Previsões médio prazo: até 2 semanas Leia com atenção as condições de utilização do fórum. A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a estas condições específicas. Existem 3 tópicos diferentes para previsões a que poderá aceder directamente nos links do cabeçalho do fórum. Previsões curto prazo: até 3 dias Tópico para nowcasting (previsões de curtíssimo prazo) de situações meteorológicas em formação e/ou aproximação nas próximas horas, usando por exemplo satélite, radar, cartas superfície, etc.; e análises e previsões de curto prazo até 3 dias (72 horas), com ênfase nos modelos de maior resolução. Previsões médio prazo: até 2 semanas (este tópico em que se encontra) Tópico para previsões de modelos a médio prazo, com maior incerteza, de 4 a 14 dias (2 semanas). A participação neste tópico deve ter maior ênfase na comparação de modelos globais e ensembles, analisar convergência de cenários, tendências, etc. Previsões longo prazo: mensal e sazonal Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais Links úteis Modelos globais: - GFS: MeteoPT | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | Meteostar | Wetter3 - ECMWF: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | IPMA - CMC/GEM: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline - MetOffice UKMO: Meteociel | Wetterzentrale - Vários: tcgengifs (Atlântico) | tropicaltidbits (Atlântico) Ensembles: - Meteociel (GFS, ECMWF, CMC, etc) - Wetterzentrale (GFS) - Weatheronline (GFS, ECMWF, CMC, etc) - ECMWF Ensemble mean and spread (média ensemble e spread em 4 parâmetros) Use este tópico apenas para: - colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos. - comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve. Não use este tópico para: - seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento. - conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado. - criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas". - discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal. - off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo. - se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.
Primeira quinzena do mês mais chuvoso em Portugal promete. Entradas Atlânticas a mostrar que o noroeste é das regiões mais chuvosas da Europa:
Não é todos os dias que chegamos ao site do IPMA e vemos esta previsão de 10 dias para Lisboa, com aguaceiros em todos!
Para os próximos dias, a passagem de sucessivas frentes deverá trazer acumulados bastante significativos em algumas zonas:
Anomalia positiva na precipitação esta semana, com maior destaque para o Norte, como já sabe. No entanto, para a próxima semana (14 a 20) está prevista anomalia positiva para toda a PI, exceto para o extremo norte, o que significa um cenário mais favorável para o Sul: Já para além do prazo deste tópico (de 21 a 27) também está prevista anomalia positiva para Sudoeste, o que pode ser um bom sinal! Logo se verá, mas fica o registo: Fonte Temperaturas acima da média, mas já se sabe que com situações mais chuvosas, isso é sempre o mais provável de acontecer.
No dia 16 deveremos ter a primeira rega nacional deste inverno. Digo "rega nacional" pois todo o país seria beneficiado por esta frente: Até lá, deverá continuar o regime atual de rio atmosférico, beneficiando sobretudo as regiões do Norte e Centro: Nos dias 19/20 parece que poderemos ter outra frente a atingir todo o país, mas desta vez mais fraca... Entretanto parece que existe cada vez mais a tendência para uma espécie de "verão de São Martinho" antes do Natal, com tempo seco. Contudo, ainda há muita incerteza sobre o que pode acontecer. Aquele sistema depressionário rodeado a preto iria para sul e formaria uma depressão isolada. Essa depressão poderia afetar Portugal já depois do Natal, e essa "marca" já é visível no ensemble do ECMWF. Veremos o que acontece!
Essa previsão não é generalizada a todo o território . Por exemplo no Litoral Norte , há a tendência para precipitação acima da média até ao fim do mês . Mas não vale a pena ligar muito a previsões acima de 10 dias , os modelos estão muito voláteis .
Uma cut-off em Portugal... no Natal? Possivelmente sim. Pelo menos tanto o ECMWF como o GFS cada vez mais insistem nesta tendência: uma cut-off que se formaria a noroeste de Portugal Continental e que deslocar-se-ia inicialmente para sudoeste e mais tarde para sul. Uma semana de Natal chuvosa em todo o país seria a cereja no topo do bolo rei, quem sabe se tal ocorrerá!
A julgar pela divulgação das últimas runs do GFS no Meteociel.fr, é impressão minha ou a cut-off prevista para o Natal será acompanhada de uma entrada fria de nordeste???
O GFS 12z de facto mostra algum frio, mas a distância ainda é bastante grande, pelo que a fiabilidade é muito pouca, tanto mostra agora como na proxima saída tira tudo
É esse o cenário que o GFS nos apresenta na run das 12z. Mas a tão grande distância temporal, não vale a pena fazer grandes prognósticos. Só quando esse cenário começar a ser modelado em diferentes modelos, ao longo de algumas saídas consecutivas e a, no máximo, uma semana do natal, valerá a pena falar do assunto. Para já, certo é uma boa frente na madrugada/manhã de 4a feira, quase certa uma outra frente de mais fraca actividade mas que poderá deixar mais uns acumulados interessantes no norte e centro no fim de semana, e bastante provável um período de acalmia no inicio da próxima semana. Veremos mais tarde se será algo duradouro, ou se pelo Natal teremos então o regresso de uns dias mais frios e/ou instáveis.
Agradecemos que posts apenas com texto, sem cartas ou informação mais específica de previsão e/ou modelos (portanto em tom de mero comentário ou pergunta ou chat), sejam colocados no seguimento Meteorológico Livre. Obrigado pela colaboração.
O GFS lá vai indicando uma entrada fria para depois do Natal, que poderia dar neve a cotas razoáveis, falta muito tempo é ir acompanhando: O ECMWF até às 240 horas também já mostra alguma coisa, resta saber como será depois.. se aquela depressão mergulha mais para sul ou foge para leste..