Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Outubro 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
CJi0jge.png


:rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: TekClub


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
De facto é um verão atípico apesar de não ser de todo incomum no nosso País , os principais modelos GFS e ECMWF andam de mãos dadas nas previsões para as próximas semanas com o calor a manter-se até meio de Outubro. O GFS por exemplo carrega bem na 1ª semana mas por outro lado já coloca uma ténue mudança a partir de dia 14. Contudo esta mudança tem sido sistematicamente adiada pelo que nem vale a pena olhar sequer mais para a frente.

GFS

gfs-0-300_lcp1.png


ECMWF

ECM1-240_mnp6.GIF
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Esta saída do ECMWF carregou no calor... impressionante como a lestada ainda está com tanto poder. :calor:

Off-Topic: Tem tanto poder porque ainda não houve um arrefecimento do interior da Península, como havia antigamente, Há uns 20 anos começava a chover por volta do dia 20/21 de Setembro, normalmente com episódios de cut-off e instabilidade generalizada no interior peninsular. Isso contribuía para uma redução das temperaturas evitando estes episódios de lestada tão quente...
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores
É impressão minha, ou o Outono vai chegar em força para a semana para os Açores?

Depende do modelo a que te referes. Ainda é cedo e vai depender de muita coisa. Por vezes mais que a intensidade da depressão, a posição da mesma é mais relevante. Depressões fracas sobre ou a norte dos Açores geralmente não trazem grande coisa. A sul sim, mas no ECM isso está a 240 horas.

Ver-se-á :D
 
  • Gosto
Reactions: jonas

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É impressão minha, ou o Outono vai chegar em força para a semana para os Açores?

Vários ensembles apontam para isso, Açores e talvez Madeira. No continente não há ainda sinais consistentes de mudança para além de saídas ou modelos isolados que só servem para entreter, esperemos que também mude no continente posteriormente a esses dias .
Os ensembles também mudam, às vezes até de forma surpreendente, mas são uma forma muito mais correcta de analisar coisas acima de uma semana ou mais. Neste caso dois ensembles apontam para isso, mais marcado no GFS, o do GEM não. Mas dois já entra naquilo a que chamamos um cenário com razoável possibilidade de poder acontecer, embora mesmo assim, mesmo a nível de ensembles, 192/216 horas sejam muitos dias para grandes entusiasmos, é necessário dia a dia acompanhar a tendência.

Por exemplo o EPS (ensemble do ECMWF) a 216 horas:

wpEYc0f.png


O GEFS (ensemble do GFS):


SX6FlkM.png



Por exemplo os 21 membros do GEFS (ensemble do GFS) a 216 horas:


3yNeddT.gif
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
ECM de 192 horas a 240 horas
ecmwf_z500_mslp_atl_9.png


ecmwf_z500_mslp_atl_10.png


ecmwf_z500_mslp_atl_11.png


Há que salientar a alteração na previsão de temperaturas para os dias mais próximos, com valores característicos desta época do ano.

GFS - 192 a 240 horas

gfs_z500_mslp_atl_33.png


gfs_z500_mslp_atl_37.png


gfs_z500_mslp_atl_41.png


Tanto um como outro colocam as altas pressões em latitudes mais altas, o que pode ser um bom sinal para a evolução, já que assim as depressões irião ter caminho livre sem o "muro dos Açores".
É verdade que, se me derem a oportunidade de sonhar, os mapas do ECM são um verdadeiro sonho :uau: dada a posição das altas pressões (Norte das Ilhas Britânicas e Norte de África) para a chegada de almejada precipitação e instabilidade a Portugal Continental. Isto também será indicativo de uma alteração prevista na AO (Oscilação Árctica) para uma fase negativa, a qual favorece a descida de temperaturas na Europa e a entrada de depressões através da Península Ibérica até ao Mediterrâneo.
Quanto ao GFS, creio que continua com os "neurónios trocados" graças ao Matthew... :facepalm:
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
kjlXOU4.jpg


Chuva ao final do "túnel do verão"??? :intrigante:
Nota: o AEMET para Valência de Alcântara prevê a probabilidade de 20% de precipitação para dia 10 e esteve também a atrasar o prognóstico para esse dia até quase às 10 horas... ;)
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Tanto o GFS como o ECMWF já são coerentes q.b na mudança a partir de dia 14 no entanto,

GFS coloca o centro da depressão ligeiramente acima do Arquipélago dos Açores com maior cavamento e mais afastada,

gfs-0-234_kdo3.png


ECMWF coloca-a muito mais perto do Continente mas com menos impacto,

ECM1-240_xvi0.GIF


É algo interessante e a tendência está lá para os dois modelos o que acaba por ser positivo, mas vamos ver o que nos reservam os próximos dias.