Previsão Sazonal e Desejos - Inverno 2008/2009

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sabem o que eu acho !!
Criticam muito os Algarvios por dizermos que este Outono ou Inverno foi uma seca e que estamos a generalizar ...
É verdade estamos a generalizar ... e nisso têm razão, mas digam-me alguém que tivesse dito por regiões !!
O Algarvio1980 e as outras pessoas Algarvias sabem disso, tenho lido quase todos os posts e apenas vejo expressões a falar de Invernos á moda antiga, inverno memorável, um dos melhores invernos dos ultimos anos, ect ...

Digam-me sinceramente:
Não estarão os outros tb a generalizar !!
Porque não dizem que é um Inverno histórico no Norte e normal/seco no Sul !!
Porque não dizem que é Histórico no Norte devido aos grandes fenómenos de neve e frio, porque é sobretudo relativamente a esses factores que foi histórico !!
Será mentira que tivemos todos meses abaixo da média aqui no Sul (em especial no Algarve) desde Setembro (não inclusive)!! (Janeiro foi o unico muito próximo)

E o Vince que parece que anda sempre atrás dos Algarvios por estarmos a queixar-nos .. Porque será que apenas os do Norte podem queixar-se !!
Vince falas em médias ... mas diz-me lá estas médias não tem vindo a baixar década a década, se fizermos uma média agora dos ultimos 8/10 anos relativamente a Janeiro e Fevereiro ela não baixará mais !!
o CPC diz que a média em faro em Janeiro é de 55 mm. Qual relativamente a que decada ou intervalo de tempo se baseiam !!
é verdade que o problema não foi Janeiro e certamente tb não será Fevereiro isto tomando em atenção as ultimas decadas mas noto claramente que relativamente as estes dois ultimos meses baixou imenso nos ultimos 20 anos !!

PS: Agora pega nisto ... e diz que estão Off_Topic e mete onde queiras ... não quero saber, estou farto de discussões, uns aqui parecem filhos e outros enteados !!
Vejam se percebem uma coisa ... quando as pessoas aqui falam em Invernos históricos ou Invernos secos e não referem mais nada falam mais concretamente á sua zona !!
Já li dezenas de posts assim e estive calado .. e ninguém algarvio disse nada, mas quando os algarvios abrem a boca caiem logo em cima !!
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Dados de Outubro de 2007 a 10 de Fevereiro de 2008:

Outubro: 93 mm
Novembro: 53 mm
Dezembro: 59 mm
Janeiro: 27 mm
Fevereiro: 3 mm

Total: 235 mm

Dados de Outubro de 2008 a 10 de Fevereiro de 2009:

Outubro: 32 mm
Novembro: 25 mm
Dezembro: 27 mm
Janeiro: 52 mm
Fevereiro: 39 mm

Total: 175 mm

Défice: 60 mm

Fonte: Tempo no Algarve

Podem consultar têm lá todos os dados, e façam a comparação, só Janeiro de 2009 choveu quase o dobro do que em 2008, enquanto nos outros meses choveu menos 50% a 65%.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
o CPC diz que a média em faro em Janeiro é de 55 mm. Qual relativamente a que decada ou intervalo de tempo se baseiam !!

Segundo o IM, a precipitação média do mês de Janeiro em Faro é de 62,7mm (normal de 1971-2000).

Também segundo o IM, Faro registou este último mês de Janeiro 66,6mm.

IM
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Dados de Outubro de 2007 a 10 de Fevereiro de 2008:

Outubro: 93 mm
Novembro: 53 mm
Dezembro: 59 mm
Janeiro: 27 mm
Fevereiro: 3 mm

Total: 235 mm

Dados de Outubro de 2008 a 10 de Fevereiro de 2009:

Outubro: 32 mm
Novembro: 25 mm
Dezembro: 27 mm
Janeiro: 52 mm
Fevereiro: 39 mm

Total: 175 mm

Défice: 60 mm

Fonte: Tempo no Algarve

Podem consultar têm lá todos os dados, e façam a comparação, só Janeiro de 2009 choveu quase o dobro do que em 2008, enquanto nos outros meses choveu menos 50% a 65%.

