Previsão e Seguimento Tufões (Pacífico Oeste 2009)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Época 2009
A época de ciclones tropicais no Pacífico ocidental não tem datas oficiais mas a maioria dos ciclones forma-se entre Maio e Novembro.

reg.gif


Trajectos mais comuns
Trajectos 1980-2005
trajectos.gif



Links úteis

- Navy/NRL Tropical Cyclone Page
- Joint Typhoon Warning Center (JTWC)
- Japan Meteorological Agency
- PAGASA - Tropical Cyclone Information for the Philippines
- Tropical Cyclone Center Hong Kong
- Tropical Cyclone Center Taiwan
- Typhoon Center South Korea
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No Pacífico formou-se o primeiro Tufão da temporada nesta região, ao qual foi atribuído o nome de Kujira ("Dante" pelas entidades filipinas).

wp200901.gif


37905842.jpg



Noutra zona, a sudeste do Vietname também se formou uma Tempestade Tropical de nome Chan-hom e posteriormente baptizada de Emong pelas Filipinas.

63145367.gif


27948774.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Passagem do tufão Kijura deixa 25 mortos nas Filipinas

Sobe para 25, o número de mortos em decorrência da passagem de um tufão pelo leste das Filipinas.

O tufão Kujira se movimenta, a mais de 130 quilômetros por hora, pela província de Aurora e deverá chegar a Ilha de Luzón, na quarta-feira. Desde o fim de semana, o fenômeno deixou um rastro de destruição em cinco províncias filipinas. Ocorreram chuva forte e deslizamentos de terra. Pelo menos 230 mil pessoas foram afetadas. Os desabrigados estão em escolas e centros de emergência da região.

Fonte


----------------------------


Para já ele mantém-se em categoria 3! embora nas próximas horas esteva prevista a gradual diminuição da sua intensidade.

Imagem de satélite!





Previsão para as próximas horas:

 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No Pacifico Oeste anda a Tempestade Tropical Severa LINFA. Não está previsto que se intensifique muito mais.

200906191730gms6xir1kmb.jpg


pac.gif
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A tempestade LINFA, atingiu ontem a categoria 1, e assim se manteve praticamente o dia todo.

linfa.png


Hoje porém, a sua intensidade diminuiu bastante, e o seu núcleo encontra-se completamente desorganizado.

wp200903_sat_anim-1.gif


Nas próximas horas, não há previsão de que volte a intensificar-se.

wp200903-1.gif
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,180
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A tempestade tropical Nangka, está a atravessar o arquipélago das Filipinas, e já causou 5 mortos e 7 desaparecidos na sua passagem.

La tempête tropicale Nangka a traversé le centre des Philippines faisant au moins 5 morts, 7 disparus et des dommages matériels. Quatre pêcheurs se sont noyés au large de l'île d'Alabat (sud-est de Manille) alors qu'ils tentaient de mettre leur embarcation à l'abri.Un cinquième pêcheur a également péri noyé au large de Cebu (centre).

Dans les provinces touchées la tempête de nombreuses averses de grêle, des pluies diluviennes et même des tornades ont été rapportées.
La tempête générant des vents jusqu'à 83 km/h a engendré inondations, glissements de terrain et coupures d'électricité. Selon les services métérologiques, le système devrait se trouver d'ici jeudi matin en mer de Chine du Sud au large de côte ouest de Luzon, la principale île de l'archipel philippin. Il devrait continuer son chemin en s'incurvant vers le Nord-Ouest sans se renforcer.
Fonte


200904W_P.png


wp200904_sat_anim.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ao início desta madrugada a Tempestade tropical Goni fez landfall na zona de Macau, mas não provocou muitos problemas.

Imagem da madrugada (02:30z)

2009wp084kmirimg2009080.gif


Macau, China, 05 Ago (Lusa) - A passagem do tufão Goni provocou 33 pequenos incidentes durante as dez horas em que o sinal oito de tempestade tropical esteve accionado, tendo sido substituído pelo sinal três às 05:30 (22:00 em Lisboa).

A queda de árvores, andaimes, placas publicitárias e pequenos acidentes automóveis, sem registo de quaisquer feridos, foram as situações registadas durante a passagem do Goni por Macau.

Durante as dez horas em que o sinal oito esteve içado, um total de 21 pessoas receberam abrigo no Centro de Acolhimento da Ilha Verde do Instituto de Acção Social.

