Previsões médio prazo (Fevereiro 2016)

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
Bom dia.

Os modelos têm pelo menos mantido o regresso da chuva a partir do dia 5/6.

As tais entradas mais frias só mesmo para quarta ou quinta é que teremos mais certezas. Adiar tem sido o lema do GFS, mas para já com mais ou menos frio têm mantido para o próximo fim de semana alguma neve para cotas habituais. Nada de extraordinário.

Keep calm e sigam os próximos capítulos :D:D:D.
40mm-50mm em 6 h no fim de semana e ventos de 120-130 km
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Em termos de chuva sim, os acumulados previstos até dia 10/02 são expressivos, em especial no Noroeste :rain:

6KFYWNK.gif


Boa rega prevista para o próximo domingo dia 7/02:

tIsVfhE.gif
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Em relação ao GFS, apenas um pormenor interessante. À uns dias atrás, tinha carregado no frio a mais de 200 horas. Depois tirou em grande parte, mas agora volta a insistir. Nem sempre isso acontece.

Mas, para já, quer o GFS quer o ECM insistem numa entrada fria notável para o dia de Carnaval. As cotas de neve seriam de 200 - 400 metros ( estas cotas levam - me asuspeitar que os modelos poderão estar a indiciar alguma entrada mais continental) . Pena que ainda falte tanto e que seja uma mera tendência. Provavelmente na próxima RUN já se foi tudo. Mas pode - se sempre sonhar.

Ah, e está a fazer agora 33 anos que um grande nevão no dia de Carnaval cobriu grande parte do país de branco ( salvo erro, no dia 15 de Fevereiro de 1983) .
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Ah, e está a fazer agora 33 anos que um grande nevão no dia de Carnaval cobriu grande parte do país de branco ( salvo erro, no dia 15 de Fevereiro de 1983) .

Foi a 12 e 13 de Fevereiro de 1983, mas desde o dia 10 até dia 15/02/83 há registo de queda de neve em vários locais e a cotas muito baixas:

archives-1983-2-12-12-0.png


archives-1983-2-12-12-1.png


archives-1983-2-13-0-0.png


archives-1983-2-13-0-1.png


Lembro-me bem, aqui no Porto nevou em mais que um dia e com acumulação, cada aguaceiro que vinha era de neve.. mas neve " a sério" com flocos enormes :rain:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Não querendo ser desmancha prazeres! Mas penso que a distância temporal é muito grande e depois de alguns anos de MeteoPt, tenho tendência a não crear grandes expectativas, porque infelizmente raras são as vezes que se confirmam! Para já a partir do próximo fim-de-demana o regresso da instabilidade deve ser garantido, mais que isso ainda será cedo para traçar cenários.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Para já a partir do próximo fim-de-semana o regresso da instabilidade deve ser garantido, mais que isso ainda será cedo para traçar cenários.

:thumbsup:

Para já, e já com um elevado grau de certeza, teremos a aproximação de uma superfície frontal fria na segunda metade de Sexta-feira; aumento da nebulosidade nas regiões do norte e centro com probabilidade de precipitações para o final do dia no Minho e Douro litoral, progredindo para as restantes regiões do norte e centro na noite de Sexta-feira para Sábado. O vento a aumentar de intensidade, de sudoeste e rodando para noroeste após a passagem da superfície frontal. Subida da temperatura mínima (efeito da nebulosidade que fará que as temperaturas não desçam durante a noite).

Não adianto previsões a patir de Sábado para não falhar; apenas se destaca o aumento da probabilidade de precipitações.

EDIT (muito importante):
GEFS (GFS model ensemble) forecast for the next 15 days pointing into unsually very warm period across much of Europe except parts of British Isles and N Acandinavia in response to deep trough over W Europe and blocking over the rest of the continent influenced by southerly flow.

Fonte: Severe Weather Europe

E já agora as cartas do Jet Stream Forecast, que sustentam a entrada atlântica ao longo dos próximos dez dias:

metcheck
 
Última edição:

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Carissimos,
Alguém pode fazer uma previsão para o próximo fim de semana pff? Gostava muito de ir para o Alvor na 6ª Feira e regressar no Domingo mas só se estiver bom tempo senão ... estadia, gasóleo, portagens etc... Ui :unsure:
Obrigada
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Previsão da AEMET:

Día 06 (sábado)

Se espera que un frente atlántico barra la Península, con lo que se producirán precipitaciones en la mayoría de zonas, excepto en el área mediterránea, donde son poco probables. Las precipitaciones pueden ser persistentes en Galicia, cordillera cantábrica occidental y oeste del sistema central. Serán en forma de nieve en el entorno de los sistemas montañosos de la mitad norte peninsular. En Canarias es probable que continúe el tiempo estable y sin precipitaciones.

Probable ascenso de las temperaturas nocturnas en buena parte de la Península. Diurnas en descenso en su cuadrante noroeste. Pocos cambios en el resto.

Viento de componente sur que irá girando paulatinamente a componente oeste. Soplará con intensidad fuerte en amplias zonas, especialmente en el cuadrante noroeste peninsular.

Días 07, 08 y 09 (domingo, lunes y martes)

Se espera que para estos días predomine el régimen de vientos de componente oeste, de origen atlántico, con probabilidad de precipitaciones prácticamente en cualquier punto de la Península e incluso del archipiélago balear. Es probable que las precipitaciones sean más abundantes en Galicia, cantábrico oriental y Pirineo occidental. En Canarias el tiempo será bastante más estable, aunque no se descarta alguna lluvia débil ocasional en el norte de las islas de más relieve. Pueden producirse nevadas en cotas relativamente bajas en bastantes zonas de la Península, especialmente en su mitad norte. Es probable un descenso bastante generalizado de las temperaturas peninsulares durante la jornada del domingo. El viento soplará con intensidad fuerte en amplias zonas, especialmente en los tercios norte y este de la Península.

As "certezas" de ontem, começam a ser um "é provável..." :facepalm:
Vamos ver o que nos traz as próximas runs e previsões.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Já que a operacional do GFS está péssima, pelo menos vê-se o Ensemble das 6 z , apenas para animar a malta... :malandro:

z4fv7fS.png

N7sGU9x.png


:rolleyes: