Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Janeiro 2017



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
então a circulação que temos neste momento chama-se de quê??

Zonal.

prT8AeU.jpg


basicamente quando ocorre um aquecimento da estratosfera muito acusado os ventos zonais no polo abrandam podendo mesmo reverter-se durante alguns dias, isto pode fazer com que o vortex se divida e baixe de latitude, as grandes invasões de frio seja na Europa, America do norte ou Asia são antecedidas deste evento, claro que isto não significa que Portugal esteja no caminho do vortex polar.

Por outras palavras, o aquecimento estratosférico pode induzir (ou no caso do território português reintroduzir) o fluxo meridional.
 

qwerl

Nimbostratus
Registo
6 Abr 2015
Mensagens
896
Local
Canelas(100m)
Mais um corte do GFS :suicidio: Ontem a run das 0h do GFS previa quase 400mm para o extremo NW agora a das 12 prevê 100mm
Sempre a mesma coisa o GFS daqui a bocado não sobra nada de jeito...
No entanto o ECM continua muito bom o que pode ser um bom sinal

240-777SP.GIF
~

No entanto mantém-se o episódio de ondulação forte para a próxima 5ª feira com ondulação até 10 metros de altura significativa e 21s de período, se se manter assim pode vir a ser um evento com potencial semelhante ao Hércules, a acompanhar...

nww3-0-150.png
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
O ECMWF continua estável nas suas previsões, tal como nesta última saída 12... o GFS é que tem recuado e tirado precipitação.... quem ganhará? acredito mais no europeu!
Não podia concordar mais acredito muito mais no ECM do que no GFS além disso o ECM tem estado bastante estável nas previsões enquanto o GFS passa o dia no tira e põe. Penso que seja o ECM a ganhar:D:pray::pray:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Ondas de 7/8 metros para a costa Portuguesa? Qual seria o impacto das mesmas? Poderia-se vir a repetir o fenómeno das praias e bares das mesmas desaparecerem?

06008a879bccef850310d792bbf52fd5.png

Neste momento, parece certo que a costa ocidental será atingida por uma forte ondulação de WNW, com altura significativa que se deverá situar entre os 6 a 9 metros de altura, veremos os últimos ajustes dos modelos. Um ligeiro desvio para norte/sul ou no cavamento da depressão significará uma maior ou menor intensidade do evento.

Posto isto, como está modelado neste momento quer pelo ECMF , quer pelo GFS, a ondulação será de 8/9 m com periodos de 20 s a norte do Cabo Raso e de 7/8 metros com periodos de 22 s a sul do mesmo. Será um evento algo extremo, não pela altura significativa em si, mas pela componente de mar de fundo modelada, um pouco à semelhança do Hércules. Esta também será uma ondulação com muita "embalagem".

Comparando directamente com o Hércules, essa ondulação foi prevista pelos modelos com 8,5 m e um período de 24 s. A ondulação prevista para 5a/6a tem uma altura significativa provavelmente ligeiramente menor ou semelhante, e um período que, sendo elevado, será relativamente mais baixo comparando com o Hércules. Diria que em 2014 tivemos um evento muito extremo, este evento tem potencial para ser considerado extremo, mas "um nível" abaixo do Hércules.

Há ainda outros 2 factores atenuantes do "perigo" para a semana que vem. As marés são de relativa baixa amplitude, e o pico da ondulação vai chegar com muita força, mas decai bastante num espaço relativamento curto, e em principio o período mais critico não deverá coincidir com a maré cheia.

De qualquer forma, aconselhava muita prudência a quem tem bares ou estruturas junto à praia. Nunca se sabe o que pode vir a acontecer e será prudente tomar algumas precauções.