PREVISÃO INVERNO 2006/2007- 1ª Edição

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Só de pensar nesse de 56 até fico :confused: :confused: , tanta neve nesse ano. Em portimão cairam mais de 20cm pelos relatos dos meus avós. Neve á cota 0 no algarve e cairam em 2 dias penso eu :w00t: :w00t: :w00t: :w00t:

Não terá sido em 1954, quando nevou em todo o SW da Península?
 


kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Só de pensar nesse de 56 até fico :confused: :confused: , tanta neve nesse ano. Em portimão cairam mais de 20cm pelos relatos dos meus avós. Neve á cota 0 no algarve e cairam em 2 dias penso eu :w00t: :w00t: :w00t: :w00t:

O de 87 foi outro episodio onde o frio tb atacou bem o Algarve. Penso que aqui no norte do País isso significa neve a potes :p

Não terá sido em 1954, quando nevou em todo o SW da Península?

Ai ai aiiii até me dá uma coisa só de pensar!!! 20 cm de neve... Até os meus avós falavam disso, foram dias sem se poder trabalhar, aqui no Alto Alentejo a Neve tornou intransitável caminhos e impossível deslocações a pé!! :w00t:

Quanto à data também me parece que será 1954. Pois foi este o ano das fotos que por ai aparecem de Lisboa toda nevada. :cool:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Ai ai aiiii até me dá uma coisa só de pensar!!! 20 cm de neve... Até os meus avós falavam disso, foram dias sem se poder trabalhar, aqui no Alto Alentejo a Neve tornou intransitável caminhos e impossível deslocações a pé!! :w00t:

Quanto à data também me parece que será 1954. Pois foi este o ano das fotos que por ai aparecem de Lisboa toda nevada. :cool:

Em Fevereiro 1954 nevou em cidades como Lisboa, Sevilha e em praticamente todo o SW da Península.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Pois poderá ser o ano de 54, mas o de 56 tb foi um bom ano, qualquer ano da decada de 50 penso que foi muito bom :cold: :cold: :cold: :cold: :cold: . Agora que eu gostava de ver neve á cota 0 este ano em Portugal isso gostava e dava um bom assunto de discussão. :cold: :cold: :cold: :cold:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Pois poderá ser o ano de 54, mas o de 56 tb foi um bom ano, qualquer ano da decada de 50 penso que foi muito bom :cold: :cold: :cold: :cold: :cold: . Agora que eu gostava de ver neve á cota 0 este ano em Portugal isso gostava e dava um bom assunto de discussão. :cold: :cold: :cold: :cold:

Fevereiro de 1956 foi um dos mais frios dos últimos 100 anos em Portugal. Também caíram grandes nevões nesse mês, mas mais na região norte.
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Pois poderá ser o ano de 54, mas o de 56 tb foi um bom ano, qualquer ano da decada de 50 penso que foi muito bom :cold: :cold: :cold: :cold: :cold: . Agora que eu gostava de ver neve á cota 0 este ano em Portugal isso gostava e dava um bom assunto de discussão. :cold: :cold: :cold: :cold:

Tipo ficar-mos uma semana sem net e electricidade devido ao grande acumular de neve!!! :lmao: :D :thumbsup:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Pois poderá ser o ano de 54, mas o de 56 tb foi um bom ano, qualquer ano da decada de 50 penso que foi muito bom :cold: :cold: :cold: :cold: :cold: . Agora que eu gostava de ver neve á cota 0 este ano em Portugal isso gostava e dava um bom assunto de discussão. :cold: :cold: :cold: :cold:

Cota 0?? Isto seria um pouco exagerado....
Mas que gostava de ver neve na minha terra (538 metros), lá isso queria......
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
E em Janeiro foi a que cota?;) O areal da Figueira da Foz ficou branco, e em Sines tb

Não me recordava que tinha chegado a esse ponto:confused: ... Mas olhando por esse prisma, se as condições de este inverno forem idênticas às do anterior ou melhores a nível de frio, então poderá se repetir.
A minha realidade por aqui é muito diferente, a neve só cai a partir dos 1500 metros e é quando cai.... daí a minha :confused: :confused: .
Mas claro, o clima continental é mais propício a estes eventos estremos, que propriemente numa ilha...
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Não me recordava que tinha chegado a esse ponto:confused: ... Mas olhando por esse prisma, se as condições de este inverno forem idênticas às do anterior ou melhores a nível de frio, então poderá se repetir.
A minha realidade por aqui é muito diferente, a neve só cai a partir dos 1500 metros e é quando cai.... daí a minha :confused: :confused: .
Mas claro, o clima continental é mais propício a estes eventos estremos, que propriemente numa ilha...

Pois, aqui foi cota 0 na maioria dos locais a sul do Mondego :cold: :cold: :cold: , se espreitares o segundo painel do GFS verás lá uma tentativa de repetição, mais fraca, mas uma grande tentativa em pleno mês de Outubro :thumbsup:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
este Inverno e na minha opinião vai ser no geral Temperado e molhado, contudo poderemos assistir a periodos de mudança radical para frio e molhado e principalmente devido a bloqueios no atlântico e, por onde andarão depressões que eventualmente poderão mergulhar para sul, isto é a grande diferença.;)
Contudo espero que esteja enganado quanto ao temperado no geral:D :p
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas,
A NOAA acaba de libertar a previsão para o Inverno 2006-2007 nos USA, e prevêm um Inverno ameno (mais no NE) e um fraco a moderado El Niño (uma raio pequeno diga-se de passagem:lmao: )
Será poderá significar alguma coisa para a Europa, poderá indicar uma posição do ANT. na gronelândia alimentando o NE com ar mais ameno:huh: :rolleyes: ;)

http://www.noaanews.noaa.gov/stories2006/s2716.htm
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Boas,
A NOAA acaba de libertar a previsão para o Inverno 2006-2007 nos USA, e prevêm um Inverno ameno (mais no NE) e um fraco a moderado El Niño (uma raio pequeno diga-se de passagem:lmao: )
Será poderá significar alguma coisa para a Europa, poderá indicar uma posição do ANT. na gronelândia alimentando o NE com ar mais ameno:huh: :rolleyes: ;)

http://www.noaanews.noaa.gov/stories2006/s2716.htm

Consegues explicar isso com mais pormenor... keria perceber melhor:rolleyes: