Previsões segundo os Modelos - Novembro 2005

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Fil disse:
O inverno 95/96 não foi um dos mais quentes de sempre?

Fil o Inverno são 3 meses e neses três meses poderemos ter uma situação anormal de frio mas que não influencie a média do Inverno. :) Neste momento com o Outubro quente o padrão é semelhante e, até que é bom para o território, pq Invernos quentes, significam Baixas pressões sobre a península com o storm track desviado mais para sul forçado por um jetstream polar mais para sul tb.

Só quero é uma semanita de frio a valer
mas com precipitação
para curtir no Marão! :w00t:
 
Última edição:


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Fil disse:
O inverno 95/96 não foi um dos mais quentes de sempre?

O Inverno de 1995 / 96 teve uma das maiores acumulações de neve da Serra da Estrela desde a década de 70. A neve só começou a cair na segunda metade de Janeiro, mas depois nevou bastante nesse mês e em Fevereiro.
Foi o ano em que a estrada até à torre esteve bloqueada de Janeiro até ao final de Março.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Dan disse:
O Inverno de 1995 / 96 teve uma das maiores acumulações de neve da Serra da Estrela desde a década de 70. A neve só começou a cair na segunda metade de Janeiro, mas depois nevou bastante nesse mês e em Fevereiro.
Foi o ano em que a estrada até à torre esteve bloqueada de Janeiro até ao final de Março.

E foi um anos onde o Douro mais uma vez galgou as margens... espero que seja igual a este :D
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Em 1997 só começou a ser realmente "esquisito" em Março .
Os primeiros dias de Janeiro foram MUITO frios , até ao dia 8 .O resto do mês e Fevereiro foram bastante normais .
Diferente foi o Março , com temperaturas TODOS os dias excepto um (19,8) aqui em Braga sempre na casa dos 20 e muitos e ZERO de precipitação .
É o ÙNICO mês de Março sem precipitação aqui em Braga !!!
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Esse janeiro de 1997 é de boa recordação para mim, deixou muita neve em vários pontos do país e a mim 2 semanas sem aulas :D Mas tirando esse episódio, o inverno não foi nada de especial.

GranNevada aí de Braga consegues ver o Gerês? Quarta-Feira deve nevar por lá :) Aliás, até já pode ter nevado esta madrugada mas não deve ter sido grande coisa.
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Consigo vê-lo todinho de minha casa , eh eh eh !
O Gerês é um dos meus destinos habituais e uma grande paixão desde criança . Já o percorri todinho a pé várias vezes e acampo lá por cima com bastante frequência , mas só no Inverno/Primavera/Outono ... no Verão nem ponho lá os pés .
Ainda não vi neve lá por cima ...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Mas se ocorrer precipitação dia 8/9 ela será de neve na Serra da Estrela e nas cordilheiras Espanholas!
Está-se aproximar o 1º evento do Outono 2005 com frio, mais para o fim do mês, conforme os modelos apoiam um bloqueio do Atlântico, tanto na Gronelandia como da Escandinavia, a ver vamos se se confirma a previsão... ;)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
UHAUH! Os modelos começam acompanhar, mas ianda falta muito... :cry:
Mas é sempre bom ver estas previsões :D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Por aqui, a precipitação de amanhã deve resumir-se à passagem da frente. Depois, já em situação de ar frio pós frontal, não deve cair grande coisa ;)

 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Seringador disse:
UHAUH! Os modelos começam acompanhar, mas ianda falta muito... :cry:
Mas é sempre bom ver estas previsões :D

É bom que chova alguma coisa porque este mês vai uma lástima, já começa a lembrar o Novembro do ano anterior.
 
Última edição:

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Dan disse:
É bom que chova alguma coisa porque este mês vai uma lástima, já começa a lembrar o Novembro do ano anterior.

Vai chover Dan e se calhar nevar acima dos 900m, no seguimento daquilo que já vinha anunciando, i.e. na próxima lua cheia (a 16) a mudança para frio húmido vai ocorrer e poderemos ter a 1ª nevada nas Terras Altas (como o IM indicava) mas acima da cota entre os 1000 e 1200m é provável! :D :w00t: :w00t:
http://www.arl.noaa.gov/data/forecasts/grads/gfs/europe/panel2/plt25.gif
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Seringador disse:
Mas se ocorrer precipitação dia 8/9 ela será de neve na Serra da Estrela e nas cordilheiras Espanholas!
Está-se aproximar o 1º evento do Outono 2005 com frio, mais para o fim do mês, conforme os modelos apoiam um bloqueio do Atlântico, tanto na Gronelandia como da Escandinavia, a ver vamos se se confirma a previsão... ;)


Pois foi de Neve na Serra e o que é que se está a formar após dia 16, eu não sei não.... :D :p ;)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Se estas previsões se concretizarem, no norte do país, a cota de neve, deverá andar pelos 1300m no Sábado e 1000 ou 900m na manhã de Domingo.