Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Janeiro 2024

A previsão não consensual de precipitação para 2ªfeira dia 29, proviria de um sistema frontal associado a uma cut-off formada a Leste dos Açores depois do atravessamento do arquipélago por uma frente fria em movimento Oeste-Leste.
Esta cut-off ficaria entalada entre as duas zonas de alta pressão, uma a Oeste dos Açores e a outra sendo a crista anticiclonica que vem desde o anticiclone na Europa Central.

Acumulados tri-horários, segundo o UKMO 12z de hoje:

Acumulado total até ao fim do mês, proveniente desse evento apenas:
APcwHMX.png

ECMWF 12z
ux1TQiS.png

GFS 12z
6Bqnm9V.gif

Ou nem haverá isso, pois a cut-off não chega cá.
Eu sinceramente desta vez dispenso rotundas, a última que me calhou em rifa deu-me uma madrugada/manhã daquelas, inclusive com quebras eléctricas, se quer chegar alguma coisa que chegue mas siga em frente, mas sinceramente na segunda e terça quanto muito caem uns pingalhitos nesta zona oeste e a festa fica feita para os mais saudosos da precipitação :)

Se vocês não marcam uma semana de férias em Janeiro não são espertos!!! :lol: Low season, hotéis vazios, 25ºC e UV a 3? Sign me on!
E não tenham problemas porque já existem lojas a vender fatos de banho e toalhas de praia em Lisboa...em mais de uma década de vida que tenho nunca tinha visto tal coisa em Janeiro!!!

A 1 de Janeiro de 2022, Zambujeira foi aos 24,5ºC.

Ver anexo 9517
Na altura esse evento já tinha sido algo extraordinário. 1 ano depois temos novamente temperaturas deste calibre fora de época. Mas pior do que isso é a persistência de temperaturas acima dos 20 graus em alguns pontos do Sul e Centro.

1 ano depois temos novamente temperaturas deste calibre fora de época.
2 anos depois. Parece que não, as coisas estão a passar tão rápido desde o fim das restrições da pandemia da COVID-19, mas já estamos em 2024. :eek:

Entretanto parece que a precipitação prevista para o final deste mês no Litoral Oeste foi basicamente retirada do mapa (e aquela que deve cair nalguns sítios deve-se sobretudo à humidade dos nevoeiros e não da frente, típica situação de anticiclone). Veja-se, por exemplo, o ensemble do ECMWF de Almada: :facepalm: :facepalm:
4t7BloVh.png

2 anos depois. Parece que não, as coisas estão a passar tão rápido desde o fim das restrições da pandemia da COVID-19, mas já estamos em 2024. :eek:

Entretanto parece que a precipitação prevista para o final deste mês no Litoral Oeste foi basicamente retirada do mapa (e aquela que deve cair nalguns sítios deve-se sobretudo à humidade dos nevoeiros e não da frente, típica situação de anticiclone). Veja-se, por exemplo, o ensemble do ECMWF de Almada: :facepalm: :facepalm:
4t7BloVh.png
O ano passado já tivemos temperaturas acima da média, tendo janeiro 2023 sido classificado com "quente".

A previsão de precipitação da frente, cuja nebulosidade alta e média já encobre o céu, é fácil: não chove.

Motivo:

s4yb1Du.png

De olhos postos agora à volta do dia 8, sem grande expectativa e só para uma zona restrita entre Lisboa e Sines e entrando um pouco no interior, mas nada de especial à volta dos 10mm.

Carnaval seco. Aproveitem.

Até dias 6/7 não se vislumbram precipitações significativas.
ECMWF só põe alguma chuva, sublinho alguma, no dia 9:

JKD13MY.png

O GFS acha que o Carnaval vai ser molhado, com episódios sucessivos de precipitação a partir, também, do dia 9.
E os acumulados previstos têm aquela distribuição característica das frentes de noroeste conseguindo até virar a circulação para Oeste:

aW2h0t9.gif

Última edição: