Previsões Primavera/Verão 2022

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Previsões longo prazo: Mensal e Sazonal

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.


A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a estas condições específicas.

Existem 3 tópicos diferentes para previsões a que poderá aceder directamente nos links do cabeçalho do fórum.

Previsões curto prazo: até 3 dias

Tópico para nowcasting (previsões de curtíssimo prazo) de situações meteorológicas em formação e/ou aproximação nas próximas horas, usando por exemplo satélite, radar, cartas superfície, etc.;
e análises e previsões de curto prazo até 3 dias (72 horas), com ênfase nos modelos de maior resolução.

Previsões médio prazo: até 2 semanas
Tópico para previsões de modelos a médio prazo, com maior incerteza, de 4 a 14 dias (2 semanas). A participação neste tópico deve ter maior ênfase na comparação de modelos globais e ensembles, analisar convergência de cenários, tendências, etc.

Previsões longo prazo: mensal e sazonal (este tópico em que se encontra)
Tópico para previsões de longo prazo, como por ex. previsões probabilísticas mensais e sazonais

Links úteis:

- IPMA mensal
- IPMA sazonal
- AEMET sazonal
- Ilmeteo ECMWF (site italiano que costuma publicar cartas do ECMWF sazonal)
- MetOffice sazonal
- IRI sazonal
- CFSv2 sazonal
- Previsões mensais e sazonais de diversos modelos (NOAA)
- Previsão sazonal MeteoFrance (multi-modelos)
- Previsão semanal e mensal do ECMWF (Comissão Europeia)
- Previsão semanal do ECMWF (IM Húngaro)

Use este tópico apenas para:
- colocar, comentar ou debater previsões ou saídas de modelos.
- comentar e colocar previsões; se forem suas fundamente-as bem. Seja cauteloso e responsável, evite alarmismo não fundamentado que possa gerar alarme social. Não se esqueça, é você o responsável pelo que escreve e assume as consequências do que escreve.

Não use este tópico para:
- seguimento da situação meteorológica corrente, relato das condições meteorológicas, para isso existem os tópicos de seguimento.
- conversa de circunstância, meros palpites ou desabafos ("nunca mais chove", "nunca mais acaba o calor", etc), evite ou use para esse fim o tópico de Seguimento Meteorológico Livre. O reiterado desrespeito poderá ser penalizado.
- criticar avisos ou alertas oficiais, para isso use por exemplo tópicos como "IPMA - Novidades, dúvidas e críticas".
- discutir climatologia ou outro tema, para isso use por exemplo o tópico de Monitorização do Clima Portugal.
- off-topic, evite em absoluto mensagens neste tópico que não se enquadrem no tema do tópico, previsões do tempo.
- Se ocorrer uma deriva natural de tema ou se se proporcionar um outro rumo interessante para discussão, pode comentar ou fomentar um debate noutro tópico ou mesmo criar um mais apropriado baseado numa discussão nascida aqui, citando a mensagem original.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre

Análise e Previsões de Oscilação Ártica e Vórtice Polar​

28 de março de 2022

Resumo
  • A Oscilação do Ártico (AO) é atualmente negativa e prevê-se uma tendência positiva para o neutro até meados de abril, com anomalias mistas a principalmente positivas de pressão/altura geopotencial em todo o Ártico, especialmente no lado do Atlântico Norte do Ártico e anomalias mistas de pressão/altura geopotencial em todo o Ártico. as latitudes médias. A Oscilação do Atlântico Norte (NAO) também é negativa e prevê-se que permaneça negativa, pois as anomalias de pressão/altura geopotencial devem permanecer positivas em toda a Groenlândia nas próximas duas semanas.
  • Nas próximas duas semanas, anomalias de altura geopotencial positiva em toda a Groenlândia favorecerão anomalias de altura geopotencial negativo/cave na Europa, especialmente o norte da Europa centrado na Escandinávia, com exceção de anomalias de altura geopotencial positiva em todo o sudeste da Europa. Este padrão favorece temperaturas normais a abaixo do normal no oeste e norte da Europa, incluindo o Reino Unido (Reino Unido), com temperaturas normais a acima do normal no sudeste da Europa e na Turquia.
  • O padrão geral em toda a Ásia nas próximas duas semanas é de anomalias de altura geopotencial de vale/negativo em todo o norte da Ásia, especialmente na Sibéria com anomalias de altura geopotencial positiva em todo o sul da Ásia. Esse padrão favorece temperaturas normais a abaixo do normal no norte da Ásia, com temperaturas normais a acima do normal no sul da Ásia.
  • O padrão geral nas próximas duas semanas em toda a América do Norte é de anomalias de altura geopotencial de cristas/positivas no oeste da América do Norte com anomalias de altura geopotencial de cavado/negativas no Alasca e no leste da América do Norte. O padrão favorece temperaturas normais a acima do normal no oeste do Canadá e no oeste dos Estados Unidos (EUA), com temperaturas normais a abaixo do normal no Alasca, leste do Canadá e leste dos EUA. Uma exceção é na próxima semana, quando as anomalias de altura geopotencial positiva no oeste do Canadá relaxam, permitindo o breve retorno das temperaturas normais para abaixo do normal para a região com temperaturas normais a acima do normal generalizadas nos EUA.
  • Na seção Impactos , continuo discutindo minhas expectativas sobre os impactos da ruptura do vórtice polar (PV) que está resultando em um aquecimento final, embora os impactos possam ser semelhantes a um aquecimento estratosférico repentino (SSW) mais clássico no Hemisfério Norte ( NH).
Resumo de linguagem simples
A grande ruptura do vórtice polar está se comportando como um repentino aquecimento estratosférico tanto na estratosfera quanto na troposfera. Isso inclui bloqueio de alta latitude, incluindo bloqueio/alta pressão da Groenlândia que favorece climas mais frios e/ou tempestuosos na Europa e no norte da Ásia e possivelmente no leste dos EUA. Em duas semanas, também pode haver outro evento de vórtice polar esticado que favoreça temperaturas frias a leste das Montanhas Rochosas.



Fonte: https://www.aer.com/science-research/climate-weather/arctic-oscillation/

Não deixa de ser curioso a possibilidade de ocorrer um SSW nesta altura e será interessante observar as repercussões nos próximos meses.