Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Setembro 2017

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Numa vista rápida ao ECMWF e ao GFS , pode-se dizer que haverá muita nebulosidade na próxima semana, ainda que escassa (escassíssima) precipitação prevista. Mas só o facto de termos frentes a raspar o NO da península faz-me "sonhar" com o factor surpresa.

O que me parece é que mesmo que chova alguma coisa, mesmo que bastante mais do que o esperado\modelado, o mês e o ano hidrológico terminarão bastante secos - mas não severamente\extremamente secos.

Claro que me estou a referir ao NO - litoral norte.
Para o centro\sul e interior tempo seco, bom apenas para secar o milho e pouco mais. Infelizmente. :(
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Numa vista rápida ao ECMWF e ao GFS , pode-se dizer que haverá muita nebulosidade na próxima semana, ainda que escassa (escassíssima) precipitação prevista. Mas só o facto de termos frentes a raspar o NO da península faz-me "sonhar" com o factor surpresa.

O que me parece é que mesmo que chova alguma coisa, mesmo que bastante mais do que o esperado\modelado, o mês e o ano hidrológico terminarão bastante secos - mas não severamente\extremamente secos.

Claro que me estou a referir ao NO - litoral norte.
Para o centro\sul e interior tempo seco, bom apenas para secar o milho e pouco mais. Infelizmente. :(
Este ano, mesmo até isso está escasso. A precipitação anual em grande parte do Alentejo está ainda abaixo dos 200mm, basta ver pelas estações do MeteoAlentejo para chegar a essa conclusão, apenas Marvão está acima dos 200mm mas nem aos 300mm chegou, estamos a falar de uma zona com média anual perto dos 800/900mm.
______
A pouco mais de 10 dias para terminar setembro, já sabemos até demais que não vai trazer nada e na região sul vai terminar mesmo com 0mm, ainda faltam 3 meses para terminar o ano, veremos o que nos reservam. Neste momento o GFS até modela uma cut-off interessante, acima das 300h já se sabe o destino que vai ter, mas fica o registo:
Uma destas a SW de Sagres seria o ideal para dar bastante chuva. Sinais de mudança não nos faltam, o problema é que acaba sempre por ser o mesmo a ganhar.
92K9anK.gif
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Boas,

para já vejo um padrão normal para a época do ano. Não é agora que vai aparecer a chuva e desagravar a seca. Até pode aparecer uma ou outra cut-off, mas não é por aí que a coisa melhora.

Os modelos continuam sem mostrar grandes sinais de mudança de padrão. E falo a cerca de 90 horas para baixo, mais do que isso nem vale a pena perder tempo as ver as cartas.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Boas,

para já vejo um padrão normal para a época do ano. Não é agora que vai aparecer a chuva e desagravar a seca. Até pode aparecer uma ou outra cut-off, mas não é por aí que a coisa melhora.

Os modelos continuam sem mostrar grandes sinais de mudança de padrão. E falo a cerca de 90 horas para baixo, mais do que isso nem vale a pena perder tempo as ver as cartas.
"Padrão normal", portanto este mês que tem uma média de 100 mm , estar a entrar no fim dele com apenas 12 mm é ser um padrão normal? Não exageres Rui, ainda para mais és de Braga :D
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Para animar a malta:D

O fim do mês irá trazer um padrão mais favorável à ocorrência de PRECIPITAÇÃO no território continental.

Esperamos que se instalem massas de ar estável no norte da Europa, forçando as perturbações Atlânticas mais para sul, e eventualmente favorecendo a criação de algumas perturbações subtropicais na região dos Açores-Madeira.

Este padrão poderá trazer os primeiros episódios de precipitação significativa do outono, dando início ao semestre chuvoso, que tipicamente se estende até abril.

A nível sazonal, as tendências para o outono apontam para que se estabeleça uma circulação bastante perturbada no hemisfério norte, devido a vários fatores como, La Niña, a alteração do regime de ventos na estratosfera (QBO) e a presença de águas anormalmente quentes, mais uma vez, nos oceanos a latitudes médias e altas.

Sendo assim, esperamos um outono com bom potencial para ocorrência de precipitação acima da média e com valores de temperatura também dentro ou um pouco superiores ao normal.


~
Fonte: Bestweather
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Brutal o contraste entre o mega anticiclone e a ciclogénese explosiva que se vai formar nos próximos dias:

fM1uwas.png


A configuração do Atlântico Norte está um bocado caótica com tantas tempestades tropicais a meterem-se, um bloqueio poderoso na Rússia e o anticiclone dos Açores que enfraquece significativamente mas parece que não nos quer largar.
 
M

Membro excluído 274

Acabaram de dizer na meteorologia do canal 1 que amanhã vai chover em Portugal continental com a passagem de uma frente...

Edit: Eu juro que ouvi! Mas não vejo isso em lado nenhum...

O GFS vêr a frente a dissipar-se frente às nossas costas, quanto muito alguns chuviscos no litoral Oeste a norte de Cabo da Roca:

gfs-2-36_nfq8.png


Não se vê nada nos próximos tempos... quiça 2ª feira chova algo no Minho, mas ainda falta muito tempo:

gfs-2-132_das1.png


O AA continua possante quiça no final do mês quebre, mas até lá já sabem vai ser sempre a adiar...

graphe_ens3_oja8.gif
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Brutal o contraste entre o mega anticiclone e a ciclogénese explosiva que se vai formar nos próximos dias:

fM1uwas.png


A configuração do Atlântico Norte está um bocado caótica com tantas tempestades tropicais a meterem-se, um bloqueio poderoso na Rússia e o anticiclone dos Açores que enfraquece significativamente mas parece que não nos quer largar.

Com esta configuração a norte, para nós é só estes todos poderosos empurrarem um pouco para sul o AA e temos caminho aberto à instabilidade a entrar na Península Ibérica.
O resto dos potentes sistemas tropicais a entrar na órbita do AA e das depressões saídas do Canadá\Gronelândia podem ajudar nisto.

Como são muitos "ses", a probabilidade não é a melhor. Mas é o melhor das probabilidades...;)
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
:malandro:

tempresult_bow7.gif


tempresult_hsl2.gif
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
O modelo gfs anda a prever que o "AA" baixa de latitude para o fim de setembro e que abra caminho a depressões com instabilidade associada .

Ainda falta muita hora, mas que começa a aparecer um cenário menos mau nos modelos, sem dúvida. Um AA na Escandinávia traz sempre boas possibilidades de tempo animado por cá, apesar de nem sempre ser certo. Prefiro esperar pelas próximas saídas para ter certezas.