Previsão Sazonal - Primavera/Verão 2013

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
O mapa tem ali um pontinho acima da média a sul de Faro/Olhão, se houver nortada como indica a previsão, aqui prevê-se um Verão quentinho tal como o Verão do ano passado. :D

Curioso, é a anomalia positiva da precipitação na Madeira, será que essa anomalia positiva tem haver com sistemas tropicais? :unsure:
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O multimodelo EUROSIP para o Verão.

hgbk8Kp.gif


KRC6MsT.gif
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Com base nas anomalias da temp. tentei esboçar a sinóptica...

iflnEeg.png


Penso que seja +- adequado, salienta-se o bloqueio no Atlantico N.

Também a ideia de cavado na Europa parece razoavelmente consistente.

De momento penso que a única complicação tem a ver com a posição exata do cavado na Europa...tendo ideia que as condições parecem favoráveis a muita actividade tropical, essencialmente na MDR ( algo também vincado pelas entidades oficiais), pode ocorrer que a alta subtropical afaste o cavado Europeu mais para leste.

Se o cavado vai para leste, há hipóteses de que o Verão possa ser bem quente, se o cavado se mantem onde está, poderemos ter um Verão mais fresco.
 

Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
Com base nas anomalias da temp. tentei esboçar a sinóptica...

iflnEeg.png


Penso que seja +- adequado, salienta-se o bloqueio no Atlantico N.

Também a ideia de cavado na Europa parece razoavelmente consistente.

De momento penso que a única complicação tem a ver com a posição exata do cavado na Europa...tendo ideia que as condições parecem favoráveis a muita actividade tropical, essencialmente na MDR ( algo também vincado pelas entidades oficiais), pode ocorrer que a alta subtropical afaste o cavado Europeu mais para leste.

Se o cavado vai para leste, há hipóteses de que o Verão possa ser bem quente, se o cavado se mantem onde está, poderemos ter um Verão mais fresco.

Neste momento a probabilidade de termos um Verão fresco é maior do que termos um Verão quente,mas será possível o cavado da Europa se afastar para leste?Qual a probabilidade de isto acontecer e mudar completamente as previsões actuais?Eu sei que é um pouco redutor falar em probabilidade mas pode ser um indicativo.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Há possibilidade, sim, Sunrise.

E há que ter em conta que as previsões Sazonais teem uma boa dose de incerteza...

Digo-te um exemplo, desde há uns anos que na costa oeste dos EUA tínhamos uma predominância de anomalias negativas da temperatura da agua do mar, uma situação que está associada a certos tipos de comportamento da Atmosfera, designada por PDO-.

Desde há cerca de 4 semanas houve uma alteração drástica, as aguas aqueceram devido a um grande anticiclone que permitiu a entrada de mais radiação e ventos fracos que rapidamente alteraram tudo, revertendo o PDO para uma fase positiva.

Estas mudanças são normais, mas repara, se isto se mantiver assim, os modelos que foram iniciados com dados referentes ao PDO- estarão todos potencialmente errados...se o PDO se mantiver positivo e não regressar á fase negativa que tem predominado nos últimos anos ( creio que 2-4 anos) poderão haver desde logo algumas alterações face aos últimos verões numa escala pelo menos ao nível do hemisfério norte.

Isto é um exemplo entre tantos, de que é muito complicado fazer previsões..por vezes há mudanças rápidas que simplesmente não entram na equação ou não foram tidas em consideração.
 

Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
Para ser sincero o que me ocorre neste momento pela cabeça é que a atmosfera acaba por mais tarde ou mais cedo encontrar um mecanismo de compensação,ou seja,por exemplo em 2011 tivemos um verão anormal que se estendeu ate Outubro,talvez este ano seja o ano de "equilibrar" se é que me faço entender.Posso até estar a dizer alguma barbaridade mas acredito que aconteça de uma forma não tão simples.
Ja agora esclarece.me uma dúvida sff,nas previsões a longo prazo que o IPMA faz por trimestres e que neste momento apresenta previsões ate Setembro,qual o grau de fiabilidade?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Para ser sincero o que me ocorre neste momento pela cabeça é que a atmosfera acaba por mais tarde ou mais cedo encontrar um mecanismo de compensação,ou seja,por exemplo em 2011 tivemos um verão anormal que se estendeu ate Outubro,talvez este ano seja o ano de "equilibrar" se é que me faço entender.Posso até estar a dizer alguma barbaridade mas acredito que aconteça de uma forma não tão simples.
Ja agora esclarece.me uma dúvida sff,nas previsões a longo prazo que o IPMA faz por trimestres e que neste momento apresenta previsões ate Setembro,qual o grau de fiabilidade?

O IPMA baseia-se no ECMWF e talvez tambem no EUROSIP ( do qual o WCMWF é membro), portanto, o grau de fiabilidade é parecido com o da carta acima colocada pelo Vince...e não é lá muito alto.

Para teres ideia, qualquer pessoa com noções mais ou menos basicas de dinamica atmosferica, teleconexões...consegue fazer previsões a alguns meses com um grau de fiabilidade até bastante proximo ao dos modelos:p
 

Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
O IPMA baseia-se no ECMWF e talvez tambem no EUROSIP ( do qual o WCMWF é membro), portanto, o grau de fiabilidade é parecido com o da carta acima colocada pelo Vince...e não é lá muito alto.

Para teres ideia, qualquer pessoa com noções mais ou menos basicas de dinamica atmosferica, teleconexões...consegue fazer previsões a alguns meses com um grau de fiabilidade até bastante proximo ao dos modelos:p

Pois,acredito que sim.Aqui há umas semanas atrás um user daqui,creio se não estou em erro o Aurélio,referiu que achava que o próximo verão poderia ser como o de 2003 em que se atingiram recordes de Tmáx por toda a Europa,achas que ainda existem condições favoráveis a que tal aconteça ou se estivesse para acontecer nesta altura(Maio) já exisitiam indicadores?Desculpa lá ser uma melga,mas gosto de saber e tirar duvidas.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pois,acredito que sim.Aqui há umas semanas atrás um user daqui,creio se não estou em erro o Aurélio,referiu que achava que o próximo verão poderia ser como o de 2003 em que se atingiram recordes de Tmáx por toda a Europa,achas que ainda existem condições favoráveis a que tal aconteça ou se estivesse para acontecer nesta altura(Maio) já exisitiam indicadores?Desculpa lá ser uma melga,mas gosto de saber e tirar duvidas.

Estamos no limite, segundo os modelos e as varias teleconexões, tudo aponta para que haja um cavado na Europa, com anticiclones fortes que do lado Asiático quer no Atlantico-Africa, e também algum bloqueio no Atlantico norte.

Se o cavdo avançar mais para leste, cai-nos em cima o Anticiclone, embora a situação de bloqueio no Atlantico norte possa significar que volta e meia chegue uma ou outra perturbação (trazendo as chamadas trovoadas de verão)....se por outro lado o cavado estiver mais a oeste, teríamos um ano de nortadas mais fortes e temperaturas menos elevadas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
O site italiano já actualizou e a nortada parece que reinar este Verão. Com uma ligeira anomalia negativa junto ao litoral oeste. Já em termos de precipitação, é o pior cenário que podia mostrar o modelo, precipitação inferior a 50% em relação à média no Outono climatológico (SON), muito mau mesmo 6 meses de completa secura no sul. :shocking::shocking: Um ano hidrológico que foi igual ao ano passado e o próximo já os modelos mostram que vem aí mais uma seca tá bonito tá. :mad::angry::angry: