Previsões e Alertas - Sistema depressionário «Balduína» - Abril 2008



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Malta não queiram mais cavamento, pq poder se tornar perigoso, e pessoalmente não gosto muito de ver desgraças provocadas pelo clima. Pq se fizerem parte dos infelizes que viram o tornado levar todas as suas coisas, queiram era que nada disso se passa-se, ou não?:disgust:

Mas quem é que aqui quer mais cavamento :huh: É alguém aqui ou és tu que há 2 dias até escreveste um comentário adornado com um sorriso (pasme-se! seria de felicidade?) sobre as minhas dúvidas de que a pressão descesse tanto, onde não disse nada de mais, disse que olhando para a historia um cenário de pressões tão baixas é improvável nesta altura do ano.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mas reparem neste:
Cava à entrada da Galiza a 978hPA! Isto poderia ser muito grave em termos de velocidade vento/rajadas! :eek:

O problema do HIRLAM é que isso já é de ontem, das 12Z, já tem 24 horas, e estranhamente até ao momento não saiu ainda a saída mais recente das 00Z.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Lanço-te uma pergunta Vince:

Pela tua experiência nestas lides que achas?
Dificuldade dos modelos em lidar com a situação ou uma visão real de um evento que pode não ser tão extremo quanto isso?

Eu por norma confio na informação mais recente que existe. Mas acho que a situação merece todas as cautelas pois as diferenças na pratica não são muitas, o Jet cavar um pouco mais ou um pouco menos a depressão, 100 ou 200 km's para aqui ou ali, não se pode dizer que é um erro nos modelos, são já pormenores, e penso que os meteorologistas olham para o todo e tentam lidar com um dos cenários piores.
 

storm

Cumulus
Registo
17 Set 2007
Mensagens
491
Local
Bombarral
A malta do tiemposevero não está para brincadeiras,olhem bem o símbolo dos tornados:eek::shocking:(alguém me podia explicar o que é aquele traço preto ao pé da imagem do tornado:confused:).

thumbphpav5.jpg




Predicción y riesgos

Se esperan tormentas de moderadas a fuertes localmente muy fuertes en el oeste y norte peninsular. El viento será fuerte con rachas muy fuertes.


Esta tarde se espera la posibilidad de formación de supercélulas en el oeste peninsular, siendo más probable en Portugal pero que podrían extenderse a otros puntos afectando incluso España. Existe una probabilidad en torno al 20% de que se produzcan tornados en dichas zonas.


KOKA's: Vigilen las tormentas supercelulares.
:eek::eek:

Os solos vão ficar bem regados.:D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Se não me engano o Luper. Ou estarei a fazer confusão?! ;)

E o Mário Barros :p:p:p:p:p

O nosso rico IM sugere que se siga a situação :D:D aqui fica o comunicado do mesmo.

Devido a uma depressão bastante cavada que às 0:00 horas de amanhã atingirá a Corunha (cuja pressão no Centro atingirá os 975 hPa), o estado do tempo no Continente terá um agravamento na próxima noite.
Para a próxima noite e madrugada prevê-se precipitação, que será forte nas Regiões Norte e Centro, e vento do quadrante sul forte a muito forte, destacando-se no entanto as terras altas destas Regiões, onde o vento soprará muito forte a excepcionalmente forte e com rajadas que serão da ordem dos 120 km/h.
A partir da manhã de sexta-feira prevê-se uma diminuição da intensidade do vento e a sua rotação para oeste.
Até Segunda-feira a chuva e o vento persistirão.

Sugere-se o acompanhamento desta situação meteorológica através da página do IM.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
A malta do tiemposevero não está para brincadeiras,olhem bem o símbolo dos tornados:eek::shocking:(alguém me podia explicar o que é aquele traço preto ao pé da imagem do tornado:confused:).

thumbphpav5.jpg




Predicción y riesgos

Se esperan tormentas de moderadas a fuertes localmente muy fuertes en el oeste y norte peninsular. El viento será fuerte con rachas muy fuertes.


Esta tarde se espera la posibilidad de formación de supercélulas en el oeste peninsular, siendo más probable en Portugal pero que podrían extenderse a otros puntos afectando incluso España. Existe una probabilidad en torno al 20% de que se produzcan tornados en dichas zonas.


KOKA's: Vigilen las tormentas supercelulares.
:eek::eek:

Os solos vão ficar bem regados.:D

Amigo Storm, essa linha preta onde tem o símbolo do tornado, é a xona onde existe a probabilidade de 20% ocorrerem tornados.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Permitam-me um breve comentário ao que diz o "tiempo severo"

Falar de uma probabilidade de 20% de ocorrerem tornados é para mim algo que escapa à compreensão! Não por ser um valor alto ou baixo... simplesmente porque acho um fenómeno tão complexo para ser "percentado"...
 

NunoBrito

Cumulus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
354
Local
Parede - Cascais
O Instituto diz:
Informação

Comunicado válido entre 2008-04-17 13:00:00 e 2008-04-18 23:00:00

Assunto: AGRAVAMENTO DO ESTADO DO TEMPO

Devido a uma depressão bastante cavada que às 0:00 horas de amanhã atingirá a Corunha (cuja pressão no Centro atingirá os 975 hPa), o estado do tempo no Continente terá um agravamento na próxima noite.
Para a próxima noite e madrugada prevê-se precipitação, que será forte nas Regiões Norte e Centro, e vento do quadrante sul forte a muito forte, destacando-se no entanto as terras altas destas Regiões, onde o vento soprará muito forte a excepcionalmente forte e com rajadas que serão da ordem dos 120 km/h.
A partir da manhã de sexta-feira prevê-se uma diminuição da intensidade do vento e a sua rotação para oeste.
Até Segunda-feira a chuva e o vento persistirão.

Sugere-se o acompanhamento desta situação meteorológica através da página do IM.




Será normal ???:angry: