Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Outubro 2017

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Previsões médio prazo: até 2 semanas

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a estas condições específicas.

Existem 3 tópicos diferentes para previsões a que poderá aceder directamente nos links do cabeçalho do fórum.

Previsões curto prazo: até 3 dias
Tópico para nowcasting (previsões de curtíssimo prazo) de situações meteorológicas em formação e/ou aproximação nas próximas horas, usando por exemplo satélite, radar, cartas superfície, etc.;
e análises e previsões de curto prazo até 3 dias (72 horas), com ênfase nos modelos de maior resolução.

Previsões médio prazo: até 2 semanas (este tópico em que se encontra)
Tópico para previsões de modelos a médio prazo, com maior incerteza, de 4 a 14 dias (2 semanas). A participação neste tópico deve ter maior ênfase na comparação de modelos globais e ensembles, analisar convergência de cenários, tendências, etc.

Previsões longo prazo: mensal e sazonal
Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais

Links úteis

Modelos globais:
- GFS: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | Meteostar | Wetter3
- ECMWF: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | IPMA
- CMC/GEM: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline
- MetOffice UKMO: Meteociel | Wetterzentrale
- Vários: tcgengifs (Atlântico) | tropicaltidbits (Atlântico)


Ensembles:
- Meteociel (GFS, ECMWF, CMC, etc)
- Wetterzentrale (GFS)
- Weatheronline (GFS, ECMWF, CMC, etc)
- ECMWF Ensemble mean and spread (média ensemble e spread em 4 parâmetros)

Use este tópico apenas para:
- colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos.
- comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve.

Não use este tópico para:
- seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento.
- conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado.
- criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas".
- discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal.
- off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo.
- se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
É melhor não termos muita esperança.:huh:

GFS_240_ESP0_SFC.png
GFS_252_ESP0_SFC.png
GFS_264_ESP0_SFC.png
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
jOU97Vq.gif

n6xWAns.gif


E192Fpd.gif


A tendência do ECM para que na próxima semana haja mudança do panorama meteorológico existe, situação que já não se via em runs sucessivas há algum tempo.
Não é caso para festejos antecipados, pois já tivemos previsões há umas semanas atrás que saíram totalmente furadas... Até porque o GFS está totalmente radical quanto à continuidade do AA a influenciar Portugal Continental.

EDIT: o IPMA prevê alguma precipitação para o último dia da previsão (12), segundo a previsão do ECM.

EDIT2: por sua vez, o GFS na run das 06Z, continua com o AA eterno...
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
jOU97Vq.gif

n6xWAns.gif


E192Fpd.gif


A tendência do ECM para que na próxima semana haja mudança do panorama meteorológico existe, situação que já não se via em runs sucessivas há algum tempo.
Não é caso para festejos antecipados, pois já tivemos previsões há umas semanas atrás que saíram totalmente furadas... Até porque o GFS está totalmente radical quanto à continuidade do AA a influenciar Portugal Continental.

EDIT: o IPMA prevê alguma precipitação para o último dia da previsão (12), segundo a previsão do ECM.

EDIT2: por sua vez, o GFS na run das 06Z, continua com o AA eterno...
A felicidade ao ver essas cartas vai logo por água abaixo quando olhamos para o GFS :buh: o GEM está pouco melhor, mas sempre mostra algo no final da previsão. É melhor ir acompanhando porque já sabemos sempre para o que estamos guardados.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,603
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Infelizmente essa tendência de alguma precipitação prevista pelo ECM está a mais de 200H de distância, já sabemos que vale o que vale, não vale a pena estarmos a criar grandes expectativas...
O GFS nada mostra a não ser AA em cima de nós.
Provavelmente só na 2ª quinzena do mês é que poderemos ver alguma precipitação...
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
¿Cuándo remitirá este calor tan anómalo? ¿Cambio de tiempo para mediados de octubre?

PRONÓSTICO, NACIONAL

04 de octubre de 2017



cambios-octubre.png




Es la pregunta que muchos se hacen estos días de ambiente veraniego para un mes de octubre. ¿Cambios a medio plazo? ¿Cuándo bajarán las temperaturas?

La primera semana de octubre nos está dejando máximas de récord en numerosos observatorios del suroeste peninsular, incluido Castilla Y León, interior de Galicia y áreas de Portugal con valores muy calurosos, que nunca antes habían sido registrados en un mes de octubre.

Temperaturas veraniegas muy tardías que pueden llegar a tener muy efecto muy grave en el campo, ya que se junta con la situación de prolongada sequía que afecta a extensas zonas del país y con los embalses en apenas el 38-40% de su capacidad total.

