Previsões curto prazo (até 3 dias) - Maio 2016

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Saída das 12Z, ainda cavou mais e o litoral centro e sul vão levar com uma bela chuvada:

qrcfu2j.png


tOs0hR2.png


Hv5MwV3.png


S1Ch7Qw.png


Prevêem 50 mm no Sábado só na minha zona...
O evento dura até dia 12-13, pelo que deve totalizar mais de 100mm :rain:
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Ui, isto vai ser uma animação:
Tripla frente a chegar a Portugal :rain: (Sendo que Lisboa e o litoral sul devem ter frente quadrupla, com aquela frente quente na 1ª imagem)

pD1rJTq.gif


xO5EXqC.gif


j3pVwMq.gif


Já temos um historial de depressões a oeste de Portugal, mas esta sem dúvida que tem o seu encanto pela distribuição uniforme da chuva (em Maio!)

Lisboa, Setúbal e Castelo Branco devem ser os distritos que vão acumular mais com esta depressão, veremos se Lisboa estará preparada para tanta chuva...
Imagino que a Serra de Sintra deva acumular perto de 150 mm (@jonas_87 pode ser que a lagoa encha de vez :D).
 
Registo
11 Mar 2016
Mensagens
162
Local
Almada
Ui, isto vai ser uma animação:
Tripla frente a chegar a Portugal :rain: (Sendo que Lisboa e o litoral sul devem ter frente quadrupla, com aquela frente quente na 1ª imagem)

pD1rJTq.gif


xO5EXqC.gif


j3pVwMq.gif


Já temos um historial de depressões a oeste de Portugal, mas esta sem dúvida que tem o seu encanto pela distribuição uniforme da chuva (em Maio!)

Lisboa, Setúbal e Castelo Branco devem ser os distritos que vão acumular mais com esta depressão, veremos se Lisboa estará preparada para tanta chuva...
Imagino que a Serra de Sintra deva acumular perto de 150 mm (@jonas_87 pode ser que a lagoa encha de vez :D).
Pode me dizer qual o site das imagens?
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Até às 108 horas acumulações significativas, em especial no Litoral:

SRUlXRj.gif


Para amanhã, instabilidade "generalizada", o IPMA já lançou os avisos com todo o País a amarelo por chuva forte, trovoadas e ventos fortes.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
A ver pelos avisos lançados pelo IPMA e considerando os modelos, apenas aviso amarelo para precipitação parece-me completamente desadequado...

Ainda por cima a preia-mar será às 16:45h com 4,19 metros de altura, sendo que mesmo que a baixa-mar se verifique às 22:34h, o evento ainda deverá "apanhar" a maré um pouco alta, facilitando muito as condições para inundações rápidas.

Edit: não consigo colocar aqui a imagem do modelo do GFS que fundamenta isto que eu disse, mas deixo aqui o link directo que só estará disponível até à próxima actualização da próxima run das 12z

http://modeles2.meteociel.fr/modeles_gfs/runs/2016050606/36-779SP.GIF?06-6
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Para amanha como é que vai estar o tempo no Porto ?

Respondo com a previsão do IPMA para o Grande Porto:

GRANDE PORTO:
Céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes
e acompanhados de trovoada a partir do meio da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) predominando de sueste,
tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) a partir da manhã,
com rajadas até 65 km/h.

Pequena descida da temperatura mínima.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1,5 a 2 metros, passando
gradualmente a ondas de sudoeste com 2 a 3 metros.
Temperatura da água do mar: 15/16ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros, aumentando para
2 a 3 metros.
Temperatura da água do mar: 17ºC

METEOROLOGISTAS: Maria João Frada.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUES DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 6 de maio de 2016 às 5:39 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A ver pelos avisos lançados pelo IPMA e considerando os modelos, apenas aviso amarelo para precipitação parece-me completamente desadequado...

Ainda por cima a preia-mar será às 16:45h com 4,19 metros de altura, sendo que mesmo que a baixa-mar se verifique às 22:34h, o evento ainda deverá "apanhar" a maré um pouco alta, facilitando muito as condições para inundações rápidas.

Edit: não consigo colocar aqui a imagem do modelo do GFS que fundamenta isto que eu disse, mas deixo aqui o link directo que só estará disponível até à próxima actualização da próxima run das 12z

http://modeles2.meteociel.fr/modeles_gfs/runs/2016050606/36-779SP.GIF?06-6

Coloco a imagem do GFS mencionada no Link, penso que o aviso amarelo é adequado por parte do IPMA para este próximo evento, é uma frente activa, mas também não é mostrado nenhum dilúvio nos modelos, isto claro na teoria, na prática só amanhã saberemos o que acontecerá.

Aqui no Norte deverá ser uma frente normal com chuva por vezes forte, mais a sul há zonas sensíveis como por exemplo Lisboa, em que basta chover um pouco mais que inunda logo tudo..

gZADp5D.gif
 

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
593
Local
Queijas/Oeiras
A ver pelos avisos lançados pelo IPMA e considerando os modelos, apenas aviso amarelo para precipitação parece-me completamente desadequado...

Ainda por cima a preia-mar será às 16:45h com 4,19 metros de altura, sendo que mesmo que a baixa-mar se verifique às 22:34h, o evento ainda deverá "apanhar" a maré um pouco alta, facilitando muito as condições para inundações rápidas.

Edit: não consigo colocar aqui a imagem do modelo do GFS que fundamenta isto que eu disse, mas deixo aqui o link directo que só estará disponível até à próxima actualização da próxima run das 12z

http://modeles2.meteociel.fr/modeles_gfs/runs/2016050606/36-779SP.GIF?06-6

Hoje de manhã ouvi na rádio uma meteorologista do IPMA afirmar que muito em breve serão emitidos avisos laranja para alguns distritos.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Coloco a imagem do GFS mencionada no Link, penso que o aviso amarelo é adequado por parte do IPMA para este próximo evento, é uma frente activa, mas também não é mostrado nenhum dilúvio nos modelos, isto claro na teoria, na prática só amanhã saberemos o que acontecerá.

Obrigado :) sim essa carta ainda mostra um acumulado bastante significativo considerando que é num intervalo de tempo de 3 horas. O critério deles para precipitação é o seguinte (falando em acumulados em 6 horas):

Amarelo - 30 a 40 mm
Laranja - 41 a 60 mm
Vermelho - mais de 60 mm

Os modelos valem o que valem e nunca representam a total realidade, sabemos disso, mas eu duvido muito que o acumulado fique pelos 30 a 40 mm em 6 horas, quando só essa carta mostra logo 15 a 20 em 3 horas...
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
307
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
A ver pelos avisos lançados pelo IPMA e considerando os modelos, apenas aviso amarelo para precipitação parece-me completamente desadequado...

Ainda por cima a preia-mar será às 16:45h com 4,19 metros de altura, sendo que mesmo que a baixa-mar se verifique às 22:34h, o evento ainda deverá "apanhar" a maré um pouco alta, facilitando muito as condições para inundações rápidas.

Edit: não consigo colocar aqui a imagem do modelo do GFS que fundamenta isto que eu disse, mas deixo aqui o link directo que só estará disponível até à próxima actualização da próxima run das 12z

http://modeles2.meteociel.fr/modeles_gfs/runs/2016050606/36-779SP.GIF?06-6

A ver pelos avisos lançados pelo IPMA e considerando os modelos, apenas aviso amarelo para precipitação parece-me completamente desadequado...

Ainda por cima a preia-mar será às 16:45h com 4,19 metros de altura, sendo que mesmo que a baixa-mar se verifique às 22:34h, o evento ainda deverá "apanhar" a maré um pouco alta, facilitando muito as condições para inundações rápidas.

Edit: não consigo colocar aqui a imagem do modelo do GFS que fundamenta isto que eu disse, mas deixo aqui o link directo que só estará disponível até à próxima actualização da próxima run das 12z

http://modeles2.meteociel.fr/modeles_gfs/runs/2016050606/36-779SP.GIF?06-6
Sem dúvida! Estão reunidas várias boas condições para ocorrência de inundações costeiras: amplitude de marés elevada, pressão inferior a 1000mb e nas zonas centro e sul vento de sudoeste. Altura significativa apesar de não muito elevada andará por volta dos 4 a 5m e perto disso no barlavento algarvio. Um sábado para se estar atento ao storm surge!