Previsões médio prazo: até 2 semanas Leia com atenção as condições de utilização do fórum. A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a estas condições específicas. Existem 3 tópicos diferentes para previsões a que poderá aceder directamente nos links do cabeçalho do fórum. Previsões curto prazo: até 3 dias Tópico para nowcasting (previsões de curtíssimo prazo) de situações meteorológicas em formação e/ou aproximação nas próximas horas, usando por exemplo satélite, radar, cartas superfície, etc.; e análises e previsões de curto prazo até 3 dias (72 horas), com ênfase nos modelos de maior resolução. Previsões médio prazo: até 2 semanas (este tópico em que se encontra) Tópico para previsões de modelos a médio prazo, com maior incerteza, de 4 a 14 dias (2 semanas). A participação neste tópico deve ter maior ênfase na comparação de modelos globais e ensembles, analisar convergência de cenários, tendências, etc. Previsões longo prazo: mensal e sazonal Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais Links úteis Modelos globais: - GFS: MeteoPT | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | Meteostar | Wetter3 - ECMWF: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | IPMA - CMC/GEM: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline - MetOffice UKMO: Meteociel | Wetterzentrale - Vários: tcgengifs (Atlântico) | tropicaltidbits (Atlântico) Ensembles: - Meteociel (GFS, ECMWF, CMC, etc) - Wetterzentrale (GFS) - Weatheronline (GFS, ECMWF, CMC, etc) - ECMWF Ensemble mean and spread (média ensemble e spread em 4 parâmetros) Use este tópico apenas para: - colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos. - comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve. Não use este tópico para: - seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento. - conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado. - criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas". - discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal. - off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo. - se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.
Este padrão não entendo muito bem mas parece interessante. Se alguém souber explicar aprendia mais...
Bom dia, intensa depressão prevista pelo GFS 6z, outros modelos também a vêm, mas um pouco mais a Norte: Faz-me lembrar esta em 16/17 Fevereiro de 1986, que deu um temporal brutal aqui no Norte ( e não só), com rajadas acima dos 120 Km/h:
Como sabem não percebo muito da ciência mas ... a primeira imagem parece dos diabos! Podem comentar sff. É que só imagens para quem tem poucos conhecimentos é terrível.
Olá! Os modelos estão a prever uma depressão bastante cavada para o próximo fim de semana. É um evento a seguir...
Este ciclone, que nos EUA foi designado por 'Tempestade de Inverno Riley', tem elevada probabilidade de ser (re)nomeado como 'Felix' pelo IPMA. O ciclone move-se muito devagar mas a partir de amanhã a travessia do Atlântico será feita com uma velocidade mais elevada.
Parece tempestade de mar das sérias, IPMA já fala de probabilidade entre 5 a 35% de ondas de 8 metros mas na imagem que puseram ontem parece mais. Poderá ser algo do nível de Hercules/2014 ?
Os modelos estão de acordo: entre Sexta e Domingo, PT continental será afectado por uma vigorosa depressão a W/NW da PI. Ainda é um pouco cedo para determinar a sua trajectória e intensidade com muita exactidão, mas GFS e ECMWF estão muito similares, colocando o centro depressionário a passar muito perto da costa galega, com pressão entre 965/970 hPa. Consequências: - Precipitação moderada a forte generalizada em todo o continente. - Vento forte a muito forte no litoral e terras altas (50/70 km/h com rajadas entre 100/120 km/h) - Ondulação muito forte para toda a costa ocidental, com alturas significativas entre 7 a 9 metros, com alturas máximas a poderem atingir os 15 metros. A ondulação será inicialmente de W/SW com 3 a 4 metros, mas aquando o pico da mesma já a direcção terá rodado para NW, poupando assim as zonas mais atingidas a semana passada (Algarve e Arrábida). As marés desta vez serão muito curtas, o que atenua possíveis consequências, mas muita atenção aos pontos mais sensíveis da costa ocidental pois a ondulação será enorme. O IPMA irá certamente lançar aviso vermelho de norte a sul do país.