Previsão Sazonal e Desejos - Inverno 2008/2009



Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Eu tenho lido mas é relativamente a VRSA, tens a certeza que é Faro !!

No mês de Janeiro, VRSA apresenta um valor médio de 70,0mm e Faro de 66,6mm.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não é só no Algarve que as trovoadas eram mais frequentes,eu lembro-me bem que nas decadas de 80/90 havia todos os verões trovoadas aqui no Porto sobertudo no final daqueles dias quentes e abafados e quando se conjugava atmosfera instável e calor...o céu a E/SE começava a escurecer muito.. ficava abafado e era cada uma que até assustava por vezes....rajadas de vento levantavam-se antes da trovoada e isto não falhava todos os verões....agora são bem mais raras ou fracas...Lembro-me de uma em 1988 no final dum dia extremamente quente ( 36 ºc) a circulação de vento esteve sempre de SE ( a brisa marítima não soprou) e ao fim do dia começaram a vir de SE uns pequenos cúmulos ( para leste o céu já estava escuro) e em coisa de 30 minutos cresceram até chegar a grandes cumulonimbos carregados de actividade , no começo da noite fortes rajadas de S a quase 90 km /h sopravam enquanto se viam os relâmpagos a aproximarem-se e a cair á frequencia de 1 por segundo ou mais...o resto da noite foi de grande chuva, vento, e a mais forte ( e duradoura ) trovoada e que assisti aqui no Porto... um corte de luz escureceu grande parte da cidade...

recordações de tempos idos... :)

Sempre gostei de assistir a trovoadas, e estas de Verão são as mais interessantes. Ou eram. Há muitos anos que não assisto a uma trovoada a sério em Portugal. Vi uma no Verão de 2007 em Castilla la Mancha, no final de um dia de canícula. Em Portugal a última que me lembro foi no final de Outubro de 2001, na região de Lisboa. Os relâmpagos sucediam-se, era um por cada 5 segundos. Desde aí nada de jeito. Alguém sabe por quê?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
:DPois é meus caros ... aqui o clima do Algarve e em todo o sul, aqui apresenta panos para mangas (acho que é assim que se diz :lmao::lmao:) !!
Era assunto para falarmos durante dias e dias, e verificando os factores desde temperaturas da água, atmosfera, comportamentos atmosféricos, La Nina, El Nino, NOA, Gotas Frias, ect ...
Enfim uma infinidade de variáveis que davam para acesa discussão "pacifica":D

E que ficavamos aqui a falar dias e dias !!

Se não falar do clima do Algarve e lançar aqui a discussão ( eu e o Algarvio1980 ) quem fala
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Sempre gostei de assistir a trovoadas, e estas de Verão são as mais interessantes. Ou eram. Há muitos anos que não assisto a uma trovoada a sério em Portugal. Vi uma no Verão de 2007 em Castilla la Mancha, no final de um dia de canícula. Em Portugal a última que me lembro foi no final de Outubro de 2001, na região de Lisboa. Os relâmpagos sucediam-se, era um por cada 5 segundos. Desde aí nada de jeito. Alguém sabe por quê?

E as chamadas trovoadas secas, que como o nome indica, não são acompanhadas por chuva? Assisti a uma há alguns anos no Douro, perto do Pinhão, e foi um espectáculo grandioso mas ao mesmo tempo assustador...:w00t:

De referir que nestas ocasiões podem infelizmente dar origem a incêndios florestais.:mad:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mas onde tenho notado maior diferença nos ultimos anos tem sido nos meses de Novembro/Dezembro/Janeiro e Fevereiro, em que as depressõies a Oeste/Sudoeste do cabo de S. Vicente parecem-me ter sido muito excassas e antigamente parece-me que se viam muito mais !!
Atenção que falo no seu surgimento e não no seu trajecto Noroeste/Sueste !!

Mas isso está directamente relacionado com aquilo que referi anteriormente (mensagem anterior)!!
Existe uma coisa que também tenho imensa curiosidade ...

O clima da Madeira como tem evoluido nestes 20 anos, isso é algo que tenho imensa curiosidade tb !!
Sou algarvio mas acredito vivamente que o clima do sul de Portugal e da Madeira estão directamente relacionados e tenho a forte impressão que a precipitação na Madeira tem reduzido drasticamente ...

Estarei errado ??
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Não é só no Algarve que tem chovido menos.
Penso que a quebra na precipitação seja geral, um pouco por todo o país.

É claro, que numa região onde a precipitação anual é pouco abundante, tudo o que se tira é preocupante.

Mas ao nível de percentagem, penso andar ela por ela (norte e sul).

Apesar da chuva de Janeiro, a percentagem de precipitação de 1 de Outubro a 31 de Janeiro, em relação aos valores normais 1971-2000 é a seguinte:



Destaque para o contraste entre o Barvalento e o Sotavento Algarvio.:hehe:
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Em relação ao número médio de dias com trovoada por ano no Algarve importa salientar que existem diferenças significativas na região entre o barlavento e o sotavento. A região algarvia com maior número de dias de trovoadas por ano é o nordeste (Alcoutim), onde na Primavera são frequentes as trovoadas. Os algarvios do sotavento estavam habituados no passado a ver durante a tarde, nos meses de Abril e Maio, nuvens «de trovoada» a Nordeste, algo que nos últimos anos não tem ocorrido, segundo me têm dito. Por vezes estas nuvens desciam para o litoral.


De salientar também que em relação ao Algarve as normas mais antigas, da primeira metade do século XX não são muito fiáveis e apresentam algumas lacunas, segundo li algures num livro de geografia na FLUC.


Em relação às normas 1971-2000, não é só o Algarve que apresenta redução da precipitação total, praticamente todas as estações do país sofreram as mesmas alterações. No terço Ocidental de Espanha também suceram as mesmas alterações, estando muito marcada a redução da precipitação no mês de Março.

