Previsão Sazonal e Desejos - Inverno 2008/2009

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

então o Inverno foi uma porcaria...


Eu também fico perplexo com as coisas que se dizem aqui...:huh:

então o AA chegou e inverno já acabou?:huh::disgust:

Não acaba só em Março ( no calendário)? Até lá não podem ocorrer de novo depressões chuvas, neve, ventos, trovoadas...?

E inclusive na Primavera não podem ocorrer também trovoadas , chuvas e neve ??

Lá porque veem o AA instalado nos modelos não quer dizer que este dure para sempre...e se quiserem a minha opinião o tempo de chuva persistente já enjoava.... aproveitem para disfrutar do sol e dar uns passeios ...que também faz falta!:thumbsup:
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

então o Inverno foi uma porcaria...


Eu também fico perplexo com as coisas que se dizem aqui...:huh:

então o AA chegou e inverno já acabou?:huh::disgust:

Não acaba só em Março ( no calendário)? Até lá não podem ocorrer de novo depressões chuvas, neve, ventos, trovoadas...?

E inclusive na Primavera não podem ocorrer também trovoadas , chuvas e neve ??

Lá porque veem o AA instalado nos modelos não quer dizer que este dure para sempre...e se quiserem a minha opinião o tempo de chuva persistente já enjoava.... aproveitem para disfrutar do sol e dar uns passeios ...que também faz falta!:thumbsup:

Exacto!

Realmente não entendo como dia 11 de Fevereiro se pode dizer que o Inverno acabou!
Só se for depois de tanta "barriga cheia" de eventos neste Inverno, já só sermos agora satisfeitos por eventos extremos! Lá por vir agora o AA, ninguém garante que dure muito e que não venham mais eventos.. E mesmo com AA, tempo seco, de sol, e muito frio não é típico de Inverno? Que me lembre sim! E até ontem os modelos davam um cenário desses.. Agora não dão, mas quem sabe voltam a dar?
Claro que aos poucos, especialmente a partir do final de Fevereiro as chances de eventos "invernais" de frio extremo diminuem.. Mas daí ao fim do Inverno...
:huh:
Muitas das grandes vagas de frio históricas ocorreram por esta altura, e algumas importantes no início de Março.. Não é preciso recuar muito.. 2005... :rolleyes:
Claro que agora a insolação é maior, mais horas e mais forte,etc.. Mas a atmosfera tem um certo desfasamento no arrefecimento em relação ao ciclo solar anual, portanto nas condições sinópticas certas, são perfeitamente normais entradas frias já no final do Inverno (nem digo agora sequer....) com todo o ar frio generalizado nas latitudes altas..
Até pode não haver mais nada de interessante, e manter-se tempo seco e morno até á Primavera, é uma hipótese.. Mas declarar o Inverno como "morto" a 11 de Fevereiro é incrivelmente ambicioso!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Não dou mais de 10 dias ao AA aqui :p quanto ao inverno foi histórico no norte rigoroso no Centro/Sul e um pouco abaixo do normal no sul principalmente o Algarve, dai entender o pessoal do Algarve mas o que não podem é generalizar ;) e quanto a parte de vir o calor e as trovoadas sou mais um a favor :p cada um com a sua panca :D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Não dou mais de 10 dias ao AA aqui :p quanto ao inverno foi histórico no norte rigoroso no Centro/Sul e um pouco abaixo do normal no sul principalmente o Algarve, dai entender o pessoal do Algarve mas o que não podem é generalizar ;) e quanto a parte de vir o calor e as trovoadas sou mais um a favor :p cada um com a sua panca :D

Estou de acordo totalmente contigo, embora só acrescente a minha opnião quanto ás trovoadas que este ano serão rarissimas.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Estou de acordo totalmente contigo, embora só acrescente a minha opnião quanto ás trovoadas que este ano serão rarissimas.

Eu diria mais: nos últimos anos temos assistido a um decréscimo evidente do fenómeno da trovoada, um pouco por todo o país.:angry:

Alguém terá uma explicação para este facto? É mais uma consequência do dito aquecimento global? :lol:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Eu diria mais: nos últimos anos temos assistido a um decréscimo evidente do fenómeno da trovoada, um pouco por todo o país.:angry:

Alguém terá uma explicação para este facto? É mais uma consequência do dito aquecimento global? :lol:

Não me parece muito nítido esse decréscimo. Acho que tivemos dois anos muito bons, nomeadamente 2006 e 2007. O ano passado foi já um pouco mais fraco, quando comparado com esses dois, mas não terá ficado muito longe dos valores normais. Pelo menos por aqui.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Não me parece muito nítido esse decréscimo. Acho que tivemos dois anos muito bons, nomeadamente 2006 e 2007. O ano passado foi já um pouco mais fraco, quando comparado com esses dois, mas não terá ficado muito longe dos valores normais. Pelo menos por aqui.