Estás a esquecer o Fevereiro de 2009, que vai bem lançado para ficar bem acima do homólogo de 2008.;)

Contudo, no caso do Algarve, o problema da pluviosidade é sem dúvida o problema nº1, porque ou chove na altura certa ou então isso não irá acontecer concerteza no Verão! Acrescente-se ainda o facto de nessa altura o consumo de água aumentar e de que maneira (nº de turistas, regar campos de golf, etc) e compreende-se que os nossos amigos algarvios caracterizem o Inverno/Outuno em função da quantidade de água que cai lá de cima e não, por exemplo, como no norte temos o hábito de fazer, pelo nº de dias de neve, de trovoadas, temperaturas negativas e outros fait-divers.:mad:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Estás a esquecer o Fevereiro de 2009, que vai bem lançado para ficar bem acima do homólogo de 2008.;)

Total do mês de Fevereiro de 2008 foi de 65 mm, nota que a precipitação ocorreu na 2ªquinzena do mês, neste momento em 2009 levo 39 mm este mês, ainda faltam chover 26 mm para igualar o mesmo valor que em 2008.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
quando os algarvios abrem a boca caiem logo em cima !!

Vá lá, não digas isso, daqui a nada vem as teses da cabala e das campanhas negras, deixa essas coisas pro Sócrates :)
O que se passa é que tens feito tanto barulho ultimamente que qualquer pessoa fica curiosa e resolve investigar se será assim tão mau. Apenas e só isso, de certa forma és o principal responsável por estarmos a discutir esse assunto (Algarve) tantas vezes.

E na minha opinião não me parece assim tão mau. Mas cada um interpreta os dados como quiser. Olhemos por exemplo para o índice de seca (PDSI do IM) nos últimos 12 meses:

anomdj5.jpg


Olhando para estas cartas, tem sido tão mau assim a situação no Algarve ? Eu acho que não, acho que havia regiões bem piores que o Algarve e o mês de Janeiro corrigiu alguns problemas que eram bem mais preocupantes do que o Algarve. Acho mesmo que o Algarve passou o último ano numa posição bem mais confortável que muitas outras regiões. Em termos gerais, o Inverno tem sido simpático para o país. Pode não ter reposto a normalidade no Algarve, mas sinceramente acho que nesta altura do ano importava repôr esses niveis mais a norte, que o Algarve depois tem ainda a Primavera convectiva para corrigir coisas, o que ao norte já não costuma acontecer. É apenas a minha opinião.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Algarve Algarve Algarve xiii aqui não se fala de outra coisa :D

Vamos lá por isto em pratos limpos, o problema da falta de ocorrência de precipitação no Algarve e Baixo Alentejo é só devida a uma única mudança a nivel de padrões atmosféricos e qualquer um pode comprovar isso, a não ser que eu ande muito trocado, aquilo que se passa no Algarve é que deixou de ter as suas depressões de Outono/Inverno localizadas a Oeste/Suduoeste para passarem a estar localizadas a Noroeste/Norte ou seja, houve uma mudança brusca nos padrões atmosférico daí o Algarve se estar a resentir tanto a nivel de precipitação, tal situação tem-se vindo a verificar desde 2004/2005 e arrastado até aos dias de hoje.

A acrescentar a isto ainda veio um problema maior que vem na sequência da deslocação/origem das depressões de Oeste/Sudoeste, para Noroeste/Norte, é o problema do AA que tem teimado em presistir por cima da Peninsula Ibérica quando antigamente ou ia para Oeste e "abandonava" Portugal, ou então deslocava-se para a Escandinávia onde proporcionava os grandes nevões de antigamente ao nosso país, neste momento o próprio AA tambem está em deslocação isto é, está a ir para sul para as latitudes das Canárias e da Madeira, isto leva a que muitas vezes o Algarve "leve" com cristas anticiclónicas tornando assim o clima mais seco, pois é o lugar de Portugal que fica mais exposto ás oscilações do AA, visto que ele anda a transitar essencialmente entre os Montes Cantábricos e as Canárias.

Toda esta maluqueira a nivel do AA, mas essencialmente a nivel da posição das depressões que tem morto, pouco a pouco totalmente as trovoadas.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Total do mês de Fevereiro de 2008 foi de 65 mm, nota que a precipitação ocorreu na 2ªquinzena do mês, neste momento em 2009 levo 39 mm este mês, ainda faltam chover 26 mm para igualar o mesmo valor que em 2008.

Espero que os desertos de África se mantenham bem quietinhos no seu local habitual e se arranjem soluções para o Alentejo e Algarve em anos de menor precipitação (ver Alqueva, por exemplo):thumbsup:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Como já disse e repito, existe desde 1990 uma tendência clara para uma redução da precipitação média no sotavento algarvio, e isso está bem patente nas diferenças entre a norma 1971-2000 e a norma anterior.

