fica associada a um erro monumental nas previsões, sobretudo dos modelos já num prazo relativamente curto. Erros destes já não são muito vulgares mas que de vez em quando acontecem para nos recordar as incertezas e perigos de um sistema tropical. Entre o dia 19 e o dia 20 as previsões passaram de um trajecto pelo mar para um impacto directo em Manila daí a pouco mais do que 24 horas.

feng-f1.gif




Untitled-2.jpg


wp07200808062206.gif
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tufão que atingiu Filipinas segue para a China

O tufão Fengshen - que deixou 205 mortos em terra e outros 275 desaparecidos nas Filipinas, além de causar o naufrágio de um ferry com 744 pessoas ainda não encontradas - chega nesta quarta-feira à China.
O Fengshen, que em chinês significa "deus do vento", deve atingir as costas das províncias de Fujian e de Guangdong. Segundo o Centro Nacional de Meteorologia chinês, a tempestade tem ventos de 28 metros por segundo no seu centro e desloca-se a 15 ou 20 km por hora.
As cidades de Shenzhen, Macau e Hong Kong já sentem o efeito do Fengshen sob a forma de tempestade tropical, com fortes chuvas e ventos. Em Hong Kong, escolas e comércios fecharam não abriram esta manhã, depois do observatório local emitir à noite um alarme de nível 8 de tempestade.
Nesta quarta-feira, às 11h15 (hora local), o observatório de Hong Kong reduziu o alerta para o nível 3, o que permite a volta das atividades na ex-colônia britânica.

JB Online
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tufão "Fengshen" mata dez pessoas e afeta milhares na China

Pelo menos 10 pessoas morreram e mais de 340 mil ficaram desabrigadas no sul da China devido às fortes chuvas causadas pela tempestade tropical "Fengshen", que, no fim de semana passado, sob a forma de tufão, deixou nas Filipinas mais de 850 vítimas, entre mortos e desaparecidos. Transformado em tempestade tropical, o "Fengshen", que significa "deus do vento" em mandarim, arrasou, em 25 de junho, a província chinesa de Cantão (sul), onde provocou nove mortes, segundo números publicados hoje pelo jornal oficial "China Daily". As fortes precipitações destruíram mais de 1.200 casas e alagaram mais de 640 mil hectares de plantações em vários pontos da província, informou o centro de controle de inundações e seca.
Estradas, postes elétricos e açudes também foram prejudicados pela tempestade, que causou um prejuízo financeiro estimado em US$ 175 milhões na província. Cantão registrou seu recorde pluviométrico em 200 anos devido à passagem da tempestade, segundo um jornal da região, responsável pelas notícias locais.
As autoridades enviaram equipes de especialistas às áreas mais afetadas, onde há previsão de desastres geológicos causados pelas fortes precipitações, informou a agência "Xinhua". Após a passagem por Cantão e pelas vizinhas Hong Kong e Macau, onde escolas e bolsas de valores foram obrigadas a fechar e vários vôos atrasaram, a tempestade se deslocou, no dia 26, para a província de Jiangxi, onde uma pessoa morreu em virtude dos deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas.
Apesar de a tempestade ter perdido progressivamente força em seu deslocamento para o nordeste chinês, os serviços meteorológicos anunciaram que ainda pode haver fortes chuvas na região durante este fim de semana. O "Fengshen" chegou à China depois de passar pelas Filipinas, onde, há uma semana, causou, sob a forma de tufão, pelo menos 498 mortes, deixou 263 desaparecidos e afetou mais de 2,4 milhões de pessoas, segundo a última apuração do Conselho Nacional para a Coordenação de Desastres.
O número de vítimas fatais exclui, no entanto, os falecidos no naufrágio, na região central, de um navio com 862 pessoas a bordo, no qual só houve 48 sobreviventes, de acordo com os últimos dados oficiais. As equipes de resgate recuperaram, até o momento, 142 corpos do interior da embarcação ou que flutuavam em águas da região, e as tarefas podem levar até um mês, disseram as autoridades.
A monção que afeta o sudeste asiático todos os anos entre junho e setembro deixou, em 2007, mais de mil mortos na China, e, de acordo com as previsões, este ano as inundações podem provocar um número elevado de vítimas nos rios Yang Tsé e Amarelo. Este ano, a temporada de tufões começou antecipadamente na China, com a chegada, no final de abril, do "Neoguri", ao sul, que causou pelo menos três mortes em Cantão e obrigou ao cancelamento de vôos no aeroporto de Hong Kong, assim como de serviços marítimos entre a ex-colônia britânica e em Macau.
No decorrer do ano, pelo menos 176 pessoas morreram na China por causa da monção, 35 delas na província de Yunnan (sudoeste), uma das mais afetadas, junto com a de Anhui (leste), com 40 mortes. Antes do "Fengshen", o sul da China foi castigado no último mês por um forte temporal que deixou 63 mortos e 13 desaparecidos, e obrigou 1,3 milhão de pessoas a abandonarem suas casas devido às inundações que provocou.

Último Segundo
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tempestade tropical "Kalmaegi" se aproxima de Taiwan

Tufão em categoria 3

A tempestade tropical "Kalmaegi" está 170 quilômetros ao noroeste da cidade taiuanesa de Taitung, e se movimenta de maneira paralela à ilha junto a sua costa leste, informaram meteorologistas locais. A tempestade, com ventos de 101km/h a 126km/h, está causando chuvas em toda a ilha, acrescentou o Serviço Meteorológico Central de Taiwan.
Os meteorologistas taiuaneses não esperam que o centro da tempestade chegue a Taiwan, mas aguardam tempestades no norte e leste da ilha, antes de continuar nesta sexta-feira seu trajeto rumo à China. O Serviço Meteorológico Central de Taiwan pediu que os moradores locais se preparem para fortes chuvas e possíveis inundações em regiões mais baixas.

Último Segundo