Previsões segundo os Modelos - Agosto 2006

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

De facto, os Italianos que se preparem, a ISO +25ºC atinge praticamente todo o país, chegando mesmo ao Norte. Já era altura de eles sentirem aquilo que nós temos passado nas últimas semanas.

Pois é, essa depressão a NW da Península é um facto marcante neste mês de Agosto, aguardemos para ver com que quantidades de precipitação vamos ficar e até onde as temperaturas poderão descer.

Na última década, tivemos tantas entradas de depressões em Agosto pelo NW (quatro), como nos anteriores 40 anos. Uma tendência de mudança climática ou uma simples variabilidade do clima?

Para os fans do frio são boas notícias mas, penso tratar-se um ciclo tal como a época de furacões que foi semelhante a alguns ando da década de 40 e 50, també o inverno passado tem lembrado isso foi um à antiga, assim como o anterior, i.r. frio e com valores de precipitação inferiores à média no mm período!
Os Outonos teêm sido mais rigorosos em termos de precipitação do que propriamente os Invernos, situação que se poderá manter este ano....;)
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Esta depressão que vem da Islândia e que irá mergulhar A P.Ibérica,numa atmosfera mais fria do que é normal , especialmente em Portugal, com estes valores de anomalia negativa do EFI tm2 ( extreme Forecast Index da temperatura a 2m), Mais uma vez se fosse Inverno e com estes valores iriamos ter uma boa surpresa... :sad:
Espero que se repitam estas entradas, que são a ideias veêm de Norte ou NW, mas depois apanham ar húmido a SW e entram de W/NW com mais potência de enchimento:cold: :D
http://www.ecmwf.int/samples/d/anim...efi_2ti!2006081400!relative_archive_date!day/
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Boa tarde a todos

Pois, se fosse Outono/Inverno ja tinhamos neves a caminho :cold: :cold:
Sendo Agosto ... nickles , mas seria bom que essa humidade acabasse com o Fogo que destroi o resto da nossa floresta.

Aqui, pelas Azenhas do Mar, ja nao esta aquele ar quente medonho, antes pelo contrario, pelas 8h ainda esta uma neblina de ar humido maritimo, depois pelas 11h levanta ela vem a torra branda.

Desculpas pela pontuaçao pois o teclado nao e portugues ...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Boas,

Ainda vai ser apreciável a precipitação a cair no NW poderá ser entre 25 a 35mm de 16 a 18 do corrente! :rain: :D
Depois parece que vai aquecer mais um bocadito:eek:
è sempre bom ver as primeiras temperaturas na Gronelândia a -20ºC nos modelos.;)
http://www2.wetter3.de/animation.html
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

por incrível que possa parecer onde pode chover mais é no sul!!:w00t: tive a olhar para os modelos e o que me apercebi foi de uma faixa de chuva a entrar pelo sul na madrugada de quinta salvo erro faixa essa que não tem origem na frente que nos vais afectar!!estarei a ver mal:huh: :eek:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

eu ate podia por aqui imagens mas está a ficar muito tarde e não estou com muita paciência para isso:( mas é irem das horas 06 até as 66horas e verem a progressão a massa de chuva que está neste momento a afectar os açores é como que sugada pela depressão que afecta Portugal!:eek: :rain:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

os modelos já não me estão a agradar para a minha zona:sad: estão a colocar a chuva mais intensa primeiro no norte e centro e depois cada vez mais a sul:angry: o sul de Espanha é que a vai levar toda é verdade que tbm faz lá muita falta mas eu gostava era aqui:D
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

por incrível que possa parecer onde pode chover mais é no sul!!:w00t: tive a olhar para os modelos e o que me apercebi foi de uma faixa de chuva a entrar pelo sul na madrugada de quinta salvo erro faixa essa que não tem origem na frente que nos vais afectar!!estarei a ver mal:huh: :eek:

é normal essas depressoes entrarem pelo sul de portugal...Sao elas responsavel por alguma da chuva que cai no algarve...
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Desconfio que esta situação ainda nos vai surpreender, e muito :eek:

Infelizmente, ainda não tive disponibilidade para estudar um pouco mais de modelos e parâmetros climáticos, as minhas ideias baseiam-se muito na intuição e na experiência de situações anteriores.

Situações como esta, com ar frio de NW proveniente da depressão centrada a Oeste das Ilhas Britãnicas e uma corrente sub-tropical, quente e húmida, que se intensifica entre os Açores e a Madeira, em caso de colisão, e provavelmente issoa contecerá, poderá dar origem a situações de chuvas pontualmente diluvianas. Não me admirava ver iamgens nos próximos dois dias de ruas a transbordar de água e algumas pequenas inundações em casa baixas de uma qualquer localidade portuguesa.
A minha única dúvida é como se comportará uma situaçõ destas em Agosto, porque se fosse em Setembro e Outubro, se calhar era mais previsível ...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Desconfio que esta situação ainda nos vai surpreender, e muito :eek:

Infelizmente, ainda não tive disponibilidade para estudar um pouco mais de modelos e parâmetros climáticos, as minhas ideias baseiam-se muito na intuição e na experiência de situações anteriores.

Situações como esta, com ar frio de NW proveniente da depressão centrada a Oeste das Ilhas Britãnicas e uma corrente sub-tropical, quente e húmida, que se intensifica entre os Açores e a Madeira, em caso de colisão, e provavelmente issoa contecerá, poderá dar origem a situações de chuvas pontualmente diluvianas. Não me admirava ver iamgens nos próximos dois dias de ruas a transbordar de água e algumas pequenas inundações em casa baixas de uma qualquer localidade portuguesa.
A minha única dúvida é como se comportará uma situaçõ destas em Agosto, porque se fosse em Setembro e Outubro, se calhar era mais previsível ...

Exacto! A colisão de ar frio de origem polar com ar sub-tropical com elevado índice de humidade dá sempre origem a fenómenos interessantes...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

os modelos metem de novo a chuvada no sul mais para cima um pouco: promete a madrugada de quinta!eu tou cá para ver!hehe


 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Boas

Finalmente a chuva patra limpar litosfera:D

O Sul vai levar mais com a precipitação do que o centro, mas será no Norte onde ocorrerá em maior quantidade;)

http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Porto_ens.png
http://85.214.49.20/wz/pics/MT8_Lissabon_ens.png

Neste momento o choque térmico das massas de ar potencia para amanhã um enchimento da Depressão e arrastará o vapor de água daquela que se encontra entre a Madeira e os Açores.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

estou a ver as coisas mal paradas para os meus lados definitivamente :angry: aquela massa instável na madeira vai a caminho do golfo de Cádis e sendo assim é o Algarve que vai ver mais água!! a frente que entrou pelo norte não me parece que vá afectar o sul!!:disgust: :sad:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos [Agosto 2006]

Boas,

Parece que não nos livramos de calor de facto Tozequio!:(

Gostava de chamar a v/ atenção para uma situação neste Loop::huh:

http://www.ssd.noaa.gov/met8/neatl/loop-rb.html
Reparem como as 3 depressões existentes no Atl. Central se alimentam em dominó:eek::D ,
i.e. a que está a W dos Açores está a ceder vapor de água à que está a NW da Madeira e, por sua vez está alimentar a que vem a descer de N e que nos está afectar

Não é todos os dias que se vê este efeito maravilhoso;)