Previsões curto prazo (até 3 dias) - Agosto 2016

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Afinal, em cima da situação o ipma voltou atrás e agora diz que a onda va estender-se pela semana, além de aumentar de forma mais significativa as temperaturas previstas, mas mantém um breve intervalo para amanhã. A concretizar-se, o modelo europeu esteve péssimo nesta situação, especialmente se levarmos em conta a diferença brusca de temperaturas que já se verificou e o quanto isso pode fazer mal à saúde.
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Ninguém percebe muito bem estas alterações ou muito calor ou instabilidade...

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
Pelo contrário... Estas alterações entre instabilidade e calor extremo são comuns. Acontecem com a presença de depressões em altitude a SW do território (cut off low).
Nestas condições, pequenos desvios da posição exacta desse pequeno sistema podem num extremo (mais em cima) provocar instabilidade, e no outro (mais afastada) provocar um fluxo de E/SE que corte completamente as brisas e nortada e provocar dias muito quentes.
E falamos de pequenas alterações na posição.
Portanto, falando de previsões de modelos, que como sabemos flutuam muito (e neste caso específico nem é preciso muito), situações deste estilo em que as previsões oscilam constantemente entre instabilidade e calor são comuns.
Pode também ficar no meio termo e termos tempo relativamente quente e instável. Aliás, as previsões apontam para essa possibilidade.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
idPURZM.jpg

KzQCqd3.jpg


Um dos dois está errado. Aceitam-se apostas ;):D
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
A previsão do ipma/ecmw para o Porto para quinta e sexta coloca alguma chuva e máximas de 31C. Penso que as temperaturas estão muito altas para chuva, a não ser que só chova à noite, claro.
Acho que para este evento o americano esteve certo o tempo todo (ao menos no que diz respeito a temperaturas e duração), e há já muitos dias, enquanto que desde o início o europeu falhou redondamente. Está bem que previsões podem ser complicadas e tal, mas até agora, para este evento específico, o americano esteve correcto - temperaturas bem altas e a estenderem-se pela semana, o que garantiu uma ideia correcta, ainda que a um nível geral, do que ia ocorrer. Ainda não falo da chuva, mas se vier também terá sido prevista em prineiro lugar pelo americano.
 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
ICI4tBx.jpg


Sinceramente acho que os modelos estão baralhados com a presente situação, já que creio que vamos ter surpresas em breve. Creio que, tendo em base os meus conhecimentos, estamos na presença de um centro de instabilidade em altitude junto da costa ocidental.
Se fosse há 25 anos atrás diria sem dúvida que iríamos ter trovoadas e aguaceiros típicos do final de Agosto, mas como há tantos anos que isso não acontece, estou tão baralhado como os modelos...
Em termos de palpite, acredito que teremos novidades a partir desta tarde/noite, pois parece que a instabilidade está a deslocar-se lentamente de oeste para leste com surgimento de nebulosidade de sul para norte.
É também de destacar as células que estão a surgir e a desaparecer rapidamente a sul dos Açores e que já afectaram a ilha de Santa Maria, com uns 15 mm em duas horas.
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Eu só agora vi a 6Z e tomei uma decisão: não falar mais sobre o assunto. O que quer que eu diga, acabo com cara de melancia. Talvez só mais um exercício de adivinhação, no entanto: a haver chuva, acho que as temperaturas, pelo menos em relação ao Litoral Norte, devem ser um pouco mais baixas que as previstas hoje pelo ipma (mais consistentes com a 6Z, portanto). E agora, calo-me.;)
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
719
Local
Montijo
O IPMA ontem tinha chuva forte, hoje de manhã mudou para céu muito nublado e agora tem aguaceiros fortes.. Os homens ora metem uma coisa, ora metem outra.. Quem se quiser basear pelo site deles bem que pode manda uma moeda ao ar e tentar adivinhar o que aí virá.. Jesus..
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
18-779SP.GIF


O GFS continua a prever instabilidade para a madrugada/manhã de amanhã para Litoral e interior, o ECM e os outros modelos em geral apenas para o interior Norte e Centro e em menor quantidade. Ora metem uma coisa ora metem outra completamente diferente na run a seguir :unsure: Resumindo, mais vale esquecer os modelos que estão tão baralhados como nós e olhar apenas para o radar/satélite. Se cair alguma coisa, vai ser uma lotaria, e duvido que chegue ao litoral.

A última vez que o GFS previu coisa semelhante foi em 6 de Julho, e e 3 horas do evento conseguiu falhar completamente


3-779SP.GIF


Recordo que desta chuva que estava prevista para o litoral Norte e Centro, não caiu nem uma pinga, nem aqui nem no mar. Ficou-se tudo pelo interior. Não vale a pena ter muitas esperanças em relação a estes eventos convectivos de verão no Litoral Norte, raramente alguma coisa chega cá.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O IPMA ontem tinha chuva forte, hoje de manhã mudou para céu muito nublado e agora tem aguaceiros fortes.. Os homens ora metem uma coisa, ora metem outra.. Quem se quiser basear pelo site deles bem que pode manda uma moeda ao ar e tentar adivinhar o que aí virá.. Jesus..

Não me recordo de ter visto por parte do IPMA previsão descritiva com chuva nem aguaceiros fortes ai para Lisboa, aliás nem Lisboa nem para nenhum local do País.:unsure:

O que eles prevêm é aguaceiros e trovoadas em especial no Interior. A mim parece-me uma previsão acertada, penso que será do género células a crescerem de SW para NE ou SSW/NNE em especial durante a tarde, o Litoral Oeste também deverá ver alguns aguaceiros e eventualmente trovoada isolada e de curta duração.
 
Última edição:

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Não me recordo de ter visto por parte do IPMA previsão descritiva com chuva nem aguaceiros fortes ai para Lisboa, aliás nem Lisboa nem para nenhum local do País.:unsure:

O que eles prevêm é aguaceiros e trovoadas em especial no Interior. A mim parece-me uma previsão acertada, penso que será do género células a crescerem de SW para NE ou SSW/NNE em especial durante a tarde, o Litoral Oeste também deverá ver alguns aguaceiros e eventualmente trovoada isolada e de curta duração.
Olá Snifa.


Estás-te a basear em que modelo? Eu acho que de acordo com o panorama actual o litoral ainda poderá ver algo interessante, em especial durante a madrugada e manhã (quinta e sexta- feira). Quanto à convecção diurna o ECM está muito melhor que o GFS (dia 26), cá para o litoral. A sinóptica faz-me lembrar um pouco o 21 de Agosto de 2011. Mas ainda faltam umas 70H. Até lá ainda deve haver algumas alterações.
 
  • Gosto
Reactions: rafathunderstorm

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Estás-te a basear em que modelo?

Boas, Ruipedroo,

Não me estou a basear em nenhum modelo, apenas na previsão do IPMA, penso que esta situação será do género células a "explodirem " uns 50/100 km da costa e o litoral a ver passar ao lado, embora ache que no litoral irá também chover.

Em termos de trovoadas, as condições serão mais favoráveis no interior ( o IPMA menciona isso ) mas não excluo que eventualmente possam ocorrer surpresas localizadas no litoral, não sejam estas situações por natureza imprevisíveis.. :trovao:

Vamos ver como corre, mas não estou com grandes expectativas..:thumbsup:
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
A diferença entre os dois modelos tornou-se ridícula: máx. de 31C e 34C para quinta e sexta no Porto segundo o ipma/ecm e 23,6C e 22,3C de máx. para o Porto no mesmo período segundo o gfs (no meteograma horário, talvez seja melhor ir pelo mapa e pensar em 25C). De ressalvar que o gfs esteve perfeito na máx. para o Porto hoje, a rondar os 27C (mas desta vez segundo o mapa, eu sempre verifico o valor mais a sudoeste do distrito do Porto, é o que vai melhor para a cidade, na minha experiência).

Edit. A 18Z mantém a previsão das temperaturas.
 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
A diferença entre os dois modelos tornou-se ridícula: máx. de 31C e 34C para quinta e sexta no Porto segundo o ipma/ecm e 23,6C e 22,3C de máx. para o Porto no mesmo período segundo o gfs (no meteograma horário, talvez seja melhor ir pelo mapa e pensar em 25C). De ressalvar que o gfs esteve perfeito na máx. para o Porto hoje, a rondar os 27C (mas desta vez segundo o mapa, eu sempre verifico o valor mais a sudoeste do distrito do Porto, é o que vai melhor para a cidade, na minha experiência).

Edit. A 18Z mantém a previsão das temperaturas.
A falta de consenso entre o GFS e o ECMWF também persiste em relação à instabilidade prevista. O GFS insiste num evento generalizado por todo o país, já o ECWMF restringe para as zonas montanhosas do interior norte e centro. Por enquanto o GFS está a perder a batalha...
Who wins? [Morgan Freeman's voice] :D