Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Setembro 2017

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
Previsões médio prazo: até 2 semanas

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a estas condições específicas.

Existem 3 tópicos diferentes para previsões a que poderá aceder directamente nos links do cabeçalho do fórum.

Previsões curto prazo: até 3 dias
Tópico para nowcasting (previsões de curtíssimo prazo) de situações meteorológicas em formação e/ou aproximação nas próximas horas, usando por exemplo satélite, radar, cartas superfície, etc.;
e análises e previsões de curto prazo até 3 dias (72 horas), com ênfase nos modelos de maior resolução.

Previsões médio prazo: até 2 semanas (este tópico em que se encontra)
Tópico para previsões de modelos a médio prazo, com maior incerteza, de 4 a 14 dias (2 semanas). A participação neste tópico deve ter maior ênfase na comparação de modelos globais e ensembles, analisar convergência de cenários, tendências, etc.

Previsões longo prazo: mensal e sazonal
Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais

Links úteis

Modelos globais:
- GFS: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | Meteostar | Wetter3
- ECMWF: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline | IPMA
- CMC/GEM: Meteopt | Meteociel | Wetterzentrale | Weatheronline
- MetOffice UKMO: Meteociel | Wetterzentrale
- Vários: tcgengifs (Atlântico) | tropicaltidbits (Atlântico)


Ensembles:
- Meteociel (GFS, ECMWF, CMC, etc)
- Wetterzentrale (GFS)
- Weatheronline (GFS, ECMWF, CMC, etc)
- ECMWF Ensemble mean and spread (média ensemble e spread em 4 parâmetros)

Use este tópico apenas para:
- colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos.
- comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve.

Não use este tópico para:
- seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento.
- conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado.
- criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas".
- discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal.
- off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo.
- se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.



---




Os modelos continuam a prever o tal "resto de ciclone tropical" para o início de Setembro.

O Atlântico Norte tem uma dinâmica interessante nesta altura. O que parece acontecer é que enquanto o AA se renova intromete-se uma pequena depressão, suficiente para fazer esticar o anticiclone até ao Reino Unido/Escandinávia e de nós até ao final do mês. Entretanto, atrás desta depressão (que rapidamente foge para a habitual baixa pressão da Islândia) já se está a formar ao largo da Flórida uma depressão tropical que vai em fila indiana atrás desta, deixando o AA com apenas uma opção: estrangulamento. Divide-se em dois, um a SW dos Açores e o outro na Escandinávia, deixando a porta aberta para a Europa Ocidental. A chuva prevista não é nada de mais, visto que a depressão chega cá fraca.
 


cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
Posso colocar uma questão muito objetiva? Tenho as vindimas para o fim de semana de 16 setembro na zona de Mirandela... Alguém arrisca alguma previsão? Com as devidas reservas naturalmente... Obrigada de antemão.

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,004
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Posso colocar uma questão muito objetiva? Tenho as vindimas para o fim de semana de 16 setembro na zona de Mirandela... Alguém arrisca alguma previsão? Com as devidas reservas naturalmente... Obrigada de antemão.

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk


Boas, isso ainda é impossível de saber mas neste momento o GFS coloca alguma precipitação para dia 16 para o norte do Continente, parece em regime de trovoadas, mas vai seguindo o tópico.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,539
Local
Braga, Merelim (70m)
Boas, isso ainda é impossível de saber mas neste momento o GFS coloca alguma precipitação para dia 16 para o norte do Continente, parece em regime de trovoadas, mas vai seguindo o tópico.

Como dizes, é impossível. Nem sequer dá para perceber uma tendência a essa distância. Se nem a 80h é fiável, que fará a quase 400h, é absurdo para já.
 
  • Gosto
Reactions: Zulo e joselamego

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Os dias vão continuar quentes e as noites tropicais também. Com a estabilização da Iso a rondar os 20ºC, este é o cenário mais provável até 20 de Setembro e precipitação nem vê-la, não é nada, fora do normal.

Meteograma para Olhão

graphe3_1000___-7.83_37.01_.gif
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,570
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Cheira-me a mês seco, pelo menos a previsão mensal indica isso... pode-se sempre formar alguma cutt-off isso é sempre imprevisível, mas não estou a ver o AA se deslocar para sul e deixar vir as baixas pressões até nós, qualquer frente que ouse aproximar-se do nosso território é rapidamente aniquilada por este AA.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Esta saída do GFS é seca das 00h até ás 360h.
O ECM mostra qualquer coisa a partir das 216h:
1e378e02535c7a0ccd0c4c6ec625fe19.gif


Enviado do meu ASUS_X00BD através de Tapatalk
Pelo andar da carruagem, Setembro deve levar o mesmo caminho de Abril. Aquilo que nos podia dar alguma chuva, tal como no final de Agosto era uma cut-off porque nesta altura não se pode esperar outra coisa, mas isso parece também estar escasso. Qualquer frente que se aproxime da PI tem logo o destino traçado, desaparecer rapidamente graças ao AA. Se o AA fosse uma coisa boa, depressa ia para outro lugar. :facepalm: Já não sei à quanto tempo não se vê um mês de setembro com chuva decente por aqui, de relembrar que no ano passado, apenas choveu um dia.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,615
Local
Portalegre
Já não sei à quanto tempo não se vê um mês de setembro com chuva decente por aqui

Há três anos e infelizmente conseguiu estragar a produção de azeitona. Depois choveu forte até meados de Novembro e tiveste um Inverno seco e frio...

Se o AA fosse uma coisa boa, depressa ia para outro lugar

O AA continua de pedra e cal, mas acredito que com a movimentação que se vê no Atlântico, depressa teremos novidades. Os modelos conseguem inverter a previsão de um dia para o outro e nesta altura próxima do Equinócio, mudam de run para run com alterações significativas ;)

Ps: estive a dar uma vista de olhos à run CFS 1 mês e prevê animação para o final do mês. Mas claro, esse tipo de previsões serve o que serve...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Há três anos e infelizmente conseguiu estragar a produção de azeitona. Depois choveu forte até meados de Novembro e tiveste um Inverno seco e frio...



O AA continua de pedra e cal, mas acredito que com a movimentação que se vê no Atlântico, depressa teremos novidades. Os modelos conseguem inverter a previsão de um dia para o outro e nesta altura próxima do Equinócio, mudam de run para run com alterações significativas ;)

Ps: estive a dar uma vista de olhos à run CFS 1 mês e prevê animação para o final do mês. Mas claro, esse tipo de previsões serve o que serve...
Os anos não são todos iguais, como é óbvio. Neste ano hidrológico, não tivemos uma única estação do ano com chuva decente. Os invernos, já à alguns anos que não são grande coisa, pelo menos no Alentejo, daí a situação na região não estar mesmo nada fácil, já há árvores a morrer por todo o lado, eu sei lá, se não for a pior seca destes últimos anos, deve andar perto.
Por norma, o tempo começa sempre a mudar na 2ª quinzena do mês e os ditados referentes ao São Mateus assim o dizem, mas até 20 de Setembro, pelo menos, não se vê grandes alterações nas previsões, mas pode haver surpresas no final do mês tal como em Novembro do ano passado, o mês passou-se todo sem uma única gota de água e chegámos aos últimos dias do mês e ultrapassaram-se os 100mm em pouco mais de 3 dias, e acho que a tendência do nosso clima é mesmo esta. Aguardemos por algo melhor mas nem as previsões sazonais estão famosas. Este AA teima em não nos deixar.
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Pode ser que o tempo comece a mudar na segunda quinzena deste mês , mas chuva a sério só espero a partir de outubro , não vejo este "AA" a deixar nos muito cedo , o cfs prevê alguma animação para o fim de setembro , mas como sabemos este mês é muito instável tanto pode ser frio , como quente e também pode ser chuvoso , um setembro que foi bom , foi o de 2014 , em que houve tardes cheias de trovoadas e chuvas , os invernos também já são mais quentes que o habitual , temos de nos habituar a verão de 6 meses .
Pode ser que tenhamos um inverno chuvoso , se fosse um inverno como o de 2009/2010 isso é que era , mas não acredito .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

cepp1

Cumulus
Registo
26 Jul 2017
Mensagens
246
Local
Leiria
Se temos mais um Inverno seco estamos tramados!!! Também não entendo este pais, por exemplo a barragem de ranhados na Meda foi criada para aguentar 5 anos de seca, passou um ano e está para ai a 40%!