Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Agosto 2016

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Que belo 2º painel do GFS :rolleyes:, as temperaturas vão continuar altas e as noites tropicais vão continuar.

19829690_C23bZ.jpeg


O IPMA coloca uma noite não tropical, dia 17 de Agosto, nada mau só daqui a 1 semana.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub


irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Calor continua com temperaturas acima dos 30°C, e potencialmente perto dos 40°C em alguns locais, até dia 15 de AGosto. Portanto mais 4 dias.

Depois ligeira chuva fraca no litoral norte e centro dia 17. É a única oportunidade de frescura do mes, parece.

Depois volta novamente o AA, e mesmo no dia 20 deverá repetir-se o calor, depois os modelos apontam algum calor, mas mais moderado. E deverá ser assim até ao final do mes. Com pequena possibilidade de trovoadas durante esse período, mas ainda incerto.
 

Topê

Nimbostratus
Registo
4 Dez 2015
Mensagens
920
Local
Negrais
Calor continua com temperaturas acima dos 30°C, e potencialmente perto dos 40°C em alguns locais, até dia 15 de AGosto. Portanto mais 4 dias.

Depois ligeira chuva fraca no litoral norte e centro dia 17. É a única oportunidade de frescura do mes, parece.

Depois volta novamente o AA, e mesmo no dia 20 deverá repetir-se o calor, depois os modelos apontam algum calor, mas mais moderado. E deverá ser assim até ao final do mes. Com pequena possibilidade de trovoadas durante esse período, mas ainda incerto.

Mesmo assim noto nos modelos a longo prazo, uma maior indecisão bem como novas re-organizações da atmosfera.
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
A partir de dia 15/16 prevê-se finalmente melhoria do tempo, ISO 20ºC varrida e acaba a onda de calor:

qSelirS.png


R5OmY92.png


Pode cair alguma chuva no norte e no litoral, esperemos que a frente não enfraqueça muito:

irAzgt0.png


Anomalias menos significativas na Europa, visto que vão desvanecendo, de um lado o calor, do outro o frio. Já a Rússia... já nem sei há quanto tempo anda com anomalia positiva, também está grave por lá!

hjORTqz.png
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Boas

Segundo os modelos os próximos dias irão ser marcados por uma descida de temperatura em quase todo o território, claramente mais acentuada na região norte, como já se verificou hoje. O nevoeiro/nuvens baixas irá marcar presença na faixa costeira norte e Centro durante os próximos dias, podendo persistir durante todo o dia, com possibilidade de chuvisco/orvalho.
Mínimas poderão ser bastante baixas para a época em alguns locais durante esta semana:

42-580SP.GIF


Na quarta feira poderá cair chuva fraca na região Norte, proveniente de uma frente fraca em dissipação, e para Sexta uma frente mais "generosa" a afetar o Norte e o Centro

114-779SP.GIF


120-779SP.GIF
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
A partir do dia 20/21 existe uma clara tendência para uma possível onda de calor, com um aumento considerável das temperaturas e com vento de leste. A tendência é dos dois principais modelos quer o GFS, quer o ECM.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
A partir do dia 20/21 existe uma clara tendência para uma possível onda de calor, com um aumento considerável das temperaturas e com vento de leste. A tendência é dos dois principais modelos quer o GFS, quer o ECM.
Mas este aumento será generalizado a todo o território? É que o IPMA prevê de facto esse aumento mas mantém as temperaturas no litoral oeste abaixo dos 30°c e noites normais...

Enviado do meu SM-T805 através de Tapatalk
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Mas este aumento será generalizado a todo o território? É que o IPMA prevê de facto esse aumento mas mantém as temperaturas no litoral oeste abaixo dos 30°c e noites normais...

Enviado do meu SM-T805 através de Tapatalk

O aumento de temperatura será mais significativo no interior, mas nada que não seja habitual em Agosto, no litoral oeste a subida será pequena, se existir.
 
Última edição:

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
O aumento de temperatura será mais significativo no interior, mas nada que não seja habitual em Agosto, no litoral oeste a subida será pequena, se existir.
Nesta nova Actualização o ipma mudou muita coisa como por exemplo a subida de 5 graus na cidade do Porto de Gabado para Domingo!
A temperatura pode nem chegar aos 30( só nas regiões mais a oeste) mas que vai haver uma subida vai, que vai ser mais notória no interior.
Mas há cidades no litoral que também vão sentir grande diferença nas temperaturas!
Exemplos:
-Paredes;
-Braga;
-Gondomar;
Entre muitos outros...
So espero e que não venha calor a mais!:dry:
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
A partir de domingo e até 4ª feira, a temperatura vai subir no Algarve, o IPMA está a prever para 2ª feira cerca de 36ºC de máxima para Faro. :calor:

Só espero apanhar com 30ºC ou mais, na semana seguinte e com levante, não quero ter tempo fresco nas férias. :D
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
A partir de domingo e até 4ª feira, a temperatura vai subir no Algarve, o IPMA está a prever para 2ª feira cerca de 36ºC de máxima para Faro. :calor:

Só espero apanhar com 30ºC ou mais, na semana seguinte e com levante, não quero ter tempo fresco nas férias. :D
E eu vou dia 1 pra baixo e vou apanhar um tempo...

Enviado do meu SM-J500FN através de Tapatalk
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,204
Local
loule-caldeirao
A partir de domingo e até 4ª feira, a temperatura vai subir no Algarve, o IPMA está a prever para 2ª feira cerca de 36ºC de máxima para Faro. :calor:

Só espero apanhar com 30ºC ou mais, na semana seguinte e com levante, não quero ter tempo fresco nas férias. :D

É impressionante como as actualizações são sempre para pior ou digamos no sentido de aumentar o calor. As mínimas tendem a não baixar dos 20ºc e as máximas sobem. E andamos sempre nisto e parece que vamos entrar em Setembro assim.

Estou curioso para ver quando virá alguma instabilidade para o Sul que já tanto precisa