A lo largo de lo que queda de semana todavía hablaremos de temperaturas calurosas, sobre todo en las regiones del suroeste peninsular donde volveremos a superar los 32/34ºC estos días, y hasta ¡36ºC! el viernes en puntos del valle del Guadalquivir, pudiéndose alcanzar nuevos récords.

También las temperaturas mínimas se sitúan en valores demasiado suaves para la época, sin bajar de los 18/20ºC al amanecer, teniendo en cuenta que no hablamos de ningún tipo de cobertura nubosa que pueda hacer de ‘manda’ de madrugada para dejar temperaturas tan suaves.

Unos valores que nos da una idea de lo anómalamente cálida que es la masa de aire que nos afecta actualmente, y no se observan demasiados cambios hasta mediados de la próxima semana (quizás coincidiendo con el puente del Pilar), o más bien de cara a mediados de octubre.

Sin embargo, la incertidumbre para entonces es demasiado elevada como para tener en cuenta estos posibles cambios que empiezan a aparecer en las últimas actualizaciones de los modelos a largo plazo.



GRAN INCERTIDUMBRE EN LAS PREVISIONES

eee83885dc5b50cd6ef745de5d048e51o.png


Una de las formas más gráficas de ver esta incertidumbre de la que hablamos es observando la figura superior, que representa todos los posibles escenarios de lluvia que se barajan de cara a mediados de este mes de octubre.

Cada una de las líneas discontinuas en el gráfico es un escenario distinto generado por los enormes cálculos que realiza este modelo meteorológico. Como vemos, no es hasta más allá del día 10 de octubre cuando aparecen algunos escenarios de lluvia, pero de manera muy dispersa, lo cual no les otorga demasiada confianza.

A partir del día 13 el número de posibles situaciones de lluvia aumenta, incluso con algunos escenarios que despuntan por encima de los 10-20 litros/m2 (probablemente debido al paso de un frente generoso en lluvias), pero igualmente son escenarios muy aislados, ya que la mayoría apuestan por escasas o nulas precipitaciones.

Lo único que podemos sacar de esto es que, efectivamente, hacia el puente del Pilar o de cara a mediados de octubre, la probabilidad de que el tiempo tienda a inestabilizarse es relativamente elevada, sin embargo, esto no nos garantiza nada.

6b7705be9742bbb18e49c75cb251fae4o.png


Por otro lado, también esa caída de temperaturas mostrada actualmente por los modelos es, de momento, un panorama demasiado solitario en las previsiones como para tomarlo en serio a fecha de hoy, principalmente porque se trata de una previsión a casi ¡10 días vista!.

Queda en evidencia el gran abanico de posibles escenarios térmicos que podrían darse para entonces, por cómo indica cada línea una tendencia de temperatura diferente respecto al resto; desde temperaturas próximas a las que tenemos esta semana, hasta aquellos escenarios que incluso estarían mostrando una hipotética entrada de aire polar en la península.

Así pues, a pesar de que comienzan a verse algunos cambios a medio plazo desde el Atlántico en forma de inestabilidad y ambiente mucho más fresco que ahora, de momento carece de fiabilidad suficiente al no haber demasiado acuerdo entre la mayoría de escenarios.

Sin duda, habrá que seguir de cerca la evolución de los principales modelos durante esta primera mitad de octubre, ya que, de confirmarse finalmente estos cambios, podría tratarse de las primeras lluvias generosas del otoño en España.

http://www.extremadura7dias.com/not...alo-cambio-de-tiempo-para-mediados-de-octubre
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,616
Local
Açores
A grande incógnita dos próximos dias é mesmo a depressão a sudoeste dos Açores. Como me recuso a dar importância ao GEM, que prevê intermináveis TT's, por agora a perturbação não dá em nada.

H9LsZLr.png


O que não falta é calor oceânico :lol:

50ABpIB.gif
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Já não era mau de todo:
icBYeAk.png


O GEM também já prevê qualquer coisinha no dia 12/13:
MR6e1tG.gif

tJEg0pA.gif

Mas pronto, lá está o Anticiclone sempre a tentar meter-se e a destruir tudo! :buh:Ainda muito longe mas mesmo assim e apesar de não ser nada por aí além, preferia ir tendo uns dias com alguma chuva fraca do que dias e dias de sol e calor. Já cansa, qualquer carta que mostre uma pequena mudança é uma relíquia.
Resta ir acompanhando porque o GFS ainda não mostra nada e a qualquer momento estes podem ir atrás, mas sempre é bom irem insistido num cenário diferente, coisa que já não acontecia à muito.
 
Última edição: