Previsão Sazonal Primavera Climatológica (Março, Abril e Maio) 2010

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
as teorias em q eles se baseiam teem a ver com duas coisas, input de energia/aquecimento.
e a interacção disso com o ciclo da agua.
ora, faz sentido...mas duvido que seja a unica vertente que eles trabalham para fazer sasonais...
acho estranho combinarem o geomagnetismo...talvez seja treta:unsure:
apesar de td o geomagnetismo tem influencias..poucas..na atmosfera...mas cmo disse é irrelevante;)
 


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Achei muito interessante os vossos posts.

Como funciona isso da actidade solar, fluxo de protões, etc, David sf, Aurélio, podem explicar-me?

Eu estou consciente desta relação à escala de décadas como na little ice age, agora de dia para dia, não sabia! Mas estou curioso por saber como funciona até pela precisão que eles mostram.

Quanto aos modelos estarem viciados, concordo completamente. Daí ter sido o escandalo de as previsões terem errado todas na temperatura, mesmo com NAO-, AO-! É o bias do aquecimento global. O Joe Bastardi da accuweather explicou muito bem esta viciação dos modelos.




Isto de quais são os melhores, é no mínimo polémico. Por exemplo, o MetOffice até que acertou razoavelmente no que se passou aqui na península, mas voltou a ser atacado no seu país, por ter previsto um inverno ameno, quando está a ocorrer o inverno mais frio das últimas décadas.

Quanto ao não acertarem na temperatura, é o maior mistério, principalmente da NOAA. Como é que prevendo correctamente a colocação dos principais centros de acção se pode falhar na previsão da T2m? Por exemplo, em Dezembro acertaram na colocação de altas pressões no Atlântico norte e no storm-track no Mediterrâneo. Ao mesmo tempo previa anomalia muito posítiva da T2m na Europa central, o que era inverosímil, tendo em conta o fluxo de N/NE que aí se instalaria.

Eu pessoalmente confio mais nas previsões de meteorlogistas amadores, que não estão viciados e têm o espírito crítico que um computador não pode ter. Mas nunca se pode observar uma previsão sazonal isolada, acho que olhar para todas é sempre preferível. E nunca esperar que acertem muito, pois tal não é possível.



Também concordo (apesar de não ver nenhum modelo a pôr-nos anticiclone em cima). Apenas alertei que pode acontecer como em finais de Fev, inícios de Mar 2005, quando tivemos o valor de NAO mais negativo da década e não tivemos nem 1 mm aqui no sul. Mas é muito provável que tenhamos muita precipitação com que nos entreter nas próximas semanas. No intervalo das chuvas vem o frio. Tal como no primeiro mês de inverno.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Achei muito interessante os vossos posts.

Como funciona isso da actidade solar, fluxo de protões, etc, David sf, Aurélio, podem explicar-me?

Eu estou consciente desta relação à escala de décadas como na little ice age, agora de dia para dia, não sabia! Mas estou curioso por saber como funciona até pela precisão que eles mostram.

Quanto aos modelos estarem viciados, concordo completamente. Daí ter sido o escandalo de as previsões terem errado todas na temperatura, mesmo com NAO-, AO-! É o bias do aquecimento global. O Joe Bastardi da accuweather explicou muito bem esta viciação dos modelos.

Errado o Joe Bastardi usa a NOAA como uma espécie de Biblia e se repararem usa uma critica feroz ao Hadley Center (MetOffice) !!
Na minha opinião trata-se de americanices .... todos sabemos como são patriotas !!
Em relação aos protões confesso que Quimica e Fisica não foi o meu forte embora esteja curioso !!
Ninguem neste Forum percebe disso .... não me digam que ainda ninguém foi ao Centro da Terra :lmao::lmao::lmao: ?????

E já agora explica a historia dos viciados que ainda não percebi confesso !!
Nas anomalias de precipitação e pressão tem estados todos os principais modelos muito certinhos até ao momento !!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
David sf, não consegues explicar-me como é que no site francês eles estabelecem a relação entre actividade solar, magnetismo e clima?

Como é que eles fazem previsões detalhadas dia a dia para os próximos meses?

E já agora explica a historia dos viciados que ainda não percebi confesso !! Nas anomalias de precipitação e pressão tem estados todos os principais modelos muito certinhos até ao momento !!

