Previsão especial concertos U2 em Coimbra (2 e 3 Outubro)



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boas,
Vince, em que site posso ver esses mapas de precipitação?
Com que frequência são actualizados durante o dia?



Estes mapas do MeteoPT ainda não são públicos, a ideia é serem um dia, mas temos tido alguns problemas nisso. Esperemos que sejam em breve.
De qualquer forma, são do GFS, e podes encontrar em muitos outros sites (desse modelo e de outros):
http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavneur.html
http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php
http://www.wetter3.de/animation.html

Os do ECMWF, tens a saída das 00z (apenas essa) no site do Instituto de Meteorologia
http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/

Pelas últimas informações é expectável que chova muito na manhã/inicio da tarde de domingo, certo?

Sim, a tendência é sobretudo a manhã de Domingo e parte da tarde, falando de Coimbra claro. Tenho falado dos concertos, mas cuidado com as viagens, sobretudo na metade norte. Quando chegarmos às 48 horas teremos também a ajuda de modelos de mesoescala, que nos permitem ter uma ideia melhor em termos horários que os modelos globais não dão neste momento.

Pelo sim pelo não, uma boa gabardine tem que fazer parte da viagem, e se calhar alguma roupa seca de reserva guardada no carro. E mesmo que chova, não é o fim do mundo, desde o «Singin' in the Rain», do «Rain» dos Beatles ou o «Hard Rain's Gonna Fall» do Bob Dylan, a chuva tem sempre aparecido volta e meia nos concertos dos U2, quem sabe até que não surja por isso uma música mais rara fora do alinhamento habitual das set-list's dos últimos concertos :D

 
Editado por um moderador:

Mrsun

Cirrus
Registo
29 Set 2010
Mensagens
4
Local
Setubal
Boas Vince,

Ao que me tenho apercebido a chuva está a "atrasar" cada vez mais, primeiro de sábado para madrugada de domingo, agora madrugada de domingo já quase não choverá, passando para o inicio da tarde mas também mais fraco que anteriormente expectável, sendo a chuva forte para a noite.
Será que poderá "atrasar" ainda mais passando a chuva forte para madrugada de segunda e ficarmos com uma tarde/noite de Domingo mais aliviada?

O que podemos saber da ciclógenese neste momento? Estará a enfraquecer?

Obrigado
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Desculpem o aparte mas a isto chama-se pontaria:). Chover só após o primeiro concerto e acabar a precipitação antes do segundo é extraordinário. Não vou ao concerto mas gosto de U2 e espero que seja um grande espectáculo sem a chuva a atrapalhar.
Já agora também tenho uma espécie de concerto Domingo de manhã na Serra de Sintra e desejo para mim a mesma pontaria que para o concerto dos U2 em Coimbra.:)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Quem vai aos concerto do Domingo tem de ir mentalizado para que vai chover , é praticamente certo que vai chover se bem que o pico da chuva deverá cair durante a tarde até ao inicio da noite :) o vento é outro factor importante se bem que penso que a essa hora do concerto já teria passado também a parte pior ;) bons concertos :thumbsup:
 

meko60

Nimbostratus
Registo
30 Set 2010
Mensagens
1,631
Local
Almada
Boas.Acabei de me registar no Fórum,e como parte interessada nos concertos do próximo fim de semana,principalmente no de Domingo,é com alguma apreensão que vejo as previsões para esse dia,mas como até ao lavar dos cestos é vindima,pode ser que a situação melhore.Parabéns pela abertura deste tópico.:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Pouca coisa mudou desde o último post do Vince.

O concerto de Sábado à noite, continua livre da precipitação, que só deverá chegar durante a madrugada, e que poderá ser intensa durante a manhã e inicio da tarde de Domingo.

Para a noite, as condições de tempo deverão melhorar, embora se continue a prever a possibilidade de alguma chuva.

Meteograma a partir da run das 18z do modelo GFS.

semttulo4y.png



Gráfico

semttulo9t.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O sábado parece em definitivo ter deixado de ser um problema em Coimbra, pelo que vamos concentrar-nos apenas no Domingo.

O pior será provavelmente a partir de meados da manhã e boa parte da tarde, chuva forte e vento forte, fosse na hora do concerto se calhar até poderia colocar em causa a realização do mesmo.
Não obstante o pior ser nessa altura, a ciclogenese gerará outro periodo de instabilidade mais talvez lá para o final da tarde e início de noite, já sem tanto vento, embora esta 2ª fase mais difícil de modelar, a chuva poderá ou não ser moderada e poderá ou não abranger Coimbra mais directamente, talvez não, mas é uma possibilidade. Neste tipo de fase os modelos também podem subestimar a precipitação, que pontual/localmente pode ser mais forte.

Os mapas de precipitação quer do GFS quer do ECMWF mostram precipitação em Coimbra entre as 19h e as 01h (18z-00z), embora julgo que quase toda essa precipitação que aparece nas cartas deverá ser entre as 19h e 22h. É isso que também mostra por exemplo um dos modelo de mesoescala WRF da Universidade de Aveiro , com a chuva a acabar em Coimbra a partir das 21/22 horas. Embora seja a saída de ontem, vem mais ou menos em linha com o que o GFS e ECM também mostram nas saídas de hoje das 00z


gfspiprec072.png


domingoo.gif



Resumo

Concluindo, como tendência para já, no Domingo dificilmente não haverá alguma chuva no estádio após a abertura das portas, eventualmente moderada numa ou outra hora, e provavelmente a acabar pelas 21/22 horas.
Especial cuidado aos que vão viajar de carro, sobretudo os vindos de norte, que a frente com chuva e vento torna a viagem complicada. Mais na véspera recorrendo aos mesoescala será mais fácil perceber as piores horas para estar na estrada.
Para um acompanhamento mais detalhado da situação sem ser apenas sobre os U2 e Coimbra, consultar este tópico:
http://www.meteopt.com/forum/seguim...modelos-outubro-2010-a-4950-mais-recente.html
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nas saídas das 12z (ECM) e 18z (GFS) não houve mudanças muito significativas, maior convergência, o GFS e o ECM estão bastante parecidos, frente activa, ciclogenese moderada a forte, ECM 988mb e GFS 987mb na saída das 18z, mais fraca na das 12z, 993mb.


Para Coimbra, manhã e tarde de chuva, bastante forte com vento forte em parte da manhã e parte da tarde, e à noite, alguma chuva (com sorte) apenas fraca.


gfspiv10m042.png


ecmwfpig500048.png





GFS




GFS Madrugada (01-07h)

gfspiprec036.png



GFS Manhã (07-13h)

gfspiprec042.png




GFS Tarde (13-19h)

gfspiprec048.png




GFS Noite (19-01h)

gfspiprec054.png




ECM


O ECM das 12z tirou um pouco da precipitação para a noite em relação à carta anterior das 00z que está no post anterior.
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Nas saídas das 12z (ECM) e 18z (GFS) não houve mudanças muito significativas, maior convergência, o GFS e o ECM estão bastante parecidos, frente activa, ciclogenese moderada a forte, ECM 988mb e GFS 987mb na saída das 18z, mais fraca na das 12z, 993mb.


Para Coimbra, manhã e tarde de chuva, bastante forte com vento forte em parte da manhã e parte da tarde, e à noite, alguma chuva (com sorte) apenas fraca.




GFS




GFS Madrugada (01-07h)




GFS Manhã (07-13h)





GFS Tarde (13-19h)





GFS Noite (19-01h)





ECM


O ECM das 12z tirou um pouco da precipitação para a noite em relação à carta anterior das 00z que está no post anterior.

No Domingo, com um gradiente de pressão, entre a Corunha e Sagres, da ordem dos 20 hPa (nas cartas de prognóstico) a situação de temporal no mar e a intensidade do vento no litoral oeste e nas terras altas, são factores a ter em conta, nesta primeira situação gravosa de Outono...claro está, para além da quantidade de precipitação elevada, já referida, em especial no Norte e no Centro.
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
Nao vou aos concertos, (ñ sou aficionado), mas vou anda por lá:thumbsup:

Mais 1 aqui para a porta de casa...:D vão ser poucos, vão.

Que azar o meu... quando compramos bilhetes disse que não me importava de ir domingo com o meu irmão para que outros 5 da família fossem no sábado, e agora isto....:rain:
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Mais 1 aqui para a porta de casa...:D vão ser poucos, vão.

Que azar o meu... quando compramos bilhetes disse que não me importava de ir domingo com o meu irmão para que outros 5 da família fossem no sábado, e agora isto....:rain:
Donde moro até dá p ver os ecrans :D