No passado o mês de Março era considerado por Orlando Ribeiro um dos meses mais chuvosos do ano, onde ocorria frequentemente o pico secundário de precipitação do ano, sendo o pico principal no mês de Dezembro. De facto, a redução da precipitação em Março ao longo dos últimos 20 anos é um caso de estudo interessante.

Quanto à redução da precipitação em Janeiro, é de salientar que no passado, na primeira metade do século XX, era frequente uma quebra da precipitação neste mês, devido à acção dos anticiclones de Inverno (Siberiano/Europa Central, Ilhas Britânicas, Atlântico Norte). Contudo a precipitação era retomada em Fevereiro e Março.

É espantoso o facto de Março já ser um mês seco na norma 1971-2000 em alguns locais da PI, como Madrid, onde tem uma precipitação inferior a 30 mm.


Mas compreendo o que o Aurélio tem dito, de facto desde o início de 2004 que os episódios de precipitação e trovoada no Algarve devido a depressões localizadas no Golfo de Cádiz têm sido raros... Vejamos os que eu me recordo...

- Final de Agosto de 2007
- Setembro de 2008
- Novembro de 2006
- Fevereiro de 2004
- Março de 2004
- Dezembro de 2005


Nos últimos anos a tendência tem sido vermos o Anticiclone em posições anómalas, muito a Norte no Verão, estacionado no Atlântico Norte no Inverno, aliás a tendência tem sido para uma estabilidade exagerada e anormal no Inverno.


Serão as alterações climáticas?
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
É fácil, como aposto num Verão fresco é complicado que se formem trovoadas ;) a não ser nas áreas ao pé da fronteira, e mesmo assim sabe Deus :p


Mas oh Mário como podes ter tanta certeza diiso:huh:, baseias-te no quê, e não te esqueças que este ano já houve umas trovaditas;).
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mas oh Mário como podes ter tanta certeza diiso:huh:, baseias-te no quê, e não te esqueças que este ano já houve umas trovaditas;).

Eu não tenho certeza é só uma opnião minha, as trovoadas deste ano não foram relacionadas com cape mas sim com pós frontalidade ;)
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
O Verão cá para mim vai ser quente... Também apenas uma opinião,sem muitos fundamentos..Apenas este: Este ano até agora tem sido marcado por muitos dias de vento este/ Nordeste.. No Inverno esse vento leva aos dias de maior frio..No Verão é ao contrário..Ou seja se continuar a tendência destas correntes de leste,iremos ter um Verão quente
Já o ano passado foi ao contrário..Muito poucos dias de leste no Inverno e no Verão a tendência continuou,o que fez com que as temperaturas fossem amenas e não tenhamos visto dias de grande calor.
Uma visão simplista de mais, talvez,mas como a tão longo prazo é dificil prever alguma coisa,neste momento baseio-me apenas nesta ideia :)
O resto do Inverno não me parece mesmo que venha algo de extremo..Ainda acredito que venha algum frio,mas já nada de especial.. ESte Inverno até agora já não foi nada mau :w00t:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
O Verão cá para mim vai ser quente... Também apenas uma opinião,sem muitos fundamentos..Apenas este: Este ano até agora tem sido marcado por muitos dias de vento este/ Nordeste.. No Inverno esse vento leva aos dias de maior frio..No Verão é ao contrário..Ou seja se continuar a tendência destas correntes de leste,iremos ter um Verão quente
Já o ano passado foi ao contrário..Muito poucos dias de leste no Inverno e no Verão a tendência continuou,o que fez com que as temperaturas fossem amenas e não tenhamos visto dias de grande calor.
Uma visão simplista de mais, talvez,mas como a tão longo prazo é dificil prever alguma coisa,neste momento baseio-me apenas nesta ideia :)
O resto do Inverno não me parece mesmo que venha algo de extremo..Ainda acredito que venha algum frio,mas já nada de especial.. ESte Inverno até agora já não foi nada mau :w00t:

Houve alguns dias de fluxo de leste em Dezembro, mas em Janeiro e nos primeiros dias de Fevereiro até predominou o fluxo de oeste. Por isso tivemos tantos dias de precipitação.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Houve alguns dias de fluxo de leste em Dezembro, mas em Janeiro e nos primeiros dias de Fevereiro até predominou o fluxo de oeste. Por isso tivemos tantos dias de precipitação.

Em Janeiro naqueles 5 ou 6 dias que Lisboa esteve perto dos 0 graus o vento também foi leste,como noutros dias com temperaturas baixas..
Claro que também houve bastante vento de Oeste ou Sudoeste pois não existem Invernos sempre com a mesma direcçao do vento:p mas comparativamente com o ano passado foi muito superior,4 ou 5 vezes superior..O ano passado pelo menos por aqui no Inverno todo devemos ter tido menos de 10 dias de vento Este :)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Em Janeiro naqueles 5 ou 6 dias que Lisboa esteve perto dos 0 graus o vento também foi leste,como noutros dias com temperaturas baixas..
Claro que também houve bastante vento de Oeste ou Sudoeste pois não existem Invernos sempre com a mesma direcçao do vento:p mas comparativamente com o ano passado foi muito superior,4 ou 5 vezes superior..O ano passado pelo menos por aqui no Inverno todo devemos ter tido menos de 10 dias de vento Este :)

Estive a fazer um apanhado do número de dias com vento de Leste neste ano e também no ano passado em Lisboa Gago Coutinho.

O período de análise é o mesmo nos dois anos. 28 de Novembro a 10 de Fevereiro.



Para o mesmo período, o ano passado apresentou quase o dobro do número de dias com vento na componente este.

Ogimet