Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Janeiro 2017

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Previsões médio prazo, até 2 semanas

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a estas condições específicas.

Existem 3 tópicos diferentes para previsões a que poderá aceder directamente nos links do cabeçalho do fórum.

Previsões curto prazo: até 3 dias
Tópico para nowcasting (previsões de curtíssimo prazo) de situações meteorológicas em formação e/ou aproximação nas próximas horas, usando por exemplo satélite, radar, cartas superfície, etc.;
e análises e previsões de curto prazo até 3 dias (72 horas), com ênfase nos modelos de maior resolução.

Previsões médio prazo: até 2 semanas (este tópico em que se encontra)
Tópico para previsões de modelos a médio prazo, com maior incerteza, de 4 a 14 dias (2 semanas). A participação neste tópico deve ter maior ênfase na comparação de modelos globais e ensembles, analisar convergência de cenários, tendências, etc.

Previsões longo prazo: mensal e sazonal
Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais

Links úteis

Modelos globais:
- GFS: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | Meteostar | Wetter3
- ECMWF: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | IPMA
- CMC/GEM: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline
- MetOffice UKMO: Meteociel | Wetterzentrale
- Vários: tcgengifs (Atlântico) | tropicaltidbits (Atlântico)


Ensembles:
- Meteociel (GFS, ECMWF, CMC, etc)
- Wetterzentrale (GFS)
- Weatheronline (GFS, ECMWF, CMC, etc)
- ECMWF Ensemble mean and spread (média ensemble e spread em 4 parâmetros)

Use este tópico apenas para:
- colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos.
- comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve.

Não use este tópico para:
- seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento.
- conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado.
- criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas".
- discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal.
- off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo.
- se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Era bom que o 1º post neste tópico de Janeiro fosse diferente mas cá vai, os dois principais modelos em sintonia com a permanência do nosso amigo de infância e inseparável AA,

GFS

gfs-0-192.png


ECMWF

ECM1-192.GIF


Por agora até mesmo em relação ao frio só vejo isto nos próximos tempos,

126-778SP.GIF
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
Era bom que o 1º post neste tópico de Janeiro fosse diferente mas cá vai, os dois principais modelos em sintonia com a permanência do nosso amigo de infância e inseparável AA,

GFS

gfs-0-192.png


ECMWF

ECM1-192.GIF


Por agora até mesmo em relação ao frio só vejo isto nos próximos tempos,

126-778SP.GIF

O bom do mês de Janeiro, relembrando o ano passado, é que em menos de 10 dias pode chover o dobro do normal. Por isso podemos ter alguma esperança e que a NAO se torne negativa! Pelo que tenho reparado, o AA gosta muito dos meses de Inverno, relembrando o ano de 2012 que me deixou traumatizado, mas nem tanto ao mar nem tanto à terra, 50/50 seria excelente.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Atualização da previsão mensal do IPMA acabada de sair :

Possibilidade de precipitação acima da média para todo o território na semana de 9 a 15 de Janeiro.

A previsão do IPMA foi feita no dia 29 (e publicada no dia 2; a carta do ECM foi por mim abordada aqui).

A previsão semanal tendo em conta o ECM 00z de anteontem é diferente... muito diferente...

CK2PVd1.png


Semana seca mas fresca :D

zBUTZzC.png
 
Última edição:

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Aqui no Litoral Norte, as últimas saídas do ECM têm vindo a aumentar as probabilidades de precipitação a a partir do dia 9 e eu pessoalmente acredito que essa tendência continuará nas próximas saídas. No resto do território não tenho prestado muita atenção.

Algum dia o AA terá que quebrar, é contra- natura manter - se tanto tempo, pelo menos aqui no Norte.
 
