Previsão Sazonal e Desejos - Inverno 2008/2009

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Estive a fazer um apanhado do número de dias com vento de Leste neste ano e também no ano passado em Lisboa Gago Coutinho.

O período de análise é o mesmo nos dois anos. 28 de Novembro a 10 de Fevereiro.



Para o mesmo período, o ano passado apresentou quase o dobro do número de dias com vento na componente este.

Ogimet

:lmao::lmao: Obrigado por me mostrares e dizeres que o que eu disse é tudo ao contrário :p Está engraçada essa tabela,nunca pensei que fossem esses os dados do ultimo Inverno..Mas realmente o ano passado frio no Inverno praticamente não houve,e sem dúvida que é interessante ver esse facto comparando com a tabela onde se ve inumeros dias com ventos de Leste( NNE não conta )Não é nos dias de vento leste que normalmente temos mais frio na nossa costa e interior? :thumbsup:
Foi isso que me induziu em erro...Não ter havido frio levou-me á ideia que também não tinham havido muitos dias de vento Este..
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Basicamente este ano não teremos quase chuva segundo indica os modelos de previsão sazonais e não me digam que as previsões sazonais valem o que valem pois os modelos indicam todos o mesmo !!!

É verdade eles valem o que valem ... mas os tenho seguido nos ultimos dois anos e tem acertado quase na sua plenitude !!

Aqui vai os mapas:




Como podem ver neste momento arriscamo-nos a ter uma situação muito identica ao ano passado em termos de Inverno/Primavera!!

Mas por uma questão de fiabilidade os próximos 2/3 meses serão secos e frios !!!

A discussão está noutro tópico, mas aqui pode-se aferir a qualidade das previsões sazonais. Previa a NOAA por esta altura um Dezembro e Janeiro secos e Fevereiro humido. Ora, na realidade o que se verificou foi que Dezembro foi classificado pelo IM como seco a normal, longe das anomalias bastante negativas previstas. Janeiro com previsão muito seca, acabou por estar na média, na generalidade, sendo que nas regiões mais a noroeste foi bastante humido. Já o Fevereiro acabou por ser muito seco, ao contrário da previsão aqui exposta.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A discussão está noutro tópico, mas aqui pode-se aferir a qualidade das previsões sazonais. Previa a NOAA por esta altura um Dezembro e Janeiro secos e Fevereiro humido. Ora, na realidade o que se verificou foi que Dezembro foi classificado pelo IM como seco a normal, longe das anomalias bastante negativas previstas. Janeiro com previsão muito seca, acabou por estar na média, na generalidade, sendo que nas regiões mais a noroeste foi bastante humido. Já o Fevereiro acabou por ser muito seco, ao contrário da previsão aqui exposta.

Eles também têm uma coisa que chamam de máscara (não sei o que é), e depois um outro gráfico que denominam normalização. A normalização ainda sei mais ou menos o que é :D
Quando leste o meu post reparaste que eu disse .. que acertaram quase todos os meses do Outono/Inverno!!
Pois bem Janeiro foi a excepção .. mas aqui o que está em causa não é se a precipitação é 25%, 50%, ou 75% abaixo ou acima da média ... mas sim se a tendência é para termos um Outono/Inverno mais seco ou mais chuvoso em relação ao normal !!

Agora eles acertarem se cai 25% ou 50% abaixo do normal é quase ... impossivel
É exactamente para isso que servem estas previsões ... ;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eles também têm uma coisa que chamam de máscara (não sei o que é), e depois um outro gráfico que denominam normalização. A normalização ainda sei mais ou menos o que é :D
Quando leste o meu post reparaste que eu disse .. que acertaram quase todos os meses do Outono/Inverno!!
Pois bem Janeiro foi a excepção .. mas aqui o que está em causa não é se a precipitação é 25%, 50%, ou 75% abaixo ou acima da média ... mas sim se a tendência é para termos um Outono/Inverno mais seco ou mais chuvoso em relação ao normal !!

Agora eles acertarem se cai 25% ou 50% abaixo do normal é quase ... impossivel
É exactamente para isso que servem estas previsões ... ;)

Janeiro foi excepção. E Fevereiro? Foi humido como eles previram? Não caiu uma pinga a partir de dia 8.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Eles também têm uma coisa que chamam de máscara (não sei o que é), e depois um outro gráfico que denominam normalização. A normalização ainda sei mais ou menos o que é :D
Quando leste o meu post reparaste que eu disse .. que acertaram quase todos os meses do Outono/Inverno!!
Pois bem Janeiro foi a excepção .. mas aqui o que está em causa não é se a precipitação é 25%, 50%, ou 75% abaixo ou acima da média ... mas sim se a tendência é para termos um Outono/Inverno mais seco ou mais chuvoso em relação ao normal !!

Agora eles acertarem se cai 25% ou 50% abaixo do normal é quase ... impossivel
É exactamente para isso que servem estas previsões ... ;)

Eles falharam no Inverno. E na Primavera também falharam. Mas não vejo porquê o espanto. Se eles por vezes até nas previsões para a noite do próprio dia falham...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eles falharam no Inverno. E na Primavera também falharam. Mas não vejo porquê o espanto. Se eles por vezes até nas previsões para a noite do próprio dia falham...

Para terminar a discussão:


Abril errado


Abril errado e Maio foi tb seco no Norte ao contrário do previsto !!

PS: Só para recordar que quanto mais seco é o mês maior a possibilidade de erro por parte do modelo por isso pode-se ver que geralmente é nos meses de primavera e verão que estes modelos mais falham em termos de precipitação !!