Parece que virá aí chuva/aguaceiros e vento a partir do fim da próxima semana: Depressão bastante cavada a passar a norte da Galiza: O ECMWF também está parecido, é aguardar por mais saídas:
Interessantes as previsões para os primeiros dias de outubro. A situação ainda está algo instável e deve-se esperar pelas próximas saídas, no entanto teremos um padrão que era bastante tradicional nos outubros em Portugal de há vários anos: um anticiclone incrivelmente forte a oeste, com uma circulação de norte a introduzir bastante precipitação pelo noroeste da Península. Os dois principais modelos estão em concordância nesse aspeto: Ao nível da precipitação, em geral tudo dependerá da posição do anticiclone - basta este mover-se um pouco mais para oeste para os acumulados no Sul dispararem, mas se o anticlone for posicionado mais a leste os acumulados a sul serão muito poucos. Neste momento, os principais modelos estão em concordância ao nível de precipitação, embora o GFS preveja um pouco mais na região do Alto Alentejo que o ECMWF. Para além disso, as previsões para a semana a seguir ainda são incrivelmente incertas, portanto há que esperar!
As perspectivas para esta semana apresenta aquilo que o GFS e o ECM têm estado a prever, instabilidade principalmente a norte de Portugal Continental. Infelizmente estas anomalias positivas, desaparecem durante as duas primeiras semanas de Outubro, mas creio que com a Oscilação do Atlântico Norte a transitar para negativa, poderá haver uma diminuição da pressão do anticiclone, permitindo a passagem de alguma depressão para as nossas latitudes. Creio que o GFS previa isso ontem numa das runs, com uma depressão junto às costas ocidentais de Portugal, a partir das 180h. As temperaturas também serão mais baixas e parece que se irão prolongar durante o mês de Outubro. Penso que poderá ser um sinal de alguma instabilidade, apesar dos modelos preverem anomalias negativas para a larga maioria do território continental. Para mais e melhores previsões, podem consultar o link: https://www.aer.com/science-research/climate-weather/arctic-oscillation/
Previsões médio prazo: até 2 semanas Leia com atenção as condições de utilização do fórum. A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a estas condições específicas. Existem 3 tópicos diferentes para previsões a que poderá aceder directamente nos links do cabeçalho do fórum. Previsões curto prazo: até 3 dias Tópico para nowcasting (previsões de curtíssimo prazo) de situações meteorológicas em formação e/ou aproximação nas próximas horas, usando por exemplo satélite, radar, cartas superfície, etc.; e análises e previsões de curto prazo até 3 dias (72 horas), com ênfase nos modelos de maior resolução. Previsões médio prazo: até 2 semanas (este tópico em que se encontra) Tópico para previsões de modelos a médio prazo, com maior incerteza, de 4 a 14 dias (2 semanas). A participação neste tópico deve ter maior ênfase na comparação de modelos globais e ensembles, analisar convergência de cenários, tendências, etc. Previsões longo prazo: mensal e sazonal Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais Links úteis Modelos globais: - GFS: MeteoPT | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | Meteostar | Wetter3 - ECMWF: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | IPMA - CMC/GEM: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline - MetOffice UKMO: Meteociel | Wetterzentrale - Vários: tcgengifs (Atlântico) | tropicaltidbits (Atlântico) Ensembles: - Meteociel (GFS, ECMWF, CMC, etc) - Wetterzentrale (GFS) - Weatheronline (GFS, ECMWF, CMC, etc) - ECMWF Ensemble mean and spread (média ensemble e spread em 4 parâmetros) Use este tópico apenas para: - colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos. - comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve. Não use este tópico para: - seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento. - conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado. - criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas". - discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal. - off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo. - se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.
Este é o meteograma do ECMWF para os próximos 15 dias. https://www.ecmwf.int/en/forecasts/...on=-0.83&station_name=Reading, United Kingdom , cliquem em location e alteram as coordenadas
Neste momento, há boas quantidades de precipitação previstas para a zona na próxima semana, tanto em previsões baseadas no ECMWF, como no GFS. Vamos acompanhando porque ainda falta uma semana...
Desta vez é o GFS com uma saída operacional generosa para quase todos, vamos continuando a observar Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Ainda falta algum tempo, mas neste momento ECMWF, GFS e GEM modelam uma ciclogénese explosiva a rasar a Galiza no início da próxima semana. A previsão da imagem satélite do ECMWF para a noite de 20 para 21 de outubro mostra claramente a a cauda de escorpião associada a este fenómeno (na primeira imagem ainda pouco definida junto à Galiza, na segunda já bem clara na Bretanha):
Nesta saída a saída operacional do ECMWF desviou-se literalmente da média do modelo e prevê valores bem mais baixos que os previstos pela maioria dos modelos. Por exemplo, o ensemble de Tavira prevê 12 mm na saída operacional quando a média do ensemble é superior a 60 mm para os próximos 15 dias. Já não é a primeira vez que acontece isto e as reações são sempre as mesmas. Entretanto a saída a seguir recupera uma grande quantia de precipitação, ficando em linha com os restantes modelos, e toda a gente se cala.
Os modelos estão extremamente instáveis no que diz respeito aos acumulados. No caso do ECM, na saída das 00z previa acumulados excelentes para toda a região sul e nesta última saída coloca um dilúvio do Tejo para cima e pouco mais de 30mm em toda a região Sul. O GFS está democrático e não exagera tanto nos acumulados, bem comos restantes. Vai-se vendo, pois ainda nada está garantido.
Ciclogénese Explosiva para dentro de 3/4 dias... Os modelos estão mesmo a tentar perceber o que irá acontecer na próxima semana... E depois, até os "cães bebem água de pé"