De facto, na norma 1961-1990 a precipitação está concentrada entre Outubro e Fevereiro. Abril e Março já são mais meses de aguaceiros e trovoadas. Contudo, na nova norma, verifica-se uma tendência para um primeiro trimestre do ano mais seco, e um Abril e Dezembro mais húmidos.

Não hesito em afirmar que desde 1990 o clima no Algarve sofreu alterações, que continuam a afirmar-se, e a tendência é para ficar mais seco e quente.


Como sou jovem não sei como eram as coisas antes de 1990, mas recordo-me que quando era criança as trovoadas no Algarve eram mais frequentes, e havia uma maior distribuição da chuva ao longo do ano; para além disso, havia um maior número de dias com nebulosidade.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Não sei qual é a média anual de número de dias com trovoada em Portugal, mas penso que não sejam tantos, como à partida gostaríamos.
Então no litoral oeste, devem-se contar pelos dedos das mãos. :hehe:

Se para qualquer tema é normal alguém apresentar estatisticas adquadas, será que não se arranja o nº médio de dias de trovoada por mês e por região?:)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Como já disse e repito, existe desde 1990 uma tendência clara para uma redução da precipitação média no sotavento algarvio, e isso está bem patente nas diferenças entre a norma 1971-2000 e a norma anterior.

De facto, na norma 1961-1990 a precipitação está concentrada entre Outubro e Fevereiro. Abril e Março já são mais meses de aguaceiros e trovoadas. Contudo, na nova norma, verifica-se uma tendência para um primeiro trimestre do ano mais seco, e um Abril e Dezembro mais húmidos.

Não hesito em afirmar que desde 1990 o clima no Algarve sofreu alterações, que continuam a afirmar-se, e a tendência é para ficar mais seco e quente.


Como sou jovem não sei como eram as coisas antes de 1990, mas recordo-me que quando era criança as trovoadas no Algarve eram mais frequentes, e havia uma maior distribuição da chuva ao longo do ano; para além disso, havia um maior número de dias com nebulosidade.


Não é só no Algarve que as trovoadas eram mais frequentes,eu lembro-me bem que nas decadas de 80/90 havia todos os verões trovoadas aqui no Porto sobertudo no final daqueles dias quentes e abafados e quando se conjugava atmosfera instável e calor...o céu a E/SE começava a escurecer muito.. ficava abafado e era cada uma que até assustava por vezes....rajadas de vento levantavam-se antes da trovoada e isto não falhava todos os verões....agora são bem mais raras ou fracas...Lembro-me de uma em 1988 no final dum dia extremamente quente ( 36 ºc) a circulação de vento esteve sempre de SE ( a brisa marítima não soprou) e ao fim do dia começaram a vir de SE uns pequenos cúmulos ( para leste o céu já estava escuro) e em coisa de 30 minutos cresceram até chegar a grandes cumulonimbos carregados de actividade , no começo da noite fortes rajadas de S a quase 90 km /h sopravam enquanto se viam os relâmpagos a aproximarem-se e a cair á frequencia de 1 por segundo ou mais...o resto da noite foi de grande chuva, vento, e a mais forte ( e duradoura ) trovoada e que assisti aqui no Porto... um corte de luz escureceu grande parte da cidade...

recordações de tempos idos... :)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Se para qualquer tema é normal alguém apresentar estatisticas adquadas, será que não se arranja o nº médio de dias de trovoada por mês e por região?:)

O número médio anual de dias de trovoada, para a série de 1931-1960, anda à volta dos 10 dias na maior parte dos locais. As estações do Algarve até apresentam valores mais baixos (entre 5 e 9 dias).
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
O número médio anual de dias de trovoada, para a série de 1931-1960, anda à volta dos 10 dias na maior parte dos locais. As estações do Algarve até apresentam valores mais baixos (entre 5 e 9 dias).

Obrigado Dan. Se calhar convinha acrescentar que uma trovoada em Bragança vale bem duas ou mais trovoadas na maior parte das outras regiões:lol:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Obrigado Dan. Se calhar convinha acrescentar que uma trovoada em Bragança vale bem duas ou mais trovoadas na maior parte das outras regiões:lol:

Sim concordo. Apesar dos valores das normais serem homogéneos na normal que o Dan referiu, no litoral temos as frentes que podem gerar alguma trovoada isolada e contribuir para as estatísticas, mas aquelas trovoadas realmente violentas e significativas são e serão sempre um fenómeno mais do interior. Mas fiquei surpreendido com os fracos valores do Algarve nessa serie 1931-1960.