M

Membro excluído 274

Bom dia... essa previsão é estranha, atendendo à previsão a 10 dias (até dia 12) que não mostra qualquer precipitação quanto mais ficar acima da media... alguém me ajude a entender.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia... essa previsão é estranha, atendendo à previsão a 10 dias (até dia 12) que não mostra qualquer precipitação quanto mais ficar acima da media... alguém me ajude a entender.

Eu leio isto:

Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 2 a 29 jan. 2017

Precipitação abaixo e temperatura com valores acima do normal
Na precipitação total semanal preveem-se valores abaixo do normal.


Na temperatura média semanal preveem-se valores abaixo do normal.

e depois do PDF diz isto:

Na precipitação total semanal preveem-se valores abaixo do
normal, para a região norte, na semana de 02/01 a 08/01 e valores
acima do normal, para todo o território, na semana de 09/01 a
15/01
. Nas semanas 16/01 a 22/01 e de 23/01 a 29/01 não é
possível identificar a existência de sinal estatisticamente
significativo.

Na temperatura média semanal preveem-se valores acima do
normal, para todo o território, na semana de 09/01 a 15/01. Nas
semanas de 02/01 a 08/01, de 16/01 a 22/01 e de 23/01 a 29/01
não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente
significativo.


Análise - 2ª Semana (09/01 a 15/01):

Precipitação Total Semanal: Anomalia positiva, 10 a 30mm, para todo o território, ao nível
de significância de 99%. Probabilidade de ocorrência de anomalia positiva de 40 a 60%, ao
nível de significância de 99%. A probabilidade da precipitação total semanal ser inferior ao
normal é de 20 a 40%. A probabilidade da precipitação total semanal ser superior ao normal é
de 50 a 60%.


Temperatura Média Semanal: Anomalia positiva, 0 a 1°C, para todo o território, ao nível de
significância de 99%. Probabilidade de ocorrência de anomalia positiva de 60 a 70%, ao nível
de significância de 99%. A probabilidade da temperatura média semanal ser inferior ao
normal é de 20 a 40%. A probabilidade da temperatura média semanal ser superior ao normal
é de 50 a 70%.



Confuso de facto...:unsure:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Atualização da previsão mensal do IPMA acabada de sair :

Possibilidade de precipitação acima da média para todo o território na semana de 9 a 15 de Janeiro.
Essa previsão é um bocado estranha, o GFS até ao último dia da previsão (dia 13) não prevê nada e o ECM que é o modelo onde eles se baseiam está na mesma :unsure:
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Ai está. Foi atualizada a previsão do IPMA e até aumentou um pouco a probabilidade de precipitação ,tal como eu tinha dito. Para já só no Minho. Por isso, a probabilidade de precipitação de 0 mm até dia 12, neste momento e no Minho, já está desatualizada.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub
M

Membro excluído 274

Ai está. Foi atualizada a previsão do IPMA e até aumentou um pouco a probabilidade de precipitação ,tal como eu tinha dito. Para já só no Minho. Por isso, a probabilidade de precipitação de 0 mm até dia 12, neste momento e no Minho, já está desatualizada.

Continuo a ver 0 precipitação... daí a precipitação acima do normal é um absurdo, um lapso de certeza.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Continuo a ver 0 precipitação... daí a precipitação acima do normal é um absurdo, um lapso de certeza.

Para aqui, alguns mm acho que se vêm. Mas para já também estamos a falar de uma pequena parcela do extremo NO. Agora, se vai concretizar - se ou não é outra história e, claro, enquanto o AA andar a rondar é real o risco de voltar a zero.
Mas também confesso que, para já, nao estou a ver precipitação acima da média.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub
M

Membro excluído 274

A MeteoGalicia congruente nada vê...

As altas presións dominarán a situación meteorolóxica durante este periodo, polo que se agardan días de tempo seco e temperaturas de forte contraste entre o frío das madrugadas, con formación de xeadas, e os valores agradables nas horas centrais do día. A partir do luns predominará o vento do nordés, polo que aumentará a probabilidade de precipitación no norte da provincia de Lugo.