Postado quarta às 15:47 12 sistemas já se formaram em 2018, sendo que três chegaram a força de tufão (Jelawat, Maliksi e Prapiroon). Pelo menos 30 mortes foram registradas devido aos ciclones e os prejuízos são estimados em 587 milhões de dólares. Tempestade tropical Maria se formou próximo de Guam. Chuva e ventos fortes estão afetando a região no momento. A pressão em alguns locais chegou a 984 mbar e as rajadas de vento a quase 90 km/h. O ciclone pode ser o primeiro Super Tufão de 2018 de acordo com os modelos. As ilhas de Okinawa devem observar este sistema. Guam
Postado quarta às 16:54 Maria pode passar por rápida intensificação nas próximas 24 horas. GFS e HWRF são os modelos mais agressivo e indicam ciclone chegando na categoria 5. HWRF GFS pico de intensidade - 900 hPa
Postado 17 horas atrás Maria se tornou um tufão. Rápida intensificação em andamento. GFS prevendo um intenso ciclone. Pressão chega a 894 mbar!!!
Super Tufão Maria está no limite para ser atualizado para categoria 5 novamente. Ciclone pelo que vi, foi brevemente um categoria 5 durante a madrugada. Agora devido ao ciclo de substituição foi rebaixada para categoria 4. 10W MARIA 180706 0000 16.0N 142.0E WPAC 140 918 Como no Pacífico Oeste, não existe voos de reconhecimento, eles são extremamente conservadores nas estimativas. O ciclone está passando por um ciclo de substituição da parede do olho neste momento, assim que terminar, deve voltar ganhar força.
Maria enfrentando problemas para se intensificar novamente. O ciclone acabou engolindo um pouco de ar seco no momento do ciclo de substituição da parede do olho. Todos os modelos agora indicam o ciclone mais ao sul, podendo afetar Taiwan.
Maria ainda está enfrentando problemas com ar seco, mas mesmo assim conseguiu se intensificar. O ciclone voltou a ser classificado como um Super Tufão de categoria 4.
Maria perdeu força e agora é categoria 4. Um novo ciclo de substituição da parede do olho vai começar. Ilhas Japoneses devem ser afetadas em breve.