Tufão Vicente: A tempestade sofreu uma rápida intensificação nas últimas 12 horas e passou de categoria 1 para 4 na escala Saffir–Simpson. Vicente está a fazer landfall no sul da China atualmente. Na cidade de Hong Kong foi registrada uma rajada de vento de pouco mais de 130 km/h.
Pelo menos sete pessoas morreram e mais de 20 mil foram forçadas a deixar as suas casas nas Filipinas devido à passagem do tufão Saola pelo arquipélago, informaram as autoridades locais. Há ainda várias pessoas desaparecidas, segundo a Protecção Civil das Filipinas.
O tufão causou nos últimos três dias fortes chuvas e inundações na capital, Manila, e em sete províncias do norte do arquipélago que estão a afetar cerca de 40 mil pessoas. O Governo ordenou a retirada de cerca de 20 mil pessoas de áreas junto à costa.
Os fortes ventos, que atingem os 120 quilómetros por hora com rajadas de 150 quilómetros por hora, e as chuvas registadas devido à passagem do tufão causaram danos em várias infraestruturas e em dezenas de habitações, bem como o cancelamento de cerca de 20 voos e o encerramento de escolas.
O Saola deverá dirigir-se para Taiwan no final da semana, de acordo com os serviços de meteorologia de Manila.
Na China, Damrey e Soala estão fazendo landfall neste momento. A décima segunda tempestade da temporada se formou hoje e pelas previsões atuais também fará landfall na China.
É de facto uma "beleza" metereológica. Se bem que irá causar muitos estragos.
Esta época de furacões no Pacífico Oeste está muito intensa. É o segundo duo de tufões consideráveis a atingir Taiwan e Japão em poucas semanas.
Vejam a imagem mias recente do Bolaven e Tembin, com o Bolaven próximo da categoria 5, e a arrastar o Tembin para trás novamente, numa interacção que é rara em furacões.
Geralmente a essa latitude tão baixa o efeito de coriolis é insignificante, e torna-se dificil os ciclones tropicais adquirirem intensidade e organização a um ritmo muito grande, e mesmo só raramente atingem categorias acima de 3..
Mas em alguns casos, em que há perturbações pré existentes com vorticidade associada, podem-se formar sistemas bem perto do Equador..