Previsão Sazonal Primavera Climatológica (Março, Abril e Maio) 2010

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boas:)
estableceu-se nesta ultima semana uma tendencia de NAO-, o que implica, outra vez, um retorno á circulação zonal de W/SW.
esta tendencia é bem defenida até dias 9-11 deste mês, sendo que, após isso, há alguma divergencia.
no entanto, até dia 20, há uma clara tendencia dos modelos colocarem precipitação, em grande quantidade.
as incertezas no medio e longo prazo, após as 150h, são acerca do comportamento da dorsal africana.
os processos de ridging, associados a baixas extratropicais poderosas, no altalntico, poderão causar anomalias de geopotencial nas latitudes altas, incrementando a fase AO- e voltando a destruir o equilibrio do jet/celulas de ferrel, nas latitudes medias.
caso se dê isto voltaremos ao padrão instavel de nov-dez-jan, com as depressões a sul, AA fraco, jet fraco e instabilidade que pode revelar-se em outbreacks de tempo severo....uma especie de NAO- mas mais incerta.
Acontece que,em principio, o cenario de AO- tenderá a dissipar-se lentamente durante os proximos tempos, em vês de aumentar, isto é algo conciso e levará a um cenario de NAO- normal associada a PDO-, em que o jet estará um pouco mais forte e estavel, ás nossas latitudes, levando a um AA fraco mas firme no que toca á localização e a baixas atlanticas sobre o oceano e entrando na europa/mediterraneo.
com o avançar do mês o AT siberiano deverá começar a dissipar-se dado o maior input de calor solar, o que pode ainda mais, desfazer a AO- e facilitar a deslocação quase ineterrupta do storm track sobre o atlantico e europa.
dado tudo isto, penso que fevereiro será um mês chuvoso e quente, cada vez mais estavel no que toca a um padrão firme de NAO-.
em março, ao entrarmos na estação de transição, começam as tipicas flutuações das weather patterns, que eu acho que serão muito menos grotescas que no passado outono-inicio de inverno.
março será um mês normal a chuvoso e com temperaturas dentro das medias , o padrão de ventos oscilará entre o W/N/E, sendo possiveis ainda algumas intrusões frias de norte ou leste,ate inicios de abril, mas pouco intensas.
finalmente, abril e maio serão meses cada vez mais estaveis, a NAO deverá regressar a valores neutros com o AA a situar-se entre os açores e a PI, os fluxos de nortada ou lestada serão cada vez mais notorios; todo o HN ficará mais estavel.
dado isto, o final da primavera será seco a normal e algo quente.
o verão ( jun-set) deverá ser quente ( talvez algumas ondas de calor mais significativas), e deverá comportar alguns momentos convectivos, o AA preferirá as posições mais a leste, entre os açores e frança, mantendo-se firme mas não tão poderoso ( NAO neutra um um pouco positiva), e o sol, ao ficar mais forte, aumentará o input de energia ue a terra vai receber ( isto já começou em janeiro).

PS- eu já muitas vezes referi que nao ligo a sasonais, mas tenho um feeling de que se vai realizar este cenario:p

Segundo o medio/longo prazo dos modelos ECMWF e GFS, actual saida das 12z, solidifica-se a tendencia de destruição das anomalias positivas de gp/SLP no artico, e fortalecimento do AA que tende a ficar centrado a leste ( açores-canarias-madeira).
ha tendencia de colocar o vortice polar no atl. norte, e vastos campos depressionarios desde o leste americano, sobre o atlantico e europa-mediterraneo até mesmo sobre a russia ocidental.
o AT siberiano tem vindo a recolher-se para leste, em breve começará a morrer e fragmentar-se.
a circulação do jet tem vindo a melhorar e o PDO- mantem o nucleo anticiclonico no pacifico norte, em bom estado.
espero uma mudança para um padrão tipico de NAO- até março e uma neutralização da NAO entre abil-maio.
o AO- deverá neutralizar tambem até março.
espero um poderoso cinturão de altas no pacifico e no atlantico, a partir de maio ou até antes, com o AA a manter-se centrado a leste e a curvar sobre as ilhas britanicas e europa.
o verão...será talvez como 2003 ou 2004..e com alguns eventos convectivos:w00t:
tambem o atlantico tropical deverá activar-se bastante este ano, com o sol a aumentar o input de energia.
 


ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Sinceramente considero previsões sazonais uma "coisa" reservada a advinhos com bola de cristal...Na minha opinião não existe forma de prever sazonalmente e até acho que é ridículo falar em previsões sazonais...não estamos a falar de crescimentos de economias, nem de aumentos de desemprego, estamos a falar de uma área em que o homem tudo o que prevê tem um grau de incerteza que lhe retira credibilidade. Agora realmente é fácil dizer" vai ser uma primavera amena e chuvosa", isso é muito vago e se realmente acontecer é baseado em quê? Porque ou é amena e chuvosa , ou é seca e fria ou é fria e chuvosa, ou amena e seca...não conheço mais possibilidades! O vento será em princípio de S/W/E...só falta de norte! Por isso não venham com conversas de previsões sazonais! Os modelos não conseguem prever a 72h quanto mais a 3 meses! E mais, os membros do Fórum são criticados quando muitas vezes referem previsões a mais de 144h...então o que é acontece aos membros que preveêm a 3 meses? Por isso este tópico de previsões sazonais é um "devaneio"!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boas.
parece que a tendencia de estabilização do padrão de circulação nas nossas latitudes já se mostra.
os modelos encontram-se bastante decididos em colocar o AA a fortalecer-se e a establecer-se no atlantico oriental a partir de meados do mês, um pouco antes do que eu antecipava;)
como era previsto o AA tende a preferir posições mais a leste enquanto a W dos açores há um padrão que leva á formação de cavados associados ao anticiclone a leste dos EUA e ao termico canadense em associação a baixas entre lavrador/NE americano e as british...já as 100-150h.
apesar de tudo acho que a total estabilidade á nossa latitude só será atingida no proximo mês..
durante o final da primavera e verão adentro o AA tenderá a centrar-se entre os açores-PI-inglaterra mas formando uma crista até á bermuda/W dos açores.
o verão, continuo a achar que vai ser quente e interessante:)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
boas.
parece que a tendencia de estabilização do padrão de circulação nas nossas latitudes já se mostra.
os modelos encontram-se bastante decididos em colocar o AA a fortalecer-se e a establecer-se no atlantico oriental a partir de meados do mês, um pouco antes do que eu antecipava;)
como era previsto o AA tende a preferir posições mais a leste enquanto a W dos açores há um padrão que leva á formação de cavados associados ao anticiclone a leste dos EUA e ao termico canadense em associação a baixas entre lavrador/NE americano e as british...já as 100-150h.
apesar de tudo acho que a total estabilidade á nossa latitude só será atingida no proximo mês..
durante o final da primavera e verão adentro o AA tenderá a centrar-se entre os açores-PI-inglaterra mas formando uma crista até á bermuda/W dos açores.
o verão, continuo a achar que vai ser quente e interessante:)

Um factor que poderá jogar contra esse cenário é se o El Niño não desaparecer.