Olá Aurélio, respondi-te em detalhe numa mensagem privada. Eu referi-me a "viciados" porque falharam nas previsões quentes do Verão 2009 e Inverno 2009-2010 na Europa. Isto porque provavelmente não contam com um peso suficiente do PDO negativo, NAO negativo, AO negativo. E o Joe Bastardi acertou em detalhe nas suas previsões, só lhe dou crédito por isso.

Desta vez ele prevê um Verão 2010 quente na Europa, com vagas de calor, pelo padrão estar a ser similar ao de 2003. Em minha opinião, a Primavera deverá ser chuvosa em Portugal, devido ao fluxo de oeste que deverá insistir descer até à PI (isto se o NAO continuar negativo). Igualmente acho que com este padrão vai haver uma insistência de entradas frias por Março e Abril na Europa, trazendo neves fora de época. Caso a tendência de bloqueios AA volte no Verão, então poderá haver vagas de calor significativas em vários locais da Europa. Cá estaremos para ver.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
David sf, não consegues explicar-me como é que no site francês eles estabelecem a relação entre actividade solar, magnetismo e clima?

Como é que eles fazem previsões detalhadas dia a dia para os próximos meses?

Também não sei, até lancei a discussão para ver se alguém que soubesse pudesse explicar. O que sei é o que está no site, ele baseia-se nas previsões da actividade solar e noutros modelos mais conhecidos, como a NOAA. Pelo que o autor do site dá a entender, é um modo de previsão que não é consensual na comunidade científica. E é certo que em muitos meses atirou completamente ao lado. Noutros, como neste inverno, acertou quase sempre. Mesmo este mês parecia que ia falhar, mas as recentes actualizações dos modelos a médio prazo começam a convergir para a sua previsão. E não sei se eventuais falhas da previsão se devem a deficientes previsões da actividade solar ou se deve a falhas na teoria que ele usa.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
cloud.web.cern.ch/cloud

Não tem a ver com previsões sazonais, mas é um estudo entre os raios cósmicos e a formação de nuvens. É baseado na teoria com que o meteolafleche faz as previsões sazonais.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Olá Aurélio, respondi-te em detalhe numa mensagem privada. Eu referi-me a "viciados" porque falharam nas previsões quentes do Verão 2009 e Inverno 2009-2010 na Europa. Isto porque provavelmente não contam com um peso suficiente do PDO negativo, NAO negativo, AO negativo. E o Joe Bastardi acertou em detalhe nas suas previsões, só lhe dou crédito por isso.

Desta vez ele prevê um Verão 2010 quente na Europa, com vagas de calor, pelo padrão estar a ser similar ao de 2003. Em minha opinião, a Primavera deverá ser chuvosa em Portugal, devido ao fluxo de oeste que deverá insistir descer até à PI (isto se o NAO continuar negativo). Igualmente acho que com este padrão vai haver uma insistência de entradas frias por Março e Abril na Europa, trazendo neves fora de época. Caso a tendência de bloqueios AA volte no Verão, então poderá haver vagas de calor significativas em vários locais da Europa. Cá estaremos para ver.

totalmente de acordo:thumbsup:
acredito numa primavera em que a NAO- se tornará tipica e a AO- se dissipará ( num perido até abril), pelo que fevereiro e março serão chuvosos e instaveis com incusões de N/NE seguidas de SW´s, estes SW´s tenderão a tornar-se ais estaveis até que o storm track se movimente para norte e as altas na gronelandia e zonas polares se enfraqueça/dissipe.
acredito num PDO- ou neutro durante o verao, o que reulta num forte cinturão de altas subtropicais no pacifico.
portanto a 2a metada da primavera será cada vez mais quente e seca com o AA a preferir locais mais a leste, acores-frança-ilhas britanicas, o que resultará num verão ( ate ago-set) quente com ondas de calor e uns "momentos convectivos":thumbsup:
sim, claramente os modelos andam viciados ( os sazonais)..talvez nao tenham em conta certos parametros...da-me a ideia de serem incompletos....
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
cloud.web.cern.ch/cloud

Não tem a ver com previsões sazonais, mas é um estudo entre os raios cósmicos e a formação de nuvens. É baseado na teoria com que o meteolafleche faz as previsões sazonais.

correcto:thumbsup:
ja deu uma cena dessas no national geographic;)
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Acho fascinante a relação, ainda por cima se for um factor significativo e contribuir para previsões mais acertadas.

cloud.web.cern.ch/cloud

Não tem a ver com previsões sazonais, mas é um estudo entre os raios cósmicos e a formação de nuvens. É baseado na teoria com que o meteolafleche faz as previsões sazonais.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ultimamente tem estado muito na voga as previsões sazonais de algumas pessoas. Aqui fala-se muito do Bastardi e agora tem referido esse francês, mas por exemplo em Inglaterra há também um bastante popular e/ou polémico, Piers Corbyn, que tem um site chamado www.weatheraction.com. Em Inglaterra estas coisas sempre foram bastante populares, pois tem uma velha tradição de apostas desportivas e de eventos, e apostas no tempo que vai fazer sempre foram usuais neste país.

http://en.wikipedia.org/wiki/Piers_Corbyn

É mais um na corrida que revindica ter previsto o Inverno com mais de 6 meses de antecedência. Este também diz seguir uma técnica própria também baseada no sol, mas nunca revelou muitos pormenores da mesma. Os criticos referem que tende a valorizar as vezes em que acerta, e esquecer as que não acerta, além de um tom por vezes exagerado em eventos anteriores.

Um pequeno debate que houve no mês passado na Sky:

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=xl-1jEMlb4U"]YouTube- Piers-SkyTV 10-01-10.avi[/ame]
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Tenho ideia que quando o período Janeiro-Fevereiro-Março é chuvoso, o final da Primavera e o início do Verão tendem a ser secos e quentes.

Na normal 1961-1990 Março e Abril têm precipitações idênticas, ou então Março tem uma precipitação mais elevada que Abril, nas estações do Continente. Para além disso, Janeiro é o segundo mês mais chuvoso do ano, e Fevereiro tem precipitações muito elevadas.

Já na normal seguinte, há as seguintes tendências:

- Abril e Maio ficam mais chuvosos;

- Janeiro, Fevereiro e especialmente Março ficam mais secos;

- Setembro fica mais chuvoso;

- Dezembro fica mais chuvoso;

Para além disso, de acordo com o IM, há uma tendência nas últimas duas décadas para um acentuar das secas entre Fevereiro e Abril.

Acrescento ainda que de acordo com a AEMET, a seguir a Verões quentes e secos tendem a existir Outonos e Invernos húmidos.

Quem concorda?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tenho ideia que quando o período Janeiro-Fevereiro-Março é chuvoso, o final da Primavera e o início do Verão tendem a ser secos e quentes.

Na normal 1961-1990 Março e Abril têm precipitações idênticas, ou então Março tem uma precipitação mais elevada que Abril, nas estações do Continente. Para além disso, Janeiro é o segundo mês mais chuvoso do ano, e Fevereiro tem precipitações muito elevadas.

Já na normal seguinte, há as seguintes tendências:

- Abril e Maio ficam mais chuvosos;

- Janeiro, Fevereiro e especialmente Março ficam mais secos;

- Setembro fica mais chuvoso;

- Dezembro fica mais chuvoso;

Para além disso, de acordo com o IM, há uma tendência nas últimas duas décadas para um acentuar das secas entre Fevereiro e Abril.

Acrescento ainda que de acordo com a AEMET, a seguir a Verões quentes e secos tendem a existir Outonos e Invernos húmidos.

Quem concorda?

Parece aquela ideia do "Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje"
Ou seja, Se Hoje temos um Verão quente e seco o AA está na sua posição natural e teoricamente no Inverno vai para a sua posição natural ...
Contudo se o Verão normalmente é quente e seco em 80% dos casos então teoricamente em 80% dos Outonos seriam humidos ... mas não me parece que sejam isso que acontece por isso discordo .....
Mas sim ... é muito provável que exista uma certa relação ... mas não pode ser no sentido "causa-efeito"
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Só um outro pormenor offtopic em relação à actividade solar / clima.

Se repararem nos dados de satélite de medição de temperatura na alta atmosfera (cerca de 30-60km), podem reparar que entre 1998 e 2010 a temperatura seguiu a tendência do ciclo solar.
Ora só com este período curto, não dá para ter a certeza dessa correlação mas foi algo que achei muito interessante e não sei se será tido em consideração na maioria dos modelos.

Presentemente, a temperatura está num mínimo de 10 anos, aos cerca de 30km de altitude (provavelmente pelo mínimo solar), mas curiosamente está a registar um pico (superior) de temperatura desde finais de 2009, aos níveis baixos da atmosfera (provavelmente devido ao El Nino). Portanto, o Inverno muito frio de 2009-2010 na Europa + China + EUA não pode ser interpretado um sinal de global cooling!