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/9977366.html
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para além do Goni, um pouco mais para Leste segue a intensificar-se a o agora Tufão MORAKOT, categoria que adquiriu nas últimas horas. É um tufão perigoso pois vai encontrar muitas ilhas (Tawain, Miyakejima, Yaeyama, etc) no seu trajecto além da costa sudeste continental chinesa.

200908052030gms6xir1kmb.jpg


wp200909.gif
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tufões e tempestades deixam 42 mortos e dezenas de desaparecidos na Ásia

Pelo menos 42 pessoas morreram em Taiwan, no Japão e na China, e mais de 70 permanecem desaparecidas após a passagem de vários tufões e tempestades tropicais, que provocaram inundações e deslizamentos de terra, indicaram fontes oficiais nesta segunda-feira.
Em Taiwan, que na sexta-feira foi atingida pelo tufão Morakot ("Esmeralda", em tailandês), pelo menos 23 pessoas morreram, 56 desapareceram e 30 ficaram feridas, informaram nesta segunda os serviços de socorro.
No Japão, o tufão Etau ("Nuvem de tempestade", na língua das ilhas Palau), chegou acompanhado por chuvas torrenciais na costa do Pacífico, deixando 13 mortos e vários desaparecidos, segundo a polícia. A chuva começou no domingo na cidade de Hyogo (centro-oeste), onde foi registrado o maior número de vítimas.
"Estamos fazendo todo o possível para organizar os socorros e tentamos saber se outras pessoas desapareceram", explicou um porta-voz da polícia local. Os canais de televisão mostraram as equipes de socorro trabalhando ao redor de casas destruídas em Sayocho, em Hyogo, onde um rio transbordou. "Foi aterrador. O nível subia com um estrondo ensurdecedor", disse um morador ao canal de televisão público NHK. "Há mais de 60 anos que vivo aqui, mas nunca havia visto algo semelhante". Espera-se que o ciclone chegue à região de Tóquio na manhã de terça-feira. O Etau pode provocar até 250 mm de chuva na capital.
Na tarde de domingo, a tempestade atingiu a China, causando a morte de mais seis pessoas. As autoridades ordenaram a evacuação de mais de um milhão de pessoas em várias províncias. O sul da ilha de Taiwan foi a área mais atingida. Pelo menos 12.000 militares estão mobilizados desde domingo para ajudar os milhares de moradores que ficaram isolados.
Nesta segunda-feira, as fortes chuvas continuam caindo, e dezenas de milhares de pessoas continuam presas por causa das águas nas regiões de Tianan e Chiayi (sudoeste). "São as piores inundações em Chiayi dos últimos 50 anos", afirmou o prefeito, Chen Ming-wen.
Segundo a mídia local, centenas de moradores das aldeias da região, que ficaram completamente isolados neste fim de semana com a queda de uma ponte, podem ter sido soterrados por deslizamentos de terra. Estas informações ainda não foram confirmadas pelas autoridades - que, por outro lado, confirmaram que 23 pessoas morreram no centro e no sul de Taiwan.
O Morakot já causou pelo menos 3,4 bilhões de dólares taiwaneses (106 milhões de dólares) em prejuízos, e deixou mais de um milhão de casas sem água e eletricidade, segundo as autoridades. Em agosto de 1959, um tufão deixou 667 mortos e 1.000 desaparecidos. O mesmo tufão Morakot matou 20 pessoas nas Filipinas no fim de semana, onde centenas de milhares de pessoas tiveram que ser socorridas por causa das inundações.
Nesta segunda-feira, o Morakot foi rebaixado à categoria de tempestade tropical ao se aproximar de Xanghai, capital econômica e financeira da China, onde são esperadas chuvas torrenciais, principalmente em Zheijiang e nas duas outras províncias da costas oriental, Jiangsu e Shandong. As propriedades de mais de 3,4 milhões de pessoas sofreram danos materiais em Zheijiang, onde centenas de aldeias ficaram debaixo d'água e mais de 1.800 casas ficaram destruídas, de acordo com a agência oficial Xinhua.
Mais ao sul, perto da ilha de Hainan, afetada pela tempestade tropical Goni, 156 marinheiros foram resgatados, mas dez continuavam desaparecidos no domingo.

AFP
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Como nunca fico indiferente a estes extremos da Natureza,
aqui fica o apontamento de um furacão cat.5 ( super-tufão Choi-wan)

ri160017btypchoiwan.jpg
[/URL][/IMG]

wp200915.gif
[/URL][/IMG]

No entanto , com a trajectória prevista não haverá
à partida, populações vítimas deste monstro...
Mas Ele aí está : Imponente...