Previsões segundo os Modelos - Agosto 2006

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Sim, a partir de Domingo vamos ter uma descida notável das temperaturas para voltarem a descer novamente Quarta-feira.... é bonito ver como iso 20ºC se retira para o interior do norte de África....
Entretanto o Estofex está animado nas suas previsões com a previsão de tempo severo na Grécia.

Sim Minho é o mesmo núcleo depressionário de grande instabilidade convectiva e com as temperaturas do Med. a coisa pode ficar fei e bonita para uma storm chase na Grécia!
Aliás tenho umas fotos guardadas de tornados no Mar na grécia que irei postar qdo esse evento se der.

Para já vejam o painel de precipitação que atrasou em 12h o seu início p/ dia 17, mas reparem que já é a 3ªvez que mostra no dia 18 ou 19 uma formação que me parece tropical a Sul dos Açores, parece que teremos de estar atentos;)
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

que aconteça muitas destas no Inverno::thumbsup:
http://www.meteoaeronautica.com/fs120.htm

Yep! Fantástico desprendimento dessa depressão! Uma típica situação de nevões se fosse no inverno! A ISO 5ºC a 850hPA quase nos chega a tocar!
A run das 12h do GFS é simplesmente magnífica:

screenshot008dn5.jpg




Falta esperar se o ECMWF das 12h corrobora o GFS...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

não se ve disto todos os anos por esta altura!!



já faltam poucos dias não vai fugir muito disto espero eu!!

 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Pena é ainda estarmos em Agosto.

Com uma situação destas, que temperatura poderia ter a região norte do país quarte-feira? Uns 18, 19ºC de máxima não?

Sim! Eu apostava talvez menos ainda.... uns 17ºC
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

já que estamos numa de prever temperaturas aqui vai o meu palpite!!eu penso que ai em Bragança faça menos que 20ºC fil!!pode fazer ai uns 16/17ºC para Setúbal conto ai com uns 18/19ºC mais coisa menos coisa:lmao: as mínimas ai é que vai ser bonito:D 13/14ºc para Setúbal!!!!:cold: :D :hehe:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

já que estamos numa de prever temperaturas aqui vai o meu palpite!!eu penso que ai em Bragança faça menos que 20ºC fil!!pode fazer ai uns 16/17ºC para Setúbal conto ai com uns 18/19ºC mais coisa menos coisa:lmao: as mínimas ai é que vai ser bonito:D 13/14ºc para Setúbal!!!!:cold: :D :hehe:

Quem nos vê quem nos vai ver! Dentro de meses estamos a discutir as cotas de neve :lmao: :lmao: :lmao:


Quanto a uma nova vaga de calor... vamos ver. O modelo europeu não fornece ao público previsões a mais de 168h o que nos impossiblita verificar se há concordância entre os dois. Espero que não!!
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Enquanto nós vamos ter dias mais frescos, os italianos vão apanhar com uma boa onda de calor!

rtavn1502sj6.png


Já era hora! :lol:
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

De facto, os Italianos que se preparem, a ISO +25ºC atinge praticamente todo o país, chegando mesmo ao Norte. Já era altura de eles sentirem aquilo que nós temos passado nas últimas semanas.

Pois é, essa depressão a NW da Península é um facto marcante neste mês de Agosto, aguardemos para ver com que quantidades de precipitação vamos ficar e até onde as temperaturas poderão descer.

Na última década, tivemos tantas entradas de depressões em Agosto pelo NW (quatro), como nos anteriores 40 anos. Uma tendência de mudança climática ou uma simples variabilidade do clima?
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Bem como já havia mencionado se fosse Dezembro;) :( :lmao: :lmao:
Iamos ter uma surpresa!:D
É com bom agrado que vejo que irá ocorrer precipitação em todo o território e com valores muito bons para esta época do ano, excepto para a vinha, será bom para a castanha.:D
Penso que irão ocorrer entre 10 a 20mm no período de 16 a 18;)
Depois virá mais uns diazitos com bons estados de tempo e um aumento da temperatura.;)