Previsões Outono/Inverno 2025/2026

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,048
Local
Ericeira/Marquês de Pombal
Previsões longo prazo: Mensal e Sazonal

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.

Previsões longo prazo: mensal e sazonal (este tópico em que se encontra)
Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais

Links úteis:

- IPMA mensal
- IPMA sazonal
- AEMET sazonal
- Ilmeteo ECMWF (site italiano que costuma publicar cartas do ECMWF sazonal)
- MetOffice sazonal
- IRI sazonal
- CFSv2 sazonal
- Previsões mensais e sazonais de diversos modelos (NOAA)
- Previsão sazonal MeteoFrance (multi-modelos)
- Previsão semanal e mensal do ECMWF (Comissão Europeia)
- Previsão semanal do ECMWF (IM Húngaro)

Use este tópico apenas para:
- colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos.
- comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve.

Não use este tópico para:
- seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento.
- conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado.
- criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas".
- discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal.
- off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo.
- Se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.

---

Já estamos a 12 de Agosto. Alguém arrisca previsão para o outono?
 
Ou para a primeira quinzena de Setembro???
O IPMA já emitiu a previsão
Previsão período alargado - Continente - 18 ago. a 14 set. 2025
Precipitação total semanal sem existência de sinal estatisticamente significativo e temperatura média semanal com valores abaixo do normal

Na precipitação total semanal, não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo, em todo o período previsto.

Na temperatura média semanal, prevêem-se valores abaixo do normal para algumas regiões do interior do território(de -1.5 a -0.5°C), na 1ª semana. Prevêem-se valores acima do normal para o litoral Centro e Sul(de 0.5 a 1.5°C), na 2ª semana e para quase todo o território na 3ª e na 4ª semanas.
 
A previsão alargada corresponde a um produto em fase de desenvolvimento e apresenta cenários em termos probabilísticos. A sua utilização deve ser feita com reservas, em especial para a 2ª, 3ª e 4ª semanas, em que não existe aptidão da previsão para os padrões de tempo de larga escala e o erro da previsão é igual ao de uma previsão baseada numa média climatológica.

Relembro que a previsão subsazonal é atualizada diariamente (acompanhando as variações do modelo) -> https://charts.ecmwf.int/products/extended-anomaly-t & https://charts.ecmwf.int/products/extended-anomaly-tp
 
Última edição:
Mas que resumo tão enganador, é só de 18 a 24 de Agosto que existe previsão abaixo do normal, depois nas três semanas seguintes é sempre acima, sobretudo a primeira quinzena de Setembro. :(
Ui...entao vamos ter uma primeira quinzena com calor, ou pelo menos a previsao aponta para isso??
 
Mas que resumo tão enganador, é só de 18 a 24 de Agosto que existe previsão abaixo do normal, depois nas três semanas seguintes é sempre acima, sobretudo a primeira quinzena de Setembro. :(
Se puderes, abre já o tópico para as previsões Outono/ Inverno, neste momento não posso.
 
Segundo esta previsão, sim.
O IPMA já tem temperaturas de 36⁰C previstas aqui para CB.

Por agora que venham o tempo fresco, não aguento mais este calor. Hoje bati outra vez o record da temperatura interior, 34,4⁰C, nem com a ventoinha se aguenta.
 

Nova Época de Nomeação de Tempestades​


2025-09-01 (IPMA)



Inicia-se hoje a época 2025/2026 de tempestades extratropicais na Europa, tornando-se efetiva no grupo sudoeste, em que Portugal está inserido através do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a lista para esta temporada e que se partilha na figura abaixo.

A atribuição de nomes a tempestades é um projeto conjunto de diversos serviços meteorológicos da Europa, sob os auspícios da EUMETNET. Este ano temos uma nova instituição a entrar para o grupo sudoeste, o Servei Meteorològic Nacional, o serviço meteorológico do Principado de Andorra, que se junta ao IPMA e aos serviços meteorológicos de Espanha (AEMET), de França (Météo-France), da Bélgica (RMI) e do Luxemburgo (MeteoLux).

A nomeação de tempestades tem-se mostrado eficaz na comunicação ao público da ocorrência destes fenómenos meteorológicos que trazem associadas situações de risco potencialmente elevado para as vidas e bens dos cidadãos, trazendo igualmente fluidez na comunicação entre os diferentes Serviços Meteorológicos Nacionais e as estruturas de Proteção Civil. Este procedimento facilita também a identificação e o estudo das depressões ao longo do seu percurso sobre a Europa.

Deve notar-se que uma tempestade tropical que se forme no Atlântico e seja nomeada pelo National Hurricane Center (NHC), se sofrer uma transformação nas suas características termodinâmicas tal que se converta numa tempestade extratropical, irá manter o nome original atribuído pelo NHC na comunicação do IPMA e dos restantes serviços meteorológicos europeus.

O critério para a nomeação de tempestades está diretamente relacionado com os impactos e com a emissão de avisos de nível laranja ou vermelho no sistema internacional de avisos meteorológicos. O principal parâmetro meteorológico que define a nomeação de uma tempestade é o vento, mas considera-se a nomeação de tempestades com outros parâmetros desde que o seu impacto tenha potencial para ser severo.

1756745016047.webp