Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Agosto 2016

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Pelo menos, até 15 de Agosto vamos ter bastante calor, se calhar sem bater recordes absolutos, mas sim um período longo de temperaturas altas, que fará deste Agosto um dos mais quentes, tal como aconteceu em Julho.

O GFS, só tira a iso20ºC do continente lá para dia 18 de Agosto.

Éh lá já concluíste o mês completo? e ainda nem estamos a dia 5:lol: Muito bom vou registar este post para dia 31 de Agosto confirmarmos :) essa veredicto final.
Mas muita atenção Agosto não é Julho, é preciso mais calorzinho para " Agosto um dos mais quentes"
 


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
E lá vai o IPMA ter que adiar a previsão da semana com precipitação acima da média outra vez. Era a segunda semana de Agosto, agora é a terceira, por aí fora.
Este ano segue as pisadas de 2013, quente e seco. A instabilidade é uma miragem.

Em relação à onda de calor que aí vem, há poucos dias atrás, parecia querer baterr recordes, mas de curta duração. Agora, sem recordes ( de forma generalizada) , mas muito mais prolongada. E sabe -se lá até quando vai durar...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Éh lá já concluíste o mês completo? e ainda nem estamos a dia 5:lol: Muito bom vou registar este post para dia 31 de Agosto confirmarmos :) essa veredicto final.
Mas muita atenção Agosto não é Julho, é preciso mais calorzinho para " Agosto um dos mais quentes"


Ao menos, o período de calor que aí vem podia gerar alguma instabilidade, para animar a malta. Este verão já parece o Dubai, é sempre o mesmo, não se passa nada...
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Ao menos, o período de calor que aí vem podia gerar alguma instabilidade, para animar a malta. Este verão já parece o Dubai, é sempre o mesmo, não se passa nada...

prefiro reservar as conclusões definitivas e finais de 5 em 5 dias, para além disso existe sempre uma margem de erro considerável. Por o que vemos nos modelos teremos calor á grande até dia 12,13 para lá desse período poderão haver surpresas.
Continuo achar, apenas a ter convicção que esta estabilidade atmosférica anticiclonica pode ser muito positiva lá para a frente.
mas claro que é penoso olhar para os modelos não há como negar é calor sem perder de vista. Mas por um lado basta uma ultima semana fresquinha ou uma mudança de padrão para reequilibrar as contas do mês.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
prefiro reservar as conclusões definitivas e finais de 5 em 5 dias, para além disso existe sempre uma margem de erro considerável. Por o que vemos nos modelos teremos calor á grande até dia 12,13 para lá desse período poderão haver surpresas.
Continuo achar apenas a ter convicção que esta estabilidade atmosférica anticiclonica pode ser muito positiva lá para a frente.


O AA algum dia há -de quebrar, como é óbvio. Aliás, no Norte, já devia começar a dar sinais de alguma quebra.
Vamos ver, em 2013, Setembro e Outubro foram explosivos.
Mas já o quente e seco verão de 2005 foi sucedido por um seco Outono.

Vamos ver...
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Lamento mas grande parte das antevisões aqui feitas não reportam fontes e são meramente desejos meteorológicos que acho que não têm qualquer cabimento neste tópico.

Analisando as cartas sinópticas de superfície (cadê delas? estão aqui), a partir do dia 9 teremos uma acentuada descida da temperatura do ar, particularmente na faixa costeira, com o surgimento da nortada, que será bastante significativa.

Já agora a noção de onda de calor que surge após seis dias consecutivos em que a temperatura máxima diária é superior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência.
 
Última edição:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
http://www.aemet.es/documentos_d/enportada/p54tesp1.pdf

de85gvI.png


Parece-me que o ECMWF e o GFS começam a estar de acordo com uma mudança de tempo para as próximas semanas. Sabemos como funcionam os modelos, tudo isto pode mudar de um dia para outro, mas vamos esperar pelas novidades ;):thumbsup:
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Já seria precipitação significativa para um mês de Agosto, mas tenho sempre muitas reservas com o GFS principalmente a médio/ longo prazo.

Eu também, mas vamos lá ter um pouco de esperança! Umas noites frescas por Portalegre já se agradecem ;)
O ECMWF também prevê algumas mudanças para esses dias, conforme a previsão do AEMET, mas também sabemos o quanto voláteis são os modelos para além das 120 horas...
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Para termos uma noção como o que é o padrão hoje pode não ser o de amanha, eis que o ECM a longo prazo
ECM1_240.gif
coloca esta depressão a forma-se onde se tem de formar no Atlântico.
240h vale muito pouco ainda, mas também é verdade que o ECM começou a prever esta entrada de ar quente a esta distancia.
O que pretendo referir é que ainda é imprevisível o que poderemos ter nos últimos 10-13 dias de Agosto.

ECM1_240.gif
[/url]free upload pictures[/IMG]
ECM1_240.gif
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
Padrão europeu deve permanecer até para a semana, com os "bordos" da Europa (Portugal, Ucrânia e Rússia) sob grande influência de massas de ar quente, enquanto que o resto leva com uma bela entrada fresca. Portugal também deverá sentir os seus efeitos a norte mas numa escala baixa.

JUbaAZT.png


Dias acima dos 30ºC são para continuar na maioria do país...

Imagino que a anomalia de temperatura ainda será pior que a de Julho caso o cenário permaneça mais semanas, estamos perante um dos verões mais quentes de sempre.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Face ao resto da Europa ainda nao se perfila uma vaga de calor do género 2003, embora existam condicoes para tal. Há mais entradas de ar fresco do Atlantico a cada 5 dias ainda.

Mas para Portugal acho que será uma vaga algo similar a 2003 mas mais curta e ligeiramente menos intensa.
A Amareleja atingiu 48° nessa vaga, nesta vaga preve-se 44 ou 45° para Tomar. Algures no interior Alentejano as temperaturas poderao atingir os 45 a 47°.

Continuo a dizer que este evento é um pouco anormal e do género de 2003, no sentido em que vários recordes irao ser batidos. Claro que é muito diferente de 2003 em outros sentidos.
Hoje verificámos os 43°C de Porto (Massarelos) e 42°C de Braga. E 45°C em Tomar. Certamente este evento é especial.

Acho que estámos mesmo muito perto dos recordes absolutos, em algumas zonas do litoral norte e centro, se nao é que o recorde do Porto foi mesmo batido hoje.

Os modelos já apontavam para a brutalidade deste evento, há já bastante tempo. Incluindo que o extremo do calor iria ser sentido em direccao ao litoral e ao Atlantico.
Mas a maioria de nós recusava em aceitar o exagero do evento, o que acabou por ser verificar.

O IM foi muito muito conservador com a previsao de uma máxima de 35°C para o Porto. Obviamente era esperado muito mais. Mas até eu, só contava com 39-40°C e fui surpreendido por estas máximas monstruosas.

Os modelos continuam a colocar calor extremo para os próximos dias. Nao vejo muita melhoria.
Amanha acho que o pico do calor vai ser na zona de Portalegre a Tomar, talvez até à zona de Coimbra. Espero uns 46°C algures. E mais um recorde ou outro batido.
O Norte vai ser poupado devido à cobertura do fumo.

E continuo a achar que o Alentejo poderá atingir uns 47°C daqui por uns dias.

O recorde portuguese de 48°C está perto de ser igualado. Tomar esteve hoje a 3°C.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Continuo a dizer que este evento é um pouco anormal e do género de 2003, no sentido em que vários recordes irao ser batidos. Claro que é muito diferente de 2003 em outros sentidos.
Hoje verificámos os 43°C de Porto (Massarelos) e 42°C de Braga. E 45°C em Tomar. Certamente este evento é especial.

Acho que estámos mesmo muito perto dos recordes absolutos, em algumas zonas do litoral norte e centro, se nao é que o recorde do Porto foi mesmo batido hoje.

Os modelos já apontavam para a brutalidade deste evento, há já bastante tempo. Incluindo que o extremo do calor iria ser sentido em direccao ao litoral e ao Atlantico.
Mas a maioria de nós recusava em aceitar o exagero do evento, o que acabou por ser verificar.

O IM foi muito muito conservador com a previsao de uma máxima de 35°C para o Porto. Obviamente era esperado muito mais. Mas até eu, só contava com 39-40°C e fui surpreendido por estas máximas monstruosas.

Os modelos continuam a colocar calor extremo para os próximos dias. Nao vejo muita melhoria.
Amanha acho que o pico do calor vai ser na zona de Portalegre a Tomar, talvez até à zona de Coimbra. Espero uns 46°C algures. E mais um recorde ou outro batido.
O Norte vai ser poupado devido à cobertura do fumo.

E continuo a achar que o Alentejo poderá atingir uns 47°C daqui por uns dias.

O recorde portuguese de 48°C está perto de ser igualado. Tomar esteve hoje a 3°C.

De facto tiro o chapeu a tua capacidade analitica.Tiveste bem em prever a intensidade do evento de facto fora do normal.
Só discordo de interpertares que não existe desagravamento nos proximos dias e esperar temperaturas maximas de 45 graus.Acho que o que tinha de acontecer de extremo tinha de acontecer no sabado e hoje.O pior já passou até o IPMA já referiu nos Media.Agora temos de esperar por algo semelhante que acredito não acontecerá tão cedo.
A estação de referencia do Porto não é de Massarelos, logo as previsões do Ipma não falharam assim tanto.
O calor extremo nos proximos dois,três dias não terá comparação com este fim de semana até porque esta massa de ar quente sairá do nosso territorio.