Previsões segundo os Modelos - Junho 2007

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
As rajadas de vento acho um bocado exageradas...

Acho que esta situação vai-se destacar pela chuva extrema....

Meteograma do Porto

18454328metgramlq2.gif



Meteograma de Lisboa - parece que vai estar animado no fim-de-semana

18794748metgrammp8.gif
 


RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
A verdade é que os modelos apontavam ao inicio para chuva intensa (na ordem dos 30mm em 6 horas para 5ª feira) mas com o passar do tempo foi espalhando pelos vários dias. Como diz o Tornado e bem, a meu ver, a depressão está de novo a intensificar-se à medida que vai chegando à costa portuguesa e quer-me parecer que amanhã e sábado vamos ter chuvas fortes em todo o país com trovoadas (principalmente sábado) e acompanhadas pela possibilidade da queda do nosso amigo granizo. É uma situação de final de Primavera e que aponta para os dias mais quentes que se seguirão mais para o final de Junho.

Aproveitem e máquinas na mão para apanhar a depressão "nervosa" em cheio.

É claro que nesta altura apenas temo as cheias que poderão ocorrer principalmente amanhã no Norte e ao final do dia de amanhã/sábado no sul.

Esperemos que neste aspecto nada aconteça...que comece o espectáculo! :thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
O Algarve será região menos afectada, ou não:huh: , mas no fim-de-semana como irei a Coimbra já sei que vou apanhar muita chuvinha:rain: :rain:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
CDOS alerta para agravamento do estado do tempo

O Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto alertou hoje para o perigo de ocorrerem inundações na sequência do agravamento do estado do tempo previsto para o final do dia, que se prolongará até à madrugada de quinta-feira.



A previsão do Instituto de Meteorologia aponta para este período "episódios de precipitação, que poderão ser intensos, acompanhados por ventos fortes".

Esta situação começará por atingir as regiões do Minho e Douro Litoral, estendendo-se depois ao interior norte e centro do país, estimando as autoridades que os distritos mais afectados pela chuva sejam Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança.

O vento deverá soprar de sudoeste, podendo atingir 60 km/h no litoral, com rajadas que podem chegar a 90 km/h nas terras altas.

Espera-se ainda um aumento dos caudais nas principais bacias hidrológicas da região norte, pelo que o comando distrital de operações de socorro alerta que podem ocorrer inundações por transbordo de linhas de água não dominadas por albufeiras, mas também inundações em zonas urbanas devido à acumulação de águas pluviais e à insuficiência dos sistemas de drenagem.

As autoridades alertam ainda para a possibilidade de ocorrerem danos em estruturas montadas ou suspensas, aumentarem os acidentes de viação devido ao piso escorregadio e ocorrerem curtos-circuitos em casas antigas.

Face a esta situação, o comando distrital recomenda que a população acompanhe os avisos que forem sendo emitidos, ainda que sem alarmismos desnecessários.

A limpeza dos sistemas de drenagem de águas pluviais, a adopção de uma condução defensiva, o fecho de portas e janelas e a evacuação de gado para locais seguros são outras das recomendações apresentadas.


© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.


muita chuva para o norte e o algarve nada não tarda vem o outro dizer que isto é um deserto :lmao: :lmao: :surprise: :rain:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Oram digam-me se isto não parece inverno....

rtavn241id0.png



Anticiclone a sul da Madeira e outro anticiclone sobre a Rússia...
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Boa tarde pessoal :D Ja tivemos uma chuvinha para animar pelo menos para esqueçer estes dias monotonos que temos tido. Pareçeme a mim que no dia 16 oh seja Sabado vai cair uma quantidade de precipitaçao apreciavel, mas agora será mais para o centro e sul! O norte ja teve a sua quota parte:p Mas como sempre tambem vai la cair.

Precipitação: http://85.214.49.20/wz/pics/Rtavn544.png

Espero que a run das 12 h ponha mais uma mais um pouco de precipitaçao ou entao deve tirar como sempre :(

O vento sera moderado com rajdas por vezes forte na ordem dos 55 km/h aos 60 km/h e nas zonas mais altas os 90 km/h....


Nada de mais penso eu!! Eu bem queria umas trovoadazitas :p Mas acho que ñ :D


AbraçO ;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pois, vem aí mais uma depressão, actualmente a NW dos Açores.
Ainda não nos livrámos de uma e já vem outra quase pelo mesmo caminho.
Assim mantêm-se alguma animação, o pior é a Agricultura ....

GFS

01vt6.jpg



CMC

01aj9.jpg



NGP

03xx7.jpg



UKM

04ca4.jpg