Em Bragança, onde vou com frequência (tenho aí família), estou de acordo. Referia-me mais ao litoral, nomeadamente à zona do Porto, onde no passado ficava sem luz amiúde devido a trovoadas e actualmente quase não se passa nada...:sad:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Isso é discutível também eu acho..
Em Lisboa, já por si são raras as trovoadas de Primavera/Verão, mas então nos últimos anos tinha sido fraquíssimo.. Mas por exemplo em 2007 foi um fartote na zona de Lisboa e Setúbal..
Por isso não vou muito por aí..
;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Segundo este estudo que está neste tópico as cutoff's são mais frequentes em anos secos de ausência de muitas frentes atlânticas. Como o ano 2009 não está a ser propriamente seco até ao momento, as frentes tem sido de visita regular, talvez não tenhamos muitas gotas frias na Primavera, e as trovoadas respectivas. Mas não gosto nada de fazer este tipo de raciocínios. Tal como o raciocínio muito frequente de que o Verão será frio ou ameno só porque o Inverno está a ser frio, à antiga. Temos até aí um bom exemplo, o da Austrália, onde no sudeste do país ainda há pouco tinha neve tardia e agora recentemente apanharam com uma onda de calor de bater recordes. O tempo por vezes não gosta nada de seguir certas vias mais directas e óbvias, por vezes sai tudo ao contrário do que nos parece mais lógico (*)

Quanto ao Algarve, acho que tem reclamado muito mas de forma bastante desproporcional. Janeiro foi normal ou quase normal, o Algarve nunca foi beneficiado pelas frentes atlânticas nesta altura do ano, os meses decisivos em termos de precipitação para o Algarve são os do Outono e os da Primavera. De tanto reclamarem com Janeiro que até foi simpático, vamos lá a ver se a fava não vem é na Primavera e nessa altura já estoiraram todo o orçamento das queixas e precisam de fazer um orçamento rectificativo suplementar :)



(*) Indo umas páginas mais atrás neste tópico, já repararam no monumental descalabro que foram as previsões sazonais feitas em Dezembro (quase na véspera) para o mês de Janeiro quanto a precipitação para os nosso lados ?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Segundo este estudo que está neste tópico as cutoff's são mais frequentes em anos secos de ausência de muitas frentes atlânticas. Como o ano 2009 não está a ser propriamente seco até ao momento, as frentes tem sido de visita regular, talvez não tenhamos muitas gotas frias na Primavera, e as trovoadas respectivas. Mas não gosto nada de fazer este tipo de raciocínios. Tal como o raciocínio muito frequente de que o Verão será frio ou ameno só porque o Inverno está a ser frio, à antiga. Temos até aí um bom exemplo, o da Austrália, onde no sudeste do país ainda há pouco tinha neve tardia e agora recentemente apanharam com uma onda de calor de bater recordes. O tempo por vezes não gosta nada de seguir certas vias mais directas e óbvias, por vezes sai tudo ao contrário do que nos parece mais lógico (*)

Quanto ao Algarve, acho que tem reclamado muito mas de forma bastante desproporcional. Janeiro foi normal ou quase normal, o Algarve nunca foi beneficiado pelas frentes atlânticas nesta altura do ano, os meses decisivos em termos de precipitação para o Algarve são os do Outono e os da Primavera. De tanto reclamarem com Janeiro que até foi simpático, vamos lá a ver se a fava não vem é na Primavera e nessa altura já estoiraram todo o orçamento das queixas e precisam de fazer um orçamento rectificativo suplementar :)



(*) Indo umas páginas mais atrás neste tópico, já repararam no monumental descalabro que foram as previsões sazonais feitas em Dezembro (quase na véspera) para o mês de Janeiro quanto a precipitação para os nosso lados ?

vendo pela logica o inverno foi frio e o verao tem de ser quente para manter as medias ;) mesmo assim sao apenas suposições baseadas em muito poucos factos......como odeio as sasonais:lmao::lmao:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
(*) Indo umas páginas mais atrás neste tópico, já repararam no monumental descalabro que foram as previsões sazonais feitas em Dezembro (quase na véspera) para o mês de Janeiro quanto a precipitação para os nosso lados ?

As previsões sazonais, na minha opinião, têm pouco valor. Eu prefiro nem olhar para elas:)
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Estou de acordo totalmente contigo, embora só acrescente a minha opnião quanto ás trovoadas que este ano serão rarissimas.

Já agora como é que sabes que este ano as trovoadas vão ser "rarissimas":huh:, este verão até poderão vir mais trovoadas do que o ano passado:D.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Em Bragança, onde vou com frequência (tenho aí família), estou de acordo. Referia-me mais ao litoral, nomeadamente à zona do Porto, onde no passado ficava sem luz amiúde devido a trovoadas e actualmente quase não se passa nada...:sad:

Não sei qual é a média anual de número de dias com trovoada em Portugal, mas penso que não sejam tantos, como à partida gostaríamos.
Então no litoral oeste, devem-se contar pelos dedos das mãos. :hehe:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Já agora como é que sabes que este ano as trovoadas vão ser "rarissimas":huh:, este verão até poderão vir mais trovoadas do que o ano passado:D.

É fácil, como aposto num Verão fresco é complicado que se formem trovoadas ;) a não ser nas áreas ao pé da fronteira, e mesmo assim sabe Deus :p