Previsão Meteorológica (ajuda)

Gonçalo

Cirrus
Registo
17 Nov 2009
Mensagens
9
Local
Seixal
Há alguns dias que estou indeciso se devo ou não responder ao seu pedido de ajuda

1 - Entendo inadmissível que um "Professor" do meu País, trate de forma tão errada e ignorante o tema da previsão Meteorológica...ser Professor, no meu entender, é transmitir conhecimentos e não falar de coisas que desconhece,
...cito: ...Faça a previsão meteorológica, com base na informação de satélite, para os dias posteriores ao intervalo de tempo estudado....
2 - A minha intervenção não ajudando muito, não é para o Gonçalo é para o Forum, pois reparo que existe muita confusão sobre o que é uma Previsão Meteorológica...mas no Forum todos vamos falando e dizemos o que nos apetece... sem a responsabilidade de um Professor, lamento profundamente o azar que tem...não sei se voltarei a comentar este tema, pois não me sinto com vocação, nem saberes, para endireitar o que vai mal por este País.

Cumpts


Ok muito obrigado na mesma.
Mas acho que percebeu o porquê de eu criar um tópico. Tive que procurar ajuda fora da escola porque a minha professora nem soube explicar bem o que é que era para fazer. Disse para pesquisar, dando-nos algumas indicações, mas mesmo assim não foi esclarecedor.
;)
 


Gonçalo

Cirrus
Registo
17 Nov 2009
Mensagens
9
Local
Seixal
Bem realmente esse tópico que pede para fazer a previsão meteorológica com base nas imagens de satélite não faz sentido... Acho que devias tentar esclarecer com o professor esse problema... Porque olhando para as imagens de satélite não se consegue fazer previsões "para os dias posteriores".
Para fazeres uma previsão para os dias posteriores com o conhecimento de 11º ano a única maneira é ver as previsões dos modelos.

Eu já perguntei e a resposta não foi conclusiva.
Em princípio, vou seguir os conselhos dum user (acho que foi o Trovoadas) que me falou das imagens do radar "doppler". Assim, vou fazer previsões não muito correctas mas também não se pode pedir mais que isso com as indicações dadas.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Eu já perguntei e a resposta não foi conclusiva.
Em princípio, vou seguir os conselhos dum user (acho que foi o Trovoadas) que me falou das imagens do radar "doppler". Assim, vou fazer previsões não muito correctas mas também não se pode pedir mais que isso com as indicações dadas.

Aproveita o dia de hoje, tens imagens de satélite e radar muito úteis para o teu trabalho.
 

Gonçalo

Cirrus
Registo
17 Nov 2009
Mensagens
9
Local
Seixal
Não estão um pouco equivocados ? O trabalho não é da área de meteorologia mas de física pelo que pode ser natural a questão não ser extremamente rigorosa visto ser uma matéria provavelmente acessória na disciplina. Nem estou a perceber um trabalho deste género em Física do 11ºano, não costumava ser em Geografia ?


Sobre as imagens de satélite. Claro que as imagens de satélite servem para previsão. Mesmo nowcasting é previsão só que de curto prazo, 6 horas.




Se estão a olhar para uma imagem de satélite a ver por exemplo a evolução de uma frente e a calcular quanto tempo ela demora a chegar ao vosso local, isso é nowcasting, mas o que estão a fazer ? Estão a fazer uma previsão, de curto prazo. E é nesse curto prazo que se deve fazer previsão dessa forma, recorrendo a satélites, radar ou observações e esquecer nessa altura os modelos. Quem diz uma frente diz uma célula. Quando dizem que a célula vai dirigir-se para aqui e olham para a evolução dela, especulam quando chegará e como estará nessa altura, não estão a fazer previsão ? Claro que sim.

E já agora, a própria informação recolhida pelos satélites (vapor de água, temperatura das nuvens, etc,etc) é toda injectada nos modelos e é um dos principais inputs dos modelos, a par das sondagens e observações de superfície.


Sobre o trabalho, tá certo que poderia estar um pouco melhor explicado, mas a mim parece-me uma coisa bastante simples. Acompanhar as imagens de satélite e com base na mesma prever como o tempo vai mudar nas horas ou dias a seguir, e finalmente relacionar as imagens em cada momento com os dados que as estações do IM vão registando, ou seja, colocar lado a lado por exemplo as imagens de uma frente num dado local e com o efeito da mesma antes de chegar, durante a passagem e após a passagem

Parece-me fácil de compreender os objectivos do trabalho. Poderia estar melhor explicado que provavelmente falamos de previsões de curto prazo, nowcasting. Mas mesmo isso é relativo, eu posso estar a olhar para imagens de satélite de algo que ainda está longe e a um ou mais dias, mas não deixa de ser útil estar a olhar para o satélite para fazer as minhas previsões, confrontando modelos com o que se está mesmo a passar.


Sim, o trabalho é de Física (nem sequer tenho Geografia) e é obviamente um tema acessório. Contudo, eu gosto de saber o que estou a fazer e como não obtive grandes esclarecimentos na aula, publiquei aqui um tópico.
Obrigado pela ajuda, eu iria fazer algo parecido (pelas respostas que outros users me tinham dado) juntando ainda as imagens de radar, que permitem uma melhor visualização se se aproximam núcleos de baixa pressão. Comprenda portanto que não vim aqui com o objectivo de "me fazerem o trabalho" mas sim de esclarecer em que medida é que posso fazer uma previsão (supostamente seria uma previsão num intervalo de tempo de dias mas já constatei que isso seria praticamente impossível). Obrigado