Previsões segundo os Modelos - Julho 2007

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Quer-me parecer que os modelos estão em discordância, algo que já não acontecia há algum tempo.

test8.gif


Isto quererá dizer o quê? Quer-me parecer que com a intensificação e aproximação do A da costa portuguesa para o final de Julho o ECMWF possa estar mais perto da razão, mas também já verificámos neste Verão que o GFS tem acertado com as entradas e será que aí vem outra para o final de Julho? Será que o Verão começa em Agosto ou em Setembro?
 


RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
E esta hein? Até dia 25 de Julho continuamos com temperaturas no máximo na ordem dos 27 graus na zona de Lisboa segundo o GFS.

MS_Lissabon_avn.png


e para o Porto é o que se vê!

MS_Porto_avn.png


E de notar a pressão a baixar para o final do mês, o que se poderá justificar com a posição do A e uma entrada que aqui vemos para dia 23 de Julho. Era assim que o A tinha de estar no Inverno, em Janeiro :lol:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
"Sigue destacándose la presencia de una depresión fría en las capas medias y altas de la troposfera al Noroeste de la Península, sobre el Atlántico, que prácticamente no tiene reflejo en las capas bajas de la troposfera, pero por el contrario se acompaña de un importante embolsamiento de aire inusualmente frío en altitud, de temperaturas inferiores a -20ºC a 5500mts de altitud, lo que es notable para la época del año en que nos encontramos. El ramal ascendente de esta perturbación en altitud afecta cada vez en mayor medida a la Península Ibérica, propiciando, junto con cierto efecto térmico diurno, la aparición de bajas presiones, aunque muy relativas, sobre el interior y Este de la Península; relativas con respecto a las presiones más altas que se registran hacia el interior del Atlántico y del Mediterráneo, pues no alcanzan a ser bajas presiones reales. Sin embargo el anticiclón fuerte de Azores está muy retirado hacia el interior del atlántico, centrado más al Oeste de Azores, debido a la presencia de esa depresión fría en altitud presente sobre el eje del Noroeste de la Península Ibérica."

CEAMET

Por outro lado, que relação existe entre esta situação e a circulação geral da atmosfera em altitude ?

Notas: Vagas de calor persistentes no sudeste europeu e relativa acalmia de tempestades tropicais no Atlântico ...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Temperatura inferior -15ºC a 500hPa a 5560 metros na zona NW da Península

rtavn241xi8.png



O Jet Stream continua a curvar exageradamente para Sul, estamos a receber ar directamente vindo da Terra Nova... assim não há vagas de calor para ninguém :lmao:

rtavn2414el7.png



E com um Jet Stream tão Sul sobre a Península Ibérica é inevitável, mais tarde ou mais cedo, levamos com outra depressão... a que mais nos irá afectar é a de Domingo...

rtavn721mf5.png




Ora bem, se esta situação de bloqueio não terminar, estamos a entrar no fim do mês, o Árctico vai começar a arrefecer e as depressões geradas vão começar a ser um bocado mais profundas... Se não terminar este quadro actual arriscámos a ter um Agosto bem chuvoso... :rain::rain:


.
EDIT: Árctico em vez de Antárctico... Obrigado Gerofil ;)
 
Última edição:

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Neste momento começa a desenhar-se um cenário em que o ECMWF e o GFS começam a convergir no sentido de um final de mês de Julho (28, 29 e 30) mais quentes que a média do mês até aqui.

test8.gif


É uma situação para acompanhar até porque a mobilidade que o A tem denotado e a instabilidade associada a essa mesma mobilidade não permite grandes previsões a longa escala. Para já o que é certo é que nos próximos 6 dias as temperaturas continuarão primaveris em Portugal e que entre Domingo e 2ª estaremos sobre a acção de uma nova depressão :rain:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Já me estranhava que esta situação se prolongasse mais tempo... a primeira vaga de calor poderá chegar a partir de quinta-feira... o interior será fortemente atingido... Será vaga de calor? Não sei, dependerá da duração e quanto a isso ainda é cedo para prever...

rtavn16821vj3.png
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Oh Minho porque é que ñ mostraste lg esta :lol: :D



Shot at 2007-07-20


Ultima semana de Julho e 1º semana de agosto serão muito quentes ( ainda que os modelos irão tirar e por muito calor para a 1º semana de agosto, mas acerdito que seija uma semana muito quente ;) )
 
M

Membro excluído 274

Meteogramas (Região Norte):

Viana:
Meteograma_V.CASTELO.gif


Porto:
Meteograma_PORTO.gif


Vila Real:
Meteograma_V.REAL.gif


Bragança:
Meteograma_BRAGANCA.gif


Vaga de calor? Será? É tempo dele! Tem de ser!;)
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Mas com o Jet novamente a descer para a Peninsula Ibérica acredito que iremos voltar a ter descida acentuada da temperatura no inicio de Agosto e novamente :rain:;) Ainda não me parece que o Verão veio para ficar!:D

my.php
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
20 Litros para Melgaço na próxima segunda-feira...

19884081metgramxz7.gif


Isto é bom para tudo excepto para a vinha. Com graduações tão baixas os viticultores vão ter de acrescentar alcool etílico ao vinho :D



Entretanto o GFS reduz o calor em intensidade e duração e o ECM dá-nos inclusivamente possibilidade de nova entrada húmida no final da próxima semana... este ano vai ser o ano de todos os Saldos :D

msluv850z500wind850andmvu3.gif
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Até se costuma dizer: "Primeiro de Agosto, 1º de Inverno!" :D Se bem que este ano o Inverno ainda não largou o Verão :lol: