Regras deste tópico: Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões Aviso MeteoPT As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal. Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
Avisos de chuva para todo o país. Portalegre, Setúbal, Santarém e Lisboa levaram um upgrade para aviso laranja devido à chuva forte prevista esta madrugada.
ALERTAAMARELO nos distritos de Braga, Porto, Vila Real, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco: - Períodos de Chuva por vezes fortes nas terras altas - Válido das 18h até às 23:59 do dia de hoje
Ora aí está... AVISO AMARELO do IM - Períodos de chuva forte: para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro Válido das 18h de amanhã às 5h59 de Quarta-Feira
Fonte: Observatório Meteorológico do Funchal O estado do tempo no Arquipélago da Madeira está condicionado pelo cavamento de um centro de baixas pressões que ficará centrado na região. As quantidades de precipitação poderão ser relativamente elevadas porque ao factor do relevo associa-se a própria dinâmica de um centro de baixas pressões e da posição relativa das suas massas de ar. Se o vento for predominante de sul, então o centro da depressão estará a oeste do arquipélago e as precipitações ocorrerão sobretudo nas vertentes expostas a sul; se o vento for predominante de norte, então o centro da depressão estará a este do arquipélago e as precipitações ocorrerão sobretudo nas vertentes expostas a norte. Inicialmente o centro de baixas pressões localizar-se-á a oeste do arquipélago e fará posteriormente o seu deslocamento para este do arquipélago. As precipitações terão um valor mais expressivo quando consideradas ao longo do período de tempo que a depressão estiver activa, uma vez que o centro de baixas pressões deverá permanecer e exercer a sua acção sobre todo o arquipélago durante os próximos dias. Assim, as precipitações tornar-se-ão menos intensas e significativas após a depressão atingir o seu máximo cavamento (menor pressão atmosférica no seu centro, ao nível do mar), período a partir do qual entrará em fase de enchimento e dissipação. Um indicador precioso ao nível da evolução desta depressão será fazer a monitorização da evolução da pressão atmosférica no Funchal e Porto Santo, fazendo sempre uma comparação entre ambas as localidades.
Carta sinóptica de superfície prevista para dia 26 de Novembro (00h00_UTC) Fonte: Met Office O território de Portugal Continental, durante o dia de hoje, será atravessado por uma superfície frontal, que se encontra em lento deslocamento para leste, afectando inicialmente as regiões do litoral norte e centro e, mais tarde, progredindo para as regiões do interior. As precipitações serão sobretudo mais intensas e persistentes nas regiões do norte e centro, sendo de neve para o final do dia nas terras altas. A rotação do vento do quadrante sul para o quadrante o norte provocará uma descida significativa da temperatura do ar, sobretudo a partir do final da tarde. A instabilidade nas regiões do norte e centro prolongar-se-á para os dias seguintes, acompanhados por tempo frio.