Previsões curto prazo: até 3 dias (Março 2016)

ogalo

Cumulus
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
147
Local
barcelos
Estas entradas não favorecem Montalegre também, como se viu no último evento. Falta sempre precipitação nessa zona nestas entradas.[/QUOT
James, no sábado em Montalegre caiu neve forte e feio, pelo menos desde das 11 da manha ate as 17 horas...As fotos foram tiradas as 12 horas , e de tarde ainda caiu muito mais neve ...

27_02_2016_042.jpg


27_02_2016_034.jpg


...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: james


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,810
Local
Menorca
Previsión de nevadas para los próximos días según AEMET:

Hoy:

CcsEEEgWIAA1wql.jpg:large


Mañana:

CcsEEHtWAAAHb_H.jpg:large


Domingo:

CcsEEHkW0AAH9T1.jpg:large


Fuente: https://twitter.com/aemet_sinobas


Espesores previstos mitad norte ibérica y entorno:

de722262dd17c3d4aa2843773da09d5do.jpg


Nueva nevada potente en la Cordillera Cantábrica y los Pirineos Occidentales
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Para quem tem ainda dúvidas sobre o próximo evento, que observe com atenção a previsão descritiva do IPMA acabada de sair.
De forma mais ou menos resumida:

Hoje: queda de neve a partir da tarde acima dos 600/800 m e vento forte

Amanhã: aguaceiros moderados no Norte e Centro com queda de neve acima 600/ 800 m e vento forte no Litoral

Domingo: queda de neve acima dos 600 m

Segunda: períodos de chuva passando a aguaceiros, com queda de neve acima dos 600 m



P.S. Até pode não vir nada de jeito, mas se isto não é uma previsão interessante, eu a partir de agora não sei o que são previsões meteorológicas interessantes.
 
  • Gosto
Reactions: Lince e Ronny

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Continua a haver alguma volatilidade nos modelos e as previsões não continuam grande coisa para o G. Oriental. Dependerá da extensão do cavado/posição do anticiclone. Entretanto, o ar húmido continua a ir para o Atl. Norte:

xpLyPgI.jpg


Ainda nos rios atmosféricos, e faço aqui um pequeno aparte, o 'Expresso Ananás' é hoje bem visível:

fmY28df.jpg


Nas próximas 48 horas, o rio atmosférico continuará a aproximar-se dos Açores.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Acrescento que o acompanhamento desta pluma tropical será facilitada pela pouca humidade em altitude (contornos mais facilmente visíveis):

jkTn8Aj.gif


KkqeU6Al.jpg
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A saída das 12 do GFS está quase a sair mas vou fazer desde já uma atualização das condições do tempo para os Açores nas próximas 72 horas (mais do que isso não vale a pena porque os modelos podem mudar)...

A oeste do arquipélago vários núcleos depressionários, incluindo uma depressão aberta em dissipação, continuarão a originar um fluxo meridional de sul com ar tropical rico em água precipitável. Este evento não terá muita intensidade, sendo no geral fraco a moderado, e será mais pronunciado nos níveis baixos. O cisalhamento será fraco a moderado (<20 m/s). O SB/MLCAPE mais elevado estará geralmente a sul do arquipélago (não faço referência ao MUCAPE do Arpége porque no Meteociel estão 3 saídas diferentes ao mesmo tempo). Não me parece que vá haver um grande arrefecimento ao longo da atmosfera, tendo isto consequência na instabilidade geral.

Resumidamente, parece-me que o G. Ocidental deve esperar chuva miúda e e persistente no início do rio atmosférico. A chuva aumentará de intensidade, passando a ser fraca a moderada, à medida que o ar saturado em altitude chega às ilhas. Deve ser esperada a ocorrência de chuva ocasionalmente moderada a forte devido à presença da referida depressão aberta e ao conteúdo moderado a elevado de água precipitável (>20 mms). O rio atmosférico move-se com pouca velocidade, podendo os acumulados ser interessantes. Mas em altitude não há assim tanto ar saturado. Portanto, haverá uma certa incerteza que só será resolvida com o nowcasting.

Quanto à possibilidade de trovoada, o transporte do SB/MLCAPE de sul (onde há menos convecção) para norte certamente aumentará a força convectiva das eventuais células. Apesar de os gradientes térmicos não serem muito favoráveis, podem surgir algumas células interessantes. Mas não há grandes condições para a sua sustentabilidade. Trovoada, assim, é algo pouco provável. Também não vejo grandes condições para eventos meteorológicos severos.

As condições no G. Central deverão ser eventualmente semelhantes às do G. Ocidental. A gradual diminuição das forças convectivas implicará uma equivalente redução na intensidade e duração da precipitação.

No final das 72 horas, o GFS modela que a chuva decorrente do rio atmosférico fica parada no G. Central (diminuindo gradualmente de intensidade). Lá para a 6ª feira formar-se-á no longínquo Atlântico oeste uma ciclogénese explosiva que afetará indiretamente o arquipélago. Prefiro esperar para que haja um cenário mais claro acerca dos efeitos no arquipélago.

---

Estimativa da chuva para os próximos 5 dias (GFS, 6Z):

fvgtcOB.gif
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Em termos gerais, o GFS retirou alguma chuva, o UKMET/ICON não dão chuva por aí fora nos próximos 3 dias. O IPMA dá chuva fraca para hoje. O Arpége é de longe o mais otimista/catastrofista:

uk63dJz.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Plumas tropicais nem sempre equivalem a chuvas diluvianas. A atual deverá continuar assim, amorfa em termos gerais. Nas próximas horas/amanhã deverá haver um ligeiro aumento da convecção. O G. Oriental deverá ficar afastado de qualquer evento significativo.

Nota amanhã para a ciclogénese explosiva no Atlântico Noroeste. +-30 hPa em 24 horas. Algo semelhante está também previsto acontecer na próxima 2ª feira.

A ciclogénese número 1 não deverá afetar diretamente o arquipélago, estando isto mais reservado para uma depressão aberta secundária. A convecção dará(?) mais pujança à frente trazendo chuva a todas as ilhas. Mas ainda é cedo para uma análise aprofundada.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
As próximas madrugadas prometem ser frias, haverá formação de geada em muitos locais de norte a sul, com a habitual incidência em locais abrigados, vales/ varzeas. As amplitudes térmicas vão disparar, o normal para altura do ano em que nos encontramos.

Madrugada de sabado

frFZy7K.gif


Madrugada de domingo

e0jUo7z.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
É possível que haja um aviso laranja/amarelo alaranjado para precipitação no G. Ocidental na madrugada/manhã de domingo. Por esta altura uma frente fria deverá afetar o arquipélago, formando-se posteriormente uma depressão aberta secundária. Em termos globais há mais instabilidade em altitude, estando a oeste um cavado que transporta ar frio e, por adveção, valores interessantes de vorticidade.

A chuva será potenciada pela água precipitável moderada (+-25 mms) e pela elevada humidade relativa, especialmente em altitude. Os ventos mais fortes são mais abrangentes e intensos em altitude. Os correspondentes movimentos verticais na atmosfera saturada acrescentarão mais alguns milímetros.

Em termos de tempo severo, o GFS modela uma helicidade que pode chegar à volta dos 300 (pontinho laranja). O cisalhamento estará muito intenso por volta da mesma hora (mas não parece que abranja toda a frente, situando-se maioritariamente atrás). A não presença de um jet mais intenso, a ocorrência dos ventos mais fortes em camadas mais estáveis da atmosfera (+-500 hPa) e o reduzido CAPE (150/200) fazem-me duvidar de qualquer ocorrência meteorológica severa a não ser a precipitação potencialmente excessiva.

O enfraquecimento gradual dos ventos em altitude da frente no seu caminho para este deverá determinar uma equivalente redução dos acumulados nas restantes